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Tudo que você precisa saber para abrir seu salão de beleza

 1. Introdução

Seu sonho é abrir um salão de beleza? Saiba que empreender nesse tipo de estabelecimento exige muito cuidado e planejamento, no entanto, o mercado de beleza cresce a cada dia e, fazendo tudo com calma e organização, é possível obter sucesso no ramo.

Neste guia, listamos tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito e fazer o seu negócio render. Ficou interessado? Então pegue papel e caneta e confira todas as nossas dicas.

2. O que é preciso para abrir o salão

Você tem planos de abrir um salão de beleza? Nesse caso, é importante saber que um bom planejamento é fundamental e ajuda você a relacionar tudo o que é preciso providenciar antes da grande inauguração.

A seguir, listamos 5 pontos importantes em que você precisa ficar atento para iniciar em grande estilo, confira.

2.1 Defina seu público-alvo

É importante analisar a concorrência e os seus objetivos para definir qual o público que você deseja atingir com seu salão. Hoje em dia, já existem diversos salões de beleza nichados que atendem públicos específicos, como noivas, homens, cabelos cacheados, cabelos coloridos, entre outros.

Com um público-alvo bem definido, será mais fácil investir em treinamentos e especializações de seus profissionais e criar um plano de negócios que atenda suas necessidades.

2.2 Escolha os serviços que quer oferecer

Com o público-alvo definido, você conseguirá planejar também quais os serviços que deseja oferecer. Desenvolva uma lista dos procedimentos ofertados, atribua uma faixa de preço para eles e verifique quais produtos você pode agregar em cada um.

Salões focados em cachos, por exemplo, precisam oferecer serviços de hidratação e finalização. Já os masculinos devem ter opções para cortes com máquina e tesoura, e serviços de barbearia.

2.3 Defina o local do estabelecimento

A escolha do ponto também é muito importante para definir o sucesso do empreendimento. Na hora de escolher, dê preferência a regiões de alto tráfego, como centros comerciais ou ruas próximas a shoppings.

A região deve ser de fácil acesso, tanto de carro quanto de transportes públicos, e a área ao redor deve ser bem iluminada e segura. Além disso, evite situar-se diretamente ao lado de outros salões para não sofrer tanto com a concorrência.

2.4 Liste os equipamentos necessários

Antes de inaugurar o salão, é importante listar os itens e equipamentos que serão necessários para deixar o espaço preparado para receber os clientes. A seguir, fizemos um checklist que pode auxiliar você nessa tarefa:

  • cadeiras para corte;
  • espelhos;
  • lavatórios;
  • estações de trabalho para os profissionais;
  • cadeiras para a sala de espera;
  • telefone;
  • computadores;
  • armários para equipamentos;
  • prateleiras e vitrines para produtos;
  • toalhas;
  • secadores e chapinhas;
  • tesouras;
  • acessórios para penteados, como grampos e rolinhos;
  • aventais;
  • produtos para lavagem e tratamentos dos fios.

Caso o salão ofereça serviços de manicure, maquiagem e barbearia, a quantidade de itens é ainda maior, por isso, é bom se planejar para que não ocorram imprevistos. 

2.5 Fique atento às burocracias

Por fim, é necessário estar ciente das principais burocracias para abrir um estabelecimento, garantindo que tudo esteja dentro das exigências. Fique atento a alguns pontos, como:

  • verifique se as instalações estão adequadas às normas do Centro de Vigilância Sanitária;
  • providencie a licença de funcionamento realizando o cadastro no CEVS (Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária) e na autoridade municipal;
  • na abertura da empresa, prefira o enquadramento como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). Esses modelos permitem tratamento diferenciado em vários órgãos e isenção ou redução de taxas;
  • o imóvel deve ser vistoriado e aprovado pelo corpo de bombeiros;
  • firme o contrato de locação comercial antes da abertura da empresa.

3. Encontrando funcionários

Você já está pronto para abrir o seu salão de beleza, mas agora chegou aquele momento importante. Como conseguir uma equipe consistente e que esteja alinhada com a cultura da empresa? A seguir, mostramos o que você precisa saber para formar seu time dos sonhos.

3.1 Onde encontrar os funcionários certos?

Para encontrar os funcionários certos é importante saber como fazer essa procura. A melhor forma de contratar profissionais bons e comprometidos é por meio de indicações e referências de outras pessoas da área e de clientes.

Além disso, escolas de beleza e estética também podem oferecer uma equipe preparada. Converse com coordenadores e professores de instituições da região e informe qual o perfil desejado.

Por último, os anúncios em redes sociais e sites de emprego também podem ajudar, no entanto, é importante que o empreendedor especifique com precisão o perfil que procura e coloque o máximo possível de informações sobre a vaga e o salão.

3.2 Como analisar cada perfil?

Na hora de analisar o perfil de candidato é importante ficar atento a todos os detalhes para entender se o profissional atende aos requisitos da vaga. Peça para que ele envie um currículo com os locais em que já trabalhou e certificados de cursos na área.

Solicitar referências de antigos empregadores também pode ser uma boa estratégia para entender melhor qual é a postura do profissional no ambiente de trabalho.

A competência técnica também deve ser avaliada. Se possível, peça um teste prático para verificar se o trabalho do profissional está dentro do padrão exigido para a vaga.

Na entrevista, procure saber se o candidato tem facilidade em trabalhar em equipe e como lida com a pressão do atendimento ao público.

3.3 Qual a importância do treinamento?

Após montar sua equipe, é preciso investir em treinamentos para que a cultura da empresa prevaleça no ambiente de trabalho. Treine e capacite seus profissionais para que, além de um serviço eficiente, eles também estejam preparados para prestar um bom atendimento ao cliente.

Algumas dicas que podem ser passadas para a equipe são:

  • seja simpático, educado e cordial;
  • trate os clientes pelo nome e evite apelidos;
  • trate todos os clientes da mesma forma;
  • seja pontual e evite deixar o cliente esperando;
  • evite falar alto e gritar;
  • tente atender os pedidos do cliente da melhor forma possível;
  • nunca fale mal de um cliente na frente de outro.

3.4 Como manter o profissional no salão?

A área de beleza ainda apresenta uma grande rotatividade de profissionais, por isso, é importante valorizar sua equipe e pensar em estratégias de incentivo para mantê-la no salão.

Algumas dicas simples para garantir que os profissionais estejam sempre motivados é realizar o pagamento sempre em dia, optar pelo registro em carteira e oferecer benefícios, como assistência médica, e realizar premiações e reconhecimento constantes.

4. Escolhendo os produtos certos

Você não vai conseguir fazer seu salão prosperar se não tiver os produtos certos para cada tratamento. Na hora de adquiri-los, é importante ficar atento às novidades e inovações do mercado e buscar marcas reconhecidas e que ofereçam melhor performance.

4.1 Quais produtos não podem faltar no salão?

Alguns produtos são essenciais para qualquer salão de beleza, é o caso dos produtos de lavagem, como shampoos e condicionadores, para diferentes tipos de cabelo. Tratamentos de hidratação e cauterização estão em alta, por isso, vale investir nesse tipo de produto, assim como nos óleos de reparação.

Apesar da valorização dos cortes afro e dos cachos, os produtos de alisamento ainda são muito procurados em salões, por quem não abre mão de reduzir o volume, por isso, é importante investir em progressivas e no botox capilar.

Tinturas também são muito requisitadas, sendo assim, aposte em diversos tipos de tinta e produtos para pintura dos cabelos, mechas e luzes e conte também com matizadores para neutralizar o amarelo indesejado das loiras.

Salões que trabalham com penteados devem ainda investir em um arsenal de produtos que garantam a fixação e a modelagem, como sprays fixadores, mousses, pomadas e géis.

4.2 Quais as principais marcas do segmento

Para garantir tratamentos eficientes e uma boa credibilidade no salão, é fundamental investir em produtos profissionais que contam com uma melhor performance. Para equilibrar as contas, a dica é fazer um mix de marcas nacionais e importadas. A seguir, listamos as principais marcas para cada tipo de produto:

  • shampoo e condicionador: Truss, Itallian Hairtech, Joico, Loreal, Schwarzkopf, Wella e Revlon;
  • máscaras de tratamento: LOreal, Kerastase, Schwarzkopf, Truss e Itallian Hairtech;
  • finalizadores: Schwarzkopf, Amend, Wella e Kerastase;
  • alisamentos: Truss, Natumaxx, Itallian Hairtech e Richée;
  • colorações e descolorações: Loreal, Itallian HairTech, C. Kamura, Wella, Keune, Schwarzkopf e Alfaparf.   

4.3 Como escolher um bom fornecedor

São inúmeras opções de fornecedores para salões de beleza, por isso, é importante analisar cada uma das empresas e fazer um comparativo do que elas oferecem.

Alguns pontos para ficar atento é a variedade e qualidade dos produtos oferecidos. Verifique se o fornecedor oferece um mix de produtos com marcas reconhecidas e opções nacionais e importadas.

É importante verificar também se todos os produtos são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desconfie de produtos com rótulos caseiros e que fornecem poucas informações sobre ingredientes ou dados do fabricante.

Além disso, considere os preços e condições de pagamento. Faça uma pesquisa de mercado e analise se os valores estão realmente competitivos. Avalie também as condições e prazos de pagamento para não perder o controle do fluxo de caixa. 

5. Divulgação e captação de clientes

O salão está pronto para receber seus primeiros clientes e agora chegou a hora de divulgar o serviço para captar o público-alvo. A seguir, confira algumas dicas para essa etapa do negócio.

5.1 Alimente as redes sociais

A divulgação do espaço pode ser feita por diferentes canais e, hoje, as redes sociais são ferramentas essenciais para alcançar os potenciais clientes.

Utilize as redes para divulgar seus serviços e promoções, tirar dúvidas, interagir com seus seguidores e postar conteúdos informativos e interessantes, como fotos de antes e depois e dicas.

Lembre-se de manter as informações do salão sempre atualizadas e esteja disponível para atender agendamentos e dúvidas que surgirem nessas redes. 

5.2 Busque parceiros locais

Existem diversas instituições e empresas em sua região que podem ser ótimos parceiros de negócios. Um exemplo são as associações de bairro, sindicatos, escolas, universidades, clubes e grandes empresas privadas.

Busque pelos parceiros e ofereça uma porcentagem de desconto em algum serviço específico, assim, você divulga o espaço e pode conquistar novos clientes para outros serviços procedimentos.

Além disso, conheça os pequenos estabelecimentos do bairro e proponha uma troca de folhetos, você pode divulgá-los enquanto eles divulgam você. Não é uma boa ideia?

5.3 Crie promoções

Está próximo de alguma data comemorativa? Criar promoções especiais é uma excelente estratégia para captar novos clientes e fidelizar os antigos. Oferecer pacotes de serviços com preços atrativos ou dar brindes para quem realizar mais de um procedimento, por exemplo, podem ser boas ideias.

Além disso, os concursos e sorteios também são excelentes estratégias de divulgação. Utilize as redes sociais para criá-los e aproveite para ganhar mais engajamento em seus perfis. 

5.4 Fidelize os clientes

Além de atrair novos clientes, é importante fidelizar os antigos para garantir que eles continuem optando pelo seu serviço em vez da concorrência. Essa tarefa pode parecer complexa, mas, na verdade, é bem simples. A seguir, listamos algumas dicas que podem ser muito eficazes.

5.4.1 Ambiente agradável e boa recepção

Um espaço impecavelmente limpo e organizado faz toda a diferença na experiência do cliente. Planeje uma decoração harmoniosa e ofereça um local de espera em que ele se sinta confortável.

Além disso, oferecer um café recém-passado ou uma cerveja gelada são atitudes que não custam tanto e podem cativar o público.

5.4.2 Flexibilidade no agendamento

Permita que seu cliente consiga agendar e reagendar atendimentos por outros canais, sem precisar ir até o estabelecimento. Ofereça atendimento pelo WhatsApp, redes sociais ou outros aplicativos e não crie empecilhos no momento do agendamento.

5.4.3 Cartão fidelidade

Seu cliente aparece toda semana para fazer o cabelo? Que tal criar um cartão fidelidade e oferecer, por exemplo, uma hidratação a cada cinco cortes? Esse tipo de mimo motiva o público a voltar em seu salão e faz com que ele se sinta valorizado.

6. Conclusão

Abrir um salão de beleza é o desejo de muitos empreendedores. O estabelecimento pode ser muito próspero e garantir bons lucros, no entanto, o planejamento na etapa de abertura é essencial para garantir seu sucesso.

Coloque no papel quais os serviços que deseja oferecer e qual o público-alvo a ser atingido. Além disso, tenha cuidado ao contratar os profissionais que integrarão sua equipe.

Por fim, é preciso contar com produtos de qualidade e divulgar seus serviços para captar clientes e fazer o negócio girar.

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