Colorimetria: Tire aqui suas dúvidas!

Colorimetria

Quem cuida e mexe com cabelo precisa ter o máximo de cuidado, não é mesmo? Um produto errado ou a quantidade inadequada pode fazer um belo estrago e não é isso que queremos.

E um conhecimento que deve ser bem aplicado nos salões de beleza é o da colorimetria. Saber um pouco mais sobre o assunto pode evitar que uma cliente fique chateada com o resultado da coloração, então confira:

O que é a colorimetria?

Essa ciência ajuda a escolher o melhor tom de tinta para o seu cabelo. Ela explica como o pigmento reagirá com a cor do seu cabelo e resultar no efeito desejado.

Dá pra perceber que é um conhecimento de muita importância! E quem tem um salão de beleza precisa aprender a fazer algumas contas para acertar a cor que foi pedida pela cliente.

Claro que vale usar aquela técnica maravilhosa de tingir uma mecha do cabelo na região da nuca para mostrar como a cor da tinta realmente vai ficar — essa é uma dica infalível. Mas como é só para usar um pedaço pequeno do cabelo é bom já testar com a cor correta ou, pelo menos, a mais próxima disso.

Como descobrir o tom certo por meio da colorimetria?

Quando você pegar a caixa da tinta, tenha em mente que todas as marcas precisam seguir um certo padrão de identificação das tintas.

O tom base da cor segue uma numeração de 1 a 10, que vai do preto até o loiro claríssimo. Algumas marcas avançam até a numeração 12 para loiros extremamente claros, quase brancos.  Sendo assim, temos:

  • Tom 1 = preto;
  • Tom 2 = castanho escuríssimo;
  • Tom 3 = castanho escuro;
  • Tom 4 = castanho médio;
  • Tom 5 = castanho claro;
  • Tom 6 = loiro escuro;
  • Tom 7 = loiro médio;
  • Tom 8 = loiro claro;
  • Tom 9 = loiro muito claro;
  • Tom 10 = loiro claríssimo.

As nuances da cor

Também conhecidos como reflexos, os números encontrados na embalagem, após a cor base identificam os reflexos. Estes podem ser:

  • 0 = natural;
  • 1 = acinzentado;
  • 2 = violeta ou azulado;
  • 3 = dourado;
  • 4 = acobreado;
  • 5 = acaju;
  • 6 = vermelho;
  • 7 = marrom;

Nesse caso não há um padrão a ser seguido pelas marcas, o que torna ainda mais importante prestar bastante atenção no nome da cor que consta na embalagem. Hoje em dia, é possível encontrar até 9 nuances diferentes.

Preste atenção na água oxigenada

O volume apresentado pela água oxigenada te ajudará a identificar quantos tons o produto é capaz de clarear. O tempo que o descolorante age é o que determinar quanto o cabelo será clareado.

Nesse caso, temos:

  • Volume 10: escurece os fios;
  • Volume 20: clareia os cabelos de 1 a 2 tons;
  • Volume 30: clareia os cabelos de 2 a 3 tons;
  • Volume 40: clareia os cabelos de 3 a 4 tons.

Se o cabelo da cliente for muito escuro, a água oxigenada pode clarear um tom a menos do que é esperado. Além disso é preciso ficar atenta à água oxigenada que acompanha a tinta dentro da caixa: nem sempre ela é a mais indicada.

Neutralização da cor.

Outro obstáculo que os profissionais enfrentam é na hora de neutralizar a cor do cabelo do cliente para pintar depois os fios da cor desejada. Para ajudar nessa etapa, muitos deles usam a Estrela de Oswald. Basta saber que as cores que estão em posições contrárias se anulam — por exemplo, a cor azul consegue neutralizar a cor alaranjada.

Como você pode ver, a colorimetria é um conhecimento valioso para quem faz e também para quem aplica tinta no cabelo. Saber qual o tom que mais harmonizará com a cor do cabelo da sua cliente trará mais confiança e credibilidade ao seu estabelecimento.

Compartilhe esses conhecimentos nas redes sociais com suas amigas e clientes e mostre que você está por dentro do assunto!

Aqui temos um e-book que fala sobre Tudo que você precisa saber sobre colorimetria. É só clicar para baixar.

8 respostas

  1. Eu gostaria de saber se o 7.0 + 8.71 daria um tom de “chocolate” mais aberto.
    OU posso passar o 7.0 com o 6.77 para ter o mesmo efeito?
    O fato é que quando uso o 6.0 sozinho fica muito, muito escuro os fios – quase preto muito estranho e o 7.0 não tem coberto os fios brancos, cobre alguns mas duas lavagens e já desbota.
    O 6.7 da Koleston escurece demais a raiz fica muito escura e queria um meio termo embora goste do chocolate da Koleston no comprimento depois de algumas lavagens.

    1. Olá Rosemeire, tudo bem?
      Em relação as combinações das cores, o correto é você verificar com o seu cabeleireiro com seria o melhor tom para o seu cabelo.
      Em nossa loja, temos marcas que a cobertura para fios brancos, são excelentes. Você pode conferir neste link https://www.lmgomes.com.br/coloracao-creme-s471/
      Caso precise de ajuda, você pode entrar em contato com o nosso time de vendas através do nosso telefone (11) 2268-4484 ou WhatsApp (11) 97708-4617 que estão abaixo.

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar ?

    1. Olá Tânia, tudo bem?
      Para remover o reflexo violeta, o ideal, é você verificar com o seu cabeleireiro, pois isso depende de cada tipo de cabelo, e da química que pode ser usada no seu cabelo.

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar ?

  2. Olá! Para fazer o retoque de raiz eu decidi deacolorir a raiz pra ficar uma cor uniforme. SÓ que eu peguei o ox de 40 de uma marca e o pó descolorante de outra. Tem algum problema? Mim respondam por favor!

    1. Olá Silvane, tudo bem?
      O ideal é você consultar o seu cabeleireiro para saber quais são os produtos e qual a OX e pó descolorante ideal para o seu tipo de cabelo.

      Espero ter te ajudado!!! ?

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar ?

  3. Como é difícil achar um profissional bom em colorimetria e que deixe claro para sua cliente sobre as misturas,nem todas podem estar no salão todo mês,muitas precisam fazer em casa e difícil alguém que responda essas dúvidas,passei no salão 6.0+6.1 e claro ficou com reflexos avernelhados,porque ele não neutraluzou com verde ou passou 6.3 +6.1 que agora aprendi e deixasse sua cliente totalmente satisfeita. Que triste muitas mulheres com esse mesmo problema e ficam nesse dilema e muitos profissionais só querem ganhar dinheiro todo mês e não esclarece o processo.Sera que uma boa alma pode me ajudar neutralizar esses reflexos vermelhos,posso passar tonalizante 9.1 (que não interfere na cor)+corretor verde?quanto de corretor?ou posso usar creme de cabelo +ox de 10+pigmento verde quanto tempo deixo agindo?muito obrigada.Deus abençoe

    1. Oii Carla, tudo bem?

      Realmente, a única pessoa capacitada para te ajudar, seria um cabeleireiro profissional. Pois teria que ser realizado uma analise da cor atual, junto com a base da cor do seu cabelo, para saber o tom certo para ser usado e neutralizar o vermelho que deseja.
      Como somos um blog de beleza, não temos conhecimento técnicos para que ajudar com isso.
      Recomendamos que você entre em contato com um cabeleireiro profissional.

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *