Tudo que você precisa saber para abrir seu salão de beleza

abrir seu salão de beleza

Seu sonho é abrir um salão de beleza? Saiba que empreender nesse tipo de estabelecimento exige muito cuidado e planejamento, no entanto, o mercado de beleza cresce a cada dia e, fazendo tudo com calma e organização, é possível obter sucesso no ramo.

Portanto, neste guia, listamos tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito e fazer o seu negócio render. Ficou interessado? Então pegue papel e caneta e confira todas as nossas dicas.

O que é preciso para abrir o salão

Você tem planos de abrir um salão de beleza? Nesse caso, é importante saber que um bom planejamento é fundamental e ajuda você a relacionar tudo o que é preciso providenciar antes da grande inauguração.

A seguir, listamos 5 pontos importantes em que você precisa ficar atento para iniciar em grande estilo, confira.

Defina seu público-alvo

É importante analisar a concorrência e os seus objetivos para definir qual o público que você deseja atingir ao abrir o seu salão de beleza. Hoje em dia, já existem diversos salões de beleza nichados que atendem públicos específicos, como noivas, homens, cabelos cacheados, cabelos coloridos, entre outros.

Com um público-alvo bem definido, será mais fácil investir em treinamentos e especializações de seus profissionais e criar um plano de negócios que atenda suas necessidades.

Escolha os serviços que quer oferecer

Com o público-alvo definido, você conseguirá planejar também quais os serviços que deseja oferecer quando abrir o seu salão de beleza. Desenvolva uma lista dos procedimentos ofertados, atribua uma faixa de preço para eles e verifique quais produtos você pode agregar em cada um.

Salões focados em cachos, por exemplo, precisam oferecer serviços de hidratação e finalização. Já os masculinos devem ter opções para cortes com máquina e tesoura, e serviços de barbearia.

Defina o local do estabelecimento

A escolha do ponto também é muito importante para abrir o seu salão de beleza. Na hora de escolher, dê preferência a regiões de alto tráfego, como centros comerciais ou ruas próximas a shoppings.

A região deve ser de fácil acesso, tanto de carro quanto de transportes públicos, e a área ao redor deve ser bem iluminada e segura. Além disso, evite situar-se diretamente ao lado de outros salões para não sofrer tanto com a concorrência.

Liste os equipamentos necessários

Antes de inaugurar o salão, é importante listar os itens e equipamentos que serão necessários para deixar o espaço preparado para receber os clientes. A seguir, fizemos um checklist que pode auxiliar você nessa tarefa:

  • cadeiras para corte;
  • espelhos;
  • lavatórios;
  • estações de trabalho para os profissionais;
  • cadeiras para a sala de espera;
  • telefone;
  • computadores;
  • armários para equipamentos;
  • prateleiras e vitrines para produtos;
  • toalhas;
  • secadores e chapinhas;
  • tesouras;
  • acessórios para penteados, como grampos e rolinhos;
  • aventais;
  • produtos para lavagem e tratamentos dos fios.

Caso o salão ofereça serviços de manicure, maquiagem e barbearia, a quantidade de itens é ainda maior, por isso, é bom se planejar para que não ocorram imprevistos. 

Fique atento às burocracias

Por fim, é necessário estar ciente das principais burocracias para abrir um estabelecimento, garantindo que tudo esteja dentro das exigências. Fique atento a alguns pontos, como:

  • verifique se as instalações estão adequadas às normas do Centro de Vigilância Sanitária;
  • providencie a licença de funcionamento realizando o cadastro no CEVS (Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária) e na autoridade municipal;
  • na abertura da empresa, prefira o enquadramento como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). Esses modelos permitem tratamento diferenciado em vários órgãos e isenção ou redução de taxas;
  • o imóvel deve ser vistoriado e aprovado pelo corpo de bombeiros;
  • firme o contrato de locação comercial antes da abertura da empresa.

Encontrando funcionários

Você já está pronto para abrir o seu salão de beleza, mas agora chegou aquele momento importante. Como conseguir uma equipe consistente e que esteja alinhada com a cultura da empresa? A seguir, mostramos o que você precisa saber para formar seu time dos sonhos.

Onde encontrar os funcionários certos?

Para encontrar os funcionários certos é importante saber como fazer essa procura. A melhor forma de contratar profissionais bons e comprometidos é por meio de indicações e referências de outras pessoas da área e de clientes.

Além disso, escolas de beleza e estética também podem oferecer uma equipe preparada. Converse com coordenadores e professores de instituições da região e informe qual o perfil desejado.

Por último, os anúncios em redes sociais e sites de emprego também podem ajudar, no entanto, é importante que o empreendedor especifique com precisão o perfil que procura e coloque o máximo possível de informações sobre a vaga e o salão.

Como analisar cada perfil?

Na hora de analisar o perfil de candidato é importante ficar atento a todos os detalhes para entender se o profissional atende aos requisitos da vaga. Peça para que ele envie um currículo com os locais em que já trabalhou e certificados de cursos na área.

Solicitar referências de antigos empregadores também pode ser uma boa estratégia para entender melhor qual é a postura do profissional no ambiente de trabalho.

A competência técnica também deve ser avaliada. Se possível, peça um teste prático para verificar se o trabalho do profissional está dentro do padrão exigido para a vaga.

Na entrevista, procure saber se o candidato tem facilidade em trabalhar em equipe e como lida com a pressão do atendimento ao público.

Qual a importância do treinamento?

Após montar sua equipe, é preciso investir em treinamentos para que a cultura da empresa prevaleça no ambiente de trabalho. Treine e capacite seus profissionais para que, além de um serviço eficiente, eles também estejam preparados para prestar um bom atendimento ao cliente.

Algumas dicas que podem ser passadas para a equipe são:

  • seja simpático, educado e cordial;
  • trate os clientes pelo nome e evite apelidos;
  • trate todos os clientes da mesma forma;
  • seja pontual e evite deixar o cliente esperando;
  • evite falar alto e gritar;
  • tente atender os pedidos do cliente da melhor forma possível;
  • nunca fale mal de um cliente na frente de outro.

Como manter o profissional no salão?

A área de beleza ainda apresenta uma grande rotatividade de profissionais, por isso, é importante valorizar sua equipe e pensar em estratégias de incentivo para mantê-la no salão.

Algumas dicas simples para garantir que os profissionais estejam sempre motivados é realizar o pagamento sempre em dia, ou seja, optar pelo registro em carteira e oferecer benefícios, como assistência médica, e realizar premiações e reconhecimento constantes.

Escolhendo os produtos certos

Você não vai conseguir fazer seu salão prosperar se não tiver os produtos certos para cada tratamento. Então, na hora de adquiri-los, é importante ficar atento às novidades e inovações do mercado e buscar marcas reconhecidas e que ofereçam melhor performance.

Quais produtos não podem faltar no salão?

Alguns produtos são essenciais para qualquer salão de beleza, é o caso dos produtos de lavagem, como shampoos e condicionadores, para diferentes tipos de cabelo. Tratamentos de hidratação e cauterização estão em alta, por isso, vale investir nesse tipo de produto, assim como nos óleos de reparação.

Apesar da valorização dos cortes afro e dos cachos, os produtos de alisamento ainda são muito procurados em salões, por quem não abre mão de reduzir o volume, por isso, é importante investir em progressivas e no botox capilar.

Tinturas também são muito requisitadas, sendo assim, aposte em diversos tipos de tinta e produtos para pintura dos cabelos, mechas e luzes e conte também com matizadores para neutralizar o amarelo indesejado das loiras.

Salões que trabalham com penteados devem ainda investir em um arsenal de produtos que garantam a fixação e a modelagem, como sprays fixadores, mousses, pomadas e géis.

Quais as principais marcas do segmento

Para garantir tratamentos eficientes e uma boa credibilidade no salão, é fundamental investir em produtos profissionais que contam com uma melhor performance. Para equilibrar as contas, a dica é fazer um mix de marcas nacionais e importadas. A seguir, listamos as principais marcas para cada tipo de produto:

Como escolher um bom fornecedor

São inúmeras opções de fornecedores para salões de beleza, por isso, é importante analisar cada uma das empresas e fazer um comparativo do que elas oferecem.

Alguns pontos para ficar atento é a variedade e qualidade dos produtos oferecidos. Verifique se o fornecedor oferece um mix de produtos com marcas reconhecidas e opções nacionais e importadas.

É importante verificar também se todos os produtos são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desconfie de produtos com rótulos caseiros e que fornecem poucas informações sobre ingredientes ou dados do fabricante.

Além disso, considere os preços e condições de pagamento. Faça uma pesquisa de mercado e analise se os valores estão realmente competitivos. Avalie também as condições e prazos de pagamento para não perder o controle do fluxo de caixa. 

Divulgação e captação de clientes

O salão está pronto para receber seus primeiros clientes e agora chegou a hora de divulgar o serviço para captar o público-alvo. A seguir, confira algumas dicas para essa etapa do negócio.

Alimente as redes sociais

A divulgação do espaço pode ser feita por diferentes canais e, hoje, as redes sociais são ferramentas essenciais para alcançar os potenciais clientes.

Utilize as redes para divulgar seus serviços e promoções, tirar dúvidas, interagir com seus seguidores e postar conteúdos informativos e interessantes, como fotos de antes e depois e dicas.

Lembre-se de manter as informações do salão sempre atualizadas e esteja disponível para atender agendamentos e dúvidas que surgirem nessas redes. 

Busque parceiros locais

Existem diversas instituições e empresas em sua região que podem ser ótimos parceiros de negócios. Um exemplo são as associações de bairro, sindicatos, escolas, universidades, clubes e grandes empresas privadas.

Busque pelos parceiros e ofereça uma porcentagem de desconto em algum serviço específico, assim, você divulga o espaço e pode conquistar novos clientes para outros serviços procedimentos.

Além disso, conheça os pequenos estabelecimentos do bairro e proponha uma troca de folhetos, você pode divulgá-los enquanto eles divulgam você. Não é uma boa ideia?

Crie promoções

Está próximo de alguma data comemorativa? Criar promoções especiais é uma excelente estratégia para captar novos clientes e fidelizar os antigos. Oferecer pacotes de serviços com preços atrativos ou dar brindes para quem realizar mais de um procedimento, por exemplo, podem ser boas ideias.

Além disso, os concursos e sorteios também são excelentes estratégias de divulgação. Utilize as redes sociais para criá-los e aproveite para ganhar mais engajamento em seus perfis. 

Fidelize os clientes

Além de atrair novos clientes, é importante fidelizar os antigos para garantir que eles continuem optando pelo seu serviço em vez da concorrência. Essa tarefa pode parecer complexa, mas, na verdade, é bem simples. A seguir, listamos algumas dicas que podem ser muito eficazes.

Ambiente agradável e boa recepção

Um espaço impecavelmente limpo e organizado faz toda a diferença na experiência do cliente. Planeje uma decoração harmoniosa e ofereça um local de espera em que ele se sinta confortável.

Além disso, oferecer um café recém-passado ou uma cerveja gelada são atitudes que não custam tanto e podem cativar o público.

Flexibilidade no agendamento

Permita que seu cliente consiga agendar e reagendar atendimentos por outros canais, sem precisar ir até o estabelecimento. Ofereça atendimento pelo WhatsApp, redes sociais ou outros aplicativos e não crie empecilhos no momento do agendamento.

Cartão fidelidade

Seu cliente aparece toda semana para fazer o cabelo? Que tal criar um cartão fidelidade e oferecer, por exemplo, uma hidratação a cada cinco cortes? Esse tipo de mimo motiva o público a voltar em seu salão e faz com que ele se sinta valorizado.

Conclusão

Abrir um salão de beleza é o desejo de muitos empreendedores. O estabelecimento pode ser muito próspero e garantir bons lucros, no entanto, o planejamento na etapa de abertura é essencial para garantir seu sucesso.

Coloque no papel quais os serviços que deseja oferecer e qual o público-alvo a ser atingido. Além disso, tenha cuidado ao contratar os profissionais que integrarão sua equipe.

Por fim, é preciso contar com produtos de qualidade e divulgar seus serviços para captar clientes e fazer o negócio girar.

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