Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Menu

Mechas Negativas: Aprenda a técnica!

Muitas clientes chegam ao salão desejando aquele visual loiro natural, mas não é fácil encontrar uma solução eficaz para todos os casos. A técnica das mechas negativas, no entanto, é exatamente o que deixará todas as clientes satisfeitas e muito impressionadas com o resultado do loiro!

Conheça o que são as mechas negativas, como fazê-las e como combinar os tons corretamente!

O que são as mechas negativas?

Essa é uma técnica que é muito usada para chegar ao resultado de loiro natural em quem deseja tirar o aspecto falso do cabelo. Como o próprio nome sugere, são criadas mechas em tons mais escuros que a cor principal dos fios para suavizar a coloração.

Ao invés de utilizar o descolorante com água oxigenada para puxar as mechas, usa-se tinta ou tonalizante em um tom mais escuro do que o loiro principal do cabelo. Aprenda mais à frente o passo a passo da técnica.

Muitas famosas já utilizam as mechas negativas (ou invertidas, como também são chamadas), como as atrizes Paola Oliveira e Jennifer Aniston, por isso ela vem ganhando cada vez mais destaque nos pedidos de clientes dos salões de beleza.

A técnica também pode ser usada em cabelos um pouco mais escuros, como os tons em mel, tabaco ou castanho. Ela pode ser uma ótima opção para aquelas mulheres que querem mudar o visual, mas não desejam mudar a coloração base dos fios.

Como escolher o tom corretamente?

O ideal é não utilizar cores muito mais escuras do que a base do cabelo, caso contrário as mechas ficarão muito marcadas e o visual continuará com o aspecto artificial.

Basta subir de um a dois tons a mais do que a cor atual do cabelo. Por exemplo, se a base for loiro claro, opte por usar o loiro médio; se a base for castanha, utilize o preto.

Lembre-se, você não deseja mudar a coloração atual do cabelo, apenas fechar a cor e reduzir o tom, deixando os fios mais naturais, além de proporcionar um visual mais clean.

Como fazer as mechas invertidas?

Existem alguns modos de realizar as mechas negativas. A escolha vai depender do resultado que a cliente deseja e qual técnica você achar mais adequada para chegar a ele.

Confira os dois principais modos para fazer as mechas invertidas:

Papel laminado

Com o papel laminado, as mechas tendem a ficar mais irregulares, o que dá um aspecto natural aos fios. Veja o passo a passo:

  1. Corte tiras de papel laminado (específico para cabeleireiros) com comprimento e largura suficientes para envolver as mechas do cabelo;
  2. Separe o cabelo em mechas de tamanhos diferentes (é muito importante que elas sejam finas, para criar um efeito natural e dar movimento às madeixas da cliente);
  3. Posicione o papel laminado em baixo de cada mexa, uma a uma, passando a tinta sobre o cabelo. Depois dobre as laterais e a base do papel, de modo que ele “abrace” a mecha;
  4. Aguarde 40 minutos e retire a tinta com bastante água.

Touca

A touca criará mechas menores e o efeito será menos irregular, mas não deixará de ficar bonito e natural. Tudo dependerá do que a cliente deseja. Confira como fazer:

  1. Coloque a touca de mechas no cabelo, prenda bem e comece a puxar os fios da maneira que preferir;
  2. Separe o cabelo que sobrou embaixo da touca para que ele não se misture com os fios separados;
  3. Aplique a tinta nos fios que foram puxados;
  4. Aguarde a tinta fazer efeito por 40 minutos, retire a touca e lave o cabelo.

Independente do procedimento escolhido, as mechas negativas darão um efeito mais natural ao cabelo. Não esqueça de indicar uma hidratação nos fios da cliente após o processo, que costuma deixar os cabelos um pouco ressecados.

Gostou de saber sobre as mechas negativas? Continue aprendendo mais sobre tintura e saiba como evitar as indesejadas manchas no cabelo!

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *