Batom líquido: saiba como usar essa tendência

Batom Líquido

Não dá para negar: a maquiagem da boca é uma parte que faz tanta diferença quanto a sombra dos olhos e os produtos da pele, não é mesmo? É por isso que o batom líquido é aquele produto mega versátil: fácil de ser aplicado, tem um efeito lindo, combina com qualquer look, está super em alta e, ainda, serve para todos os momentos!

O batom pode ser utilizado em uma maquiagem bem básica junto com corretivo e rímel, para quando não queremos nada muito trabalhoso, mas também fica perfeito com uma make mais elaborada e chamativa. Ele é muito versátil por ter milhares de cores, diversas texturas e um aplicador que super facilita na hora do uso.

Quer saber mais sobre esse produtinho sem igual para quem gosta de maquiagem? Então, continue acompanhando a leitura para conferir o conteúdo completo sobre ele!

Conheça a tendência dos batons líquidos

O batom é aquele cosmético que nunca para de ser usado e que está quase sempre presente na bolsa de mulheres e meninas. Contudo, mesmo sendo mega clássico, ele ainda consegue inovar dentro do mercado de maquiagens, acredita nisso?

O líquido é o melhor exemplo de tendência entre os batons. Ele tem sido usado pelas irmãs Kardashians e dentro da marca Kylie Cosmetics. Sem falar que cada vez mais aparece nas passarelas de desfiles de grifes, na boca das blogueiras e famosas, além de diversos lançamentos de marcas incríveis.

Esse é aquele item que não pode faltar na necessaire de que gosta de se maquiar — desde mulheres mais vaidosas, até as que são mais leigas no assunto, mas não abrem mão de um bom batom em certas ocasiões. Afinal, ele contribui para você fazer a maquiagem perfeita que tanto deseja, deixando os lábios lindos e com muito estilo!

Fique por dentro dos tipos de batons líquidos

Como você viu, o batom líquido é aquele produto queridinho que está super em alta. Mas, você sabia que existem diversos tipos para combinar com cada ocasião, estilo e maquiagem que você fizer? Entenda melhor a seguir!

Matte

Esse é aquele produto basicão, mas muito amado entre as brasileiras de pele oleosa. O matte não está só nos cosméticos para a pele como também no batom, para combinar com o restante da make e dar aquele efeito incrível.

Para quem não conhece esse tipo de produto, por mais que tenha uma textura líquida, ele seca facilmente, ficando com um aspecto opaco (sem craquelar!), toque seco e um acabamento lindo. Sem falar que costuma ter uma duração alta, ser à prova d’água e ter muitas opções de cores.

Cremoso

O batom cremoso é aquele acabamento clássico e que está presente tanto nos líquidos quanto nos em bastão. Sua cobertura varia de leve a média, geralmente tem um aspecto mais hidratante e é super fácil de ser aplicado, pode ser retocado a qualquer momento do seu dia.

Então, quando desejar uma aposta sem erro e que cai bem em qualquer ocasião, pode ter certeza de que o cremoso ficará muito bom por ter aquele aspecto que nunca seca totalmente. Sem falar que é super indicado para quem tem os lábios mais secos.

Acetinado

Para quem gosta de um efeito mais natural, o batom acetinado é uma ótima opção. Se você ainda não o conhece, ele tem um aspecto mais seco que o cremoso, mas também mais hidratante que o matte.

Quase sempre seus tons também levam glitter na composição, que dão uma aparência ainda mais chamativa, ótima para eventos durante a noite. Sem falar que sua cobertura é mais leve, o que confere uma make mais natural ou uma boca mais básica para combinar com um olho bem marcado.

Vinil

O batom vinil é o contrário do matte — em vez que ter aquele acabamento mega fosco, fica com um brilho intenso sem glitter, parecendo quase plastificado. Em alguns produtos esse efeito permanece mesmo após secar, apesar de ficar mais suave. Em outros casos o resultado é semelhante ao de um gloss com bastante cobertura.

Gloss

É impossível falar de batons líquidos sem citar o gloss, afinal, esse tipo é um daqueles que nunca sai totalmente de moda, mas ainda assim, sempre chega com uma cara nova e combinações diferentes na maquiagem. Mas nada de usar aquele produto velho guardado há anos na gaveta, hein?

A proposta dele é ficar bem brilhante e molhado por mais tempo. Geralmente com um aspecto quase oleoso, dá um bom volume e destaque aos lábios, além do glitter que costuma ter. Ah, e ele pode ser passado em cima de todos os outros tipos para criar uma make ainda mais elaborada, mas com cuidado para não manchar o cosmético todo.

Saiba como aplicá-lo perfeitamente

Como praticamente todos os tipos de maquiagem, existem alguns truques de aplicação do batom líquido para que ele fique com aspecto perfeito e não corra riscos de craquelar durante o uso. Confira a seguir!

Escolha um produto de qualidade

A primeira dica, e uma das mais básicas, é escolher um produto de qualidade. Afinal, não adianta nada fazer uma aplicação certa se o batom escolhido não ficar bem na boca, não tiver uma boa textura, sair rapidamente, entre outros efeitos indesejados de itens de má qualidade.

Por isso, sempre opte por adquirir marcas de confiança e qualidade. Se preferir comprar maquiagem online isso pode ajudar a encontrar uma gama maior de batons bons e com preços mais acessíveis, além de pesquisar resenhas sobre eles para ter certeza de que são do seu gosto.

Faça uma boa esfoliação

Assim que você tiver escolhido algumas cores e opções de batons você já pode se preparar para a aplicação dele. Mas nada de passar batom direto na boca, viu? Antes de qualquer coisa é preciso que a boca esteja lisinha e pronta para recebê-lo.

Para conseguir esse efeito, você precisa primeiro fazer uma boa esfoliação labial. Você pode investir em um esfoliante próprio para essa área do rosto ou fazer um caseiro, misturando açúcar refinado com hidratante para a boca, a escolha é sua. 

Faça essa esfoliação semanalmente para remover peles mortas. São elas que impedem seus lábios de ficarem com uma aparência uniforme, porque fazem com que o batom as marque e se acumule. Só não exagere na frequência desse cuidado e não deixe de fazê-lo em movimentos circulares e suaves para não machucar. 

Mantenha a boca hidratada

A esfoliação só fica completa depois de hidratar os lábios. Mas mesmo sem o primeiro processo é indispensável aplicar um balm alguns minutos ou horas antes de passar batom. O ideal é não deixar para fazer isso apenas nesses momentos, aplique esses produtos todos os dias para facilitar.

Caso você esfolie os lábios e não passe um balm, é muito provável que a sua boca fique ressecada e sensibilizada, podendo chegar a rachar. Então, não deixe de hidratá-la para que fique bem macia. No caso de batons matte, sempre retire o excesso do hidratante antes de aplicá-lo, para que isso não interfira no tempo de duração dele.

Use primer labial

Se você é uma dessas pessoas que têm muita dificuldade de deixar a boca uniforme mesmo com esfoliação e hidratação constante, existe outro truque que pode ajudar muito a alcançar esse efeito desejado.

Estamos nos referindo ao primer labial. Ele funciona como o que é feito para o rosto, porém, é específico para deixar a pele dessa região bem lisinha e uniforme, a fim de conseguir a boa aplicação do batom sem problemas. Ele é um pouco menos conhecido e comum, mas pode confiar que funciona!

Use uma base

Quando se trata do matte essa não é uma dica muito recomendada, porque a base dá uma selada na pele. Com o efeito seco do batom, pode acabar deixando essa área muito ressecada e craquelada.

No entanto, ela pode ser muito útil nos casos dos batons cremosos líquidos, uma vez que a base dá uniformidade para a pele, deixando-a bem preparada para receber outros produtos, bem como garantir uma boa duração. Mas não se esqueça de não exagerar na quantidade! 

Aplique de uma só vez

Após todos esses cuidados, é hora de iniciar a aplicação do batom. Em alguns casos, é preciso ter mais cuidado que em outros. Por exemplo, no caso dos batons matte ou que secam rapidamente, eles devem ser passados de uma só vez para ter um efeito mais uniforme e não craquelar. Exceto pelo gloss e o cremoso, o ideal é aplicar apenas uma camada de produto antes que chegue a secar. 

Caso após algumas horas de uso ou depois de comer comece a sair no interior do lábio, o recomendado é retirar o batom por inteiro e aplicá-lo novamente para ter uma boa duração. Caso contrário, ele ficará mais suscetível a sair no lugar em que foi reaplicado.

Limpe os borrões

Sabemos que os batons líquidos geralmente têm uma cor mais uniforme e que fica bem destacada. Por isso, eles chamam muito mais atenção e devem receber uma aplicação mais cuidadosa para ter um efeito bonito. 

Para conseguir isso, limpe as laterais com cuidado após passar o batom. Você pode utilizar um cotonete para ajudar ou contornar os lábios com um lápis de boca, com um tom semelhante ao do batom, antes da aplicação. Isso evitará erros.

Entenda como usar esse tipo de batom nos olhos

Por mais que o batom tenha sido criado para ser passado na boca, muitas blogueiras e maquiadoras tem inovado no uso dele para criar resultados incríveis e que você nem imagina, como é o caso do delineado e sombra. Entenda a seguir!

Sombra

Se você tem poucas opções de sombras ou deseja usar uma totalmente nova, saiba que é possível utilizar o seu batom como alternativa. Para isso, você precisa começar preparando a pele, fazendo uma boa limpeza facial e passando um hidratante. Em seguida, aplique um bom corretivo uniformemente na área dos olhos e deixe que seque.

Depois, comece esfumando o canto dos olhos com um pincel apropriado e em um tom levemente escuro, que combine com a cor do batom que você deseja usar. Marrons mais suaves são quase sempre uma boa pedida.

Após espalhar bem a sombra por toda a parte dos olhos, sendo que você pode fazer um esfumado maior ou menor, comece a aplicação do batom. Passe ele somente na pálpebra móvel, ou seja, naquela parte logo acima dos cílios. 

Com um pincel limpo, esfume bem até que ele esteja espalhado por toda a pálpebra. Para finalizar, você pode aplicar uma sombra cintilante no canto interno dos olhos, dando um acabamento mais bonito e acendendo o olhar. Ah, e não se esqueça de usar um batom matte ou um mais sequinho no processo, para que não fique grudento.

Delineado

Essa é uma tendência que está vindo com tudo em 2019 e que promete bombar em 2020 também. Como ainda está surgindo, muitas ideias totalmente novas devem aparecer pela frente vindo de blogueiras e desfiles de moda.

Para fazê-lo, você deve começar do mesmo jeito que o processo para usar o batom líquido como sombra: preparando bem a pele e parte dos olhos com um bom corretivo que seja do seu tom de pele.

Você pode ou não aplicar uma sombra e esfumar os olhos antes do delineado, fica a seu critério e inspiração. Entretanto, caso queira uma make não tão carregada e chamativa, você pode ir direto para o uso do batom. Vale também usar um lápis branco na linha d’água para aumentar o olhar, fica a dica!

Invista em um pincel adequado que ajude você na hora de fazer um delineado de gatinho perfeito e reto. Já em questão do batom, você pode apostar na cor que desejar, mas o vermelho é uma das que mais fazem sucesso.

Escolha o tom que mais achar que combina com a sua make e estilo. Molhe levemente o pincel no batom, de preferência matte, e comece a fazer os traços do delineado. Deixe secar bem. Em seguida, finalize com uma boa máscara de olhos e, se desejar, bons cílios postiços.

Viu só como o batom líquido é um produto mega versátil para quem gosta de se arrumar? Ele é super básico e não pode faltar na necessaire para quando for fazer aquela maquiagem — seja simples, seja para um momento especial —, afinal, esse é o melhor dos complementos! Assim, é possível ficar ainda mais estilosa e se sentir incrível ao sair de casa.

Gostou de ficar por dentro de todas as nossas dicas sobre batom líquido? Não deixe de baixar agora mesmo o e-book gratuito do guia definitivo para deixar a sua make perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *