5 truques simples para deixar os cachos definidos

cachos definidos

Todo tipo de cabelo tem uma estrutura e precisa de cuidado. No caso do cacheado e crespo, o formato helicoidal e o volume podem ser os maiores desafios. Dessa forma, é preciso um cuidado constante para deixar os cachos definidos. Se você tem dificuldade para mantê-los saudáveis e bonitos, saiba que existem dicas fáceis para o seu dia a dia.

Confira no artigo 5 práticas que vão facilitar a sua rotina e veja o que é bom evitar no seu cabelo. Boa leitura! 

As vantagens de ter cachos definidos 

Para que o cabelo cacheado fique bonito e em forma, o cuidado deve ser constante. Apesar de um certo trabalho e bastante atenção, seguir algumas práticas só traz vantagens:

  • seu cabelo estará sempre hidratado e, consequentemente, saudável e mais bonito;
  • o visual fica ainda melhor com belos cachos;
  • cachos definidos dispensam horas desembaraçando nós;
  • o cabelo se torna mais fácil de manipular em penteados. 

Para ter esses cachos maravilhosos, é importante entender como funciona o cabelo. Basicamente, ele precisa de equilíbrio e sofre bastante com fatores externos.

Quando está saudável, significa que os fios têm proteínas e água que os deixam brilhantes e sedosos. Contudo, quando está deteriorado, as cutículas abrem e os deixam sem umidade e quebradiços. Além disso, o formato encaracolado também não ajuda a oleosidade a chegar até as pontas. Esse fator pode deixar o fio mais seco, arrepiado e com mais risco de quebra. Sendo assim, manter os cachos definidos é importante tanto para a beleza quanto para o equilíbrio capilar.  

5 dicas práticas para delinear os cachos 

Para um cabelo crespo ou cacheado ficar cheio de vida, a atenção é constante em todas as fases. Da higienização até a finalização, veja 5 dicas que fazem a diferença na sua rotina cacheada. 

1. Seque bem e com cuidado 

Na hora de secar, não esfregue os cachos para não embaraçarem. Pelo contrário, é preciso ir moldando os fios com movimentos leves de baixo para cima, para que fiquem definidos. Além disso, é importante também usar toalhas de algodão para evitar o frizz.  

2. Use produtos modeladores 

Ao longo do dia, você pode usar opções como creme para modelar. Outros exemplos são gel e mousse, que também moldam e ativam os cachos. Mas, se você for usar pomadas e óleos, é melhor ter cuidado extra para não emplastar os fios.  

3. Aposte nos bantu knots 

Nesta técnica, você separa o cabelo em várias mechas e faz um rolinho com cada uma, prendendo com elástico bem perto da raiz. Assim, o cacho mantém a forma sem quebrar. 

4. Experimente a fitagem 

A fitagem é uma técnica de aplicação de produtos para finalizar os cachos adequadamente, deixando-os com volume. Nela, basta você dividir os cabelos em mechas. Depois, passe o produto em cada uma com os dedos, amassando os fios. Faça isso com o cabelo limpo e ainda úmido. 

5. Não esqueça da finalização 

Escolha um bom produto para finalizar o cabelo e passe por todas as mexas. Esse é um processo que pode demorar um pouco, pois você precisa definir uma por uma. Contudo, vale ter paciência e fazer a finalização com calma para garantir um bom resultado.

Os cuidados para um cabelo cacheado perfeito 

Os cachos definidos perfeitos não surgem da noite para o dia. Para isso acontece, além de usar bons produtos, é importante seguir certos cuidados em sua rotina, como: 

  • compre sempre produtos específicos
  • faça hidratação constante; 
  • tenha cuidado com tinturas; 
  • evite secador em temperaturas muito altas; 
  • use uma touca para dormir; 
  • preserve a oleosidade natural não lavando todo dia; 
  • penteie o cabelo ainda molhado. 

Quem tem cabelo cacheado ou crespo costumava ter grandes dificuldades para cuidar dos fios, mas não mais. Ter cachos definidos ainda exige bastante cuidado, mas existem vários produtos e dicas práticas para deixá-lo bonito. Com isso, o cabelo cacheado não só fica saudável e com o volume que você quer, mas cheio de vida assim como você. 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e veja outros conteúdos para cuidar dos seus cachos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *