Entenda como calcular a comissão de funcionários do seu salão

como calcular comissão de manicure

Quando o assunto é administração do salão de beleza, encontrar o caminho certo para calcular a comissão de funcionários pode ser um grande desafio. Por isso, é importante escolher a melhor forma tanto para a empresa quanto para os funcionários, especialmente conforme a função. Por exemplo, é preciso saber como calcular comissão de manicure da maneira correta.

Parece um trabalho a mais, mas vale a pena implementar um processo de pagamento de comissões adequado para cada um. Afinal, comissionar vendedores incentiva o trabalho e traz mais lucros para você. Não sabe como começar? Descubra no post a seguir!

Como calcular comissão de manicure de forma eficiente?

Para garantir a melhor escolha, conheça as questões relacionadas ao seu mercado e ao seu produto ou serviço. No exemplo de como calcular comissão de manicure, é preciso observar todos os aspectos do trabalho dessa colaboradora — horários, clientes fidelizados, entre outros. A partir disso, é possível definir um modelo de comissão.

Comissão com percentual fixo por venda

Nesse tipo de comissão o funcionário recebe uma porcentagem fixa sobre o valor de cada venda ou serviço prestado.

Comissão de acordo com a margem do lucro

Esse modelo se torna benéfico inclusive para a própria empresa ao longo do tempo, pois está ligado diretamente à lucratividade. O funcionário recebe uma porcentagem fixa, mas com uma diferença: a comissão é calculada sobre a margem de lucro obtida e não pelo valor de venda ou prestação de serviço.

Comissão por função do faturamento

O funcionário recebe a sua comissão com base no valor que a empresa recebeu no mês anterior, independentemente do tipo de venda.

Comissão por recebimentos de vendas

Esse modelo prevê que o funcionário receberá o pagamento das comissões apenas quando o dinheiro entrar na empresa. Ou seja, aspectos como venda à vista ou parcelada são relevantes. Nesse método, é possível um melhor controle do caixa.

Quais os passos para otimizar a gestão dos pagamentos?

Como um salão de beleza conta com diversos profissionais, é preciso uma boa gestão para que nada saia do controle. Confira alguns passos fundamentais para não se perder e administrar bem o seu negócio.

Automatize os cálculos

Qualquer gestor quando desprovido de ferramentas que automatizam o serviço abre espaço para erros. Sendo assim, adote um sistema de vendas que possibilite acompanhar o trabalho realizado por cada funcionário. Além disso, é importante que esse sistema calcule o valor das comissões.

Trabalhe com comissões

Reunir todos os dados referentes ao pagamento de comissões em um documento ou em uma planilha é a melhor forma de começar a organizar o processo. A partir disso, planeje a gestão considerando a previsão de custos, o levantamento do lucro e o ponto de equilíbrio.

Após conhecer esses fatores — responsáveis por mostrar o quanto a empresa precisa vender para começar a lucrar —, liste todos os funcionários que receberão comissão e os valores recebidos de cada um.

Feito isso, lance no documento ou na planilha cada venda fechada, calculando a comissão com base na porcentagem recebida por cada funcionário. Não precisa se preocupar com contas, pois muitas planilhas podem ser programadas para calculá-las automaticamente.

Crie relatórios e gráficos

A partir do que é analisado nesses documentos é possível entender quais são as necessidades da empresa e dos funcionários. Assim, você pode propor mudanças que visem a melhoria do trabalho. Sendo assim, pode-se dizer que essas são ferramentas que auxiliam na avaliação do desenvolvimento de cada colaborador, bem como na avaliação do rendimento da empresa em um período específico.

Converse com os funcionários

Assim como os gráficos e os relatórios, essa é uma das melhores formas de entender o quão eficiente é o modelo adotado, bem como identificar possibilidades de alteração que se adaptem mais às necessidades dos funcionários e da empresa. Dessa forma, converse com os colaboradores, proponha metas e ofereça incentivos — esse é um elemento extra na motivação.

Mantenha registros de horários

Outro ponto essencial é acompanhar de perto as horas que o funcionário trabalha. Como existam modalidades e contratos diferentes, você pode ter colaboradores que trabalham em forma de parceria. Eles podem prestar serviço em outro lugar ou atender em domicílio e isso interfere, por exemplo, em como calcular comissão de manicure ou cabeleireiros que seguem o mesmo modelo. Portanto, é preciso saber exatamente os horários para definir o tipo de comissão mais vantajoso.

Padronize funções e comissões

Você não pode estabelecer que todos os funcionários são iguais para dar comissões. Por exemplo, uma maquiadora pode levar menos tempo para fazer a make de festa da cliente que o cabeleireiro para deixá-la ruiva. Por isso, cada categoria precisa ter o seu modelo de comissão padronizado.

Além disso, dentro de cada categoria é preciso ter atenção. Se uma colaboradora trabalha em sistema de parceria e fica menos horas no salão, enquanto outra presta o serviço em tempo integral, elas são casos diferentes e devem receber valores diferentes.

Faça holerites e pagamentos corretos

Para evitar qualquer problema de desacordo com colaboradores, é importante ter tudo documentado. Além disso, o colaborador também precisa acompanhar quanto trabalha para poder se organizar e alcançar seus objetivos em relação ao valor a receber.

Assim, é importante entregar o holerite ao colaborador ou trabalhar com recibos e notas fiscais, conforme o contrato combinado. Outra forma interessante de trazer segurança é automatizar pagamentos. Você não se perderá pensando em fazer depósitos e o funcionário terá a certeza de que receberá na data certa.

Acompanhe a tecnologia de gestão

Fazer a gestão de um salão envolve muitos processos. Além disso, é preciso acompanhar outros aspectos administrativos. É por isso que vale a pena investir em tecnologia. Atualmente, aplicativos e softwares permitem automatizar diferentes processos como registros e cálculos.

Por que usar a tecnologia a seu favor?

Se você tem dúvidas sobre a necessidade de usar tecnologias que auxiliem a gestão de seu negócio, veja algumas vantagens:

  • acompanhamento de dados em tempo real de qualquer lugar;
  • armazenamento online, diminuindo a necessidade de milhares de papéis;
  • inúmeras opções de software de gestão disponíveis;
  • várias opções de aplicativos gratuitos ou com funções pagas;
  • suporte tecnológico da empresa que mantém o programa;
  • facilidade de visualização das informações;
  • menor risco de dados errados ou fraude;
  • facilidade de pegar dados para declarar imposto de renda;
  • cálculos e processos automáticos;
  • obtenção facilitada de relatórios;
  • melhor tomada de decisões;
  • economia de tempo e dinheiro.

Apesar de parecer sinônimo de dor de cabeça, estabelecer a comissão de funcionários pode ser uma tarefa recompensadora quando se tem um sistema adequado. Por exemplo, se você define bem como calcular comissão de manicure, a funcionária sentirá que recebe um valor justo e ficará motivada a trabalhar para aumentá-lo. Com essa clareza e acompanhamento correto, tudo estará organizado e seu estabelecimento poderá funcionar melhor — consequentemente, seu salão terá sucesso.

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10 respostas

  1. Como posso ter uma conversa com um funcionário que quer começar a vender produtos dentro do meu salão por conta própria sem deixa-lo meio esquisito comigo por dizer que não é certo fazer?

    1. Uma das habilidades mais difíceis é chamar atenção de outra pessoa sem magoá-la ou deixá-la com raiva. Quando o crítico é o proprietário da empresa, é ainda mais delicado, pois a convivência é diária e não existem níveis hierárquicos que filtrem as relações entre as partes. Se o líder é muito duro, pode ofender. Se é muito complacente, não consegue corrigir.
      Uma conversa harmoniosa e direta terá bons resultados na empresa e amenizará conflitos internos.
      Chame a pessoa em particular e discretamente em uma sala isolada para ter a conversa.
      Ao desenvolver o diálogo, tente não mostrar os fatos negativamente.
      Critique o comportamento, não o indivíduo: Dizer que a pessoa está tendo um comportamento inadequado na empresa é muito mais produtivo do que chamá-la de incompetente ou desqualificada. No primeiro caso, você enseja oportunidade de melhoria, no segundo, você dá a entender que a pessoa é um caso perdido e, se for isso mesmo, demita, mas não a ofenda
      Justifique que toda atitude isolada de um funcionário atinge a empresa como um todo.
      Sugira novas maneiras e reforce a ele as normas da empresa. Sinalize situações anteriores positivas do funcionário e use na argumentação. “Você executou/executa muito bem o seu trabalho e é dessa forma que precisamos que você trabalhe.”
      Também é importante ouvir a versão do funcionário. Ele provavelmente deve ter uma justificativa e o julgamento da situação deverá vir da sua observação. Se o colaborador já tem um histórico de desculpas, não dê tanto crédito. Porém, se for uma pessoa que se mantém na linha, não há necessidade de ser muito duro.
      Acreditamos que uma boa conversa, de forma respeitosa provavelmente será respeitado por sua assertividade e dará oportunidades reais de melhorias à pessoa criticada.

      Esperamos ter te ajudado 😉

  2. No meu salao temos o cartão fidelidade onde a cada 10 cortes a cliente ganha 1. Pergunta, o profissional deve receber a comissão deste 1 sendo que foi brinde do cliente ?
    De quem é a responsabilidade deste serviço uma vez que o profissional se beneficia com esse programa devido o cliente ser fiel a ele.

    1. Olá Maiara, tudo bem?
      Sobre a comissão é algo que você pode combinar com o profissional, de uma forma que fique agradável para ambas as partes. Referente a responsabilidade do serviço também seria algo a se combinar com o profissional, já que ele presta serviços para o salão.

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar ?

  3. Estou querendo abrir um salão com mais 3 pessoas onde eu irei administrar, e elas iriam fazer os serviços. Eu vou entrar com o capital e vou montar todo o salão, elas vão pagar o empréstimo junto comigo e fazer os serviços. Como eu faço para cada uma ter o mesmo salário? O salão é de todas nós,não tem colaboradores nós somos as proprietárias e vamos fazer os serviços. Como vamos terminar um salário igual?

    1. Olá Laís, tudo bem?

      Como remunerar os sócios
      Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pró-labore e a distribuição de lucros.
      O cálculo do pró-labore faz-se necessário para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa. O pró-labore é parte componente dos custos empresariais. Acesse o instrumento e aprenda a calculá-lo.
      https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/2D293428BFF0D78103256F9E0049266F/$File/NT00030676.pdf

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      Qualquer dúvida é só perguntar ?

      1. Sou designer de unhas e montei uma esmalteria pequena e coloquei duas manicure comigo, só q com tudo meu. Qual a porcentagem a ser cobrada das manicures?

        1. Oi
          Tenho um salão e uma micropigmentadora de outra cidade quer atender as clientes dela da minha cidade de uma a quatro vezes no mês, como devo cobrar? Cobrar aluguel do meu espaço ou porcentagem? E qual seria a porcentagem justa?

          1. Olá Dayane, tudo bem?

            Neste tipo de situação, há várias forma de se cobrar, porém te indico consultar através do Sebrae, lá eles informam melhor e como cobrar esse serviço justamente. No link abaixo tem algumas informações sobre o assunto.
            https://bit.ly/2UOGxXy

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