Como escolher o melhor shampoo para cada tipo de cabelo?

melhor shampoo

Cada madeixa tem suas características específicas, o que demanda diferentes tratamentos. Dessa forma, é preciso avaliar as necessidades dos fios para escolher o melhor shampoo para mantê-los saudáveis.

Com uma grande variedade no mercado, às vezes pode ser difícil saber qual é o produto ideal. Porém, quando o shampoo não é adequado, pode até mesmo provocar problemas, como deixar as mechas ressecadas, sem brilho, quebradiças e esbranquiçadas.

Dessa forma, saber qual o cosmético certo para o seu cabelo evitará uma série de incômodos. Portanto, veja o que você precisa observar nos seus fios para escolher o melhor shampoo e, assim, ter madeixas bonitas e saudáveis!

Tipos de cabelo

Além de analisar se sua cabeleira é cacheada, crespa, ondulada ou lisa e o tom dos fios, é preciso conhecer qual seu tipo e, com isso, saber quais as necessidades dela. Os cuidados específicos são o que farão as madeixas terem mais viço e beleza.

Oleoso

Quem tem cabelo oleoso costuma lavar diariamente os fios, já que eles acumulam muito sebo e ficam com um aspecto pesado. Nesse caso, podem acabar usando produtos que estimulam ainda mais a produção de oleosidade. Por isso, o shampoo deve ser leve, de preferência os transparentes, que limpam sem deixar o visual pesar.

Ressecado

Os cabelos ressecados têm uma aparência sem vida e tendem a ter mais frizz. Além disso, danos externos, uso de secador e chapinha, coloração e química os deixam ainda mais secos.

O ressecamento é ocasionado pela falta de umidade natural, e o shampoo habitual deve ter nutrientes e queratina para hidratar e fortalecer os fios.

Mistos

Já as madeixas mistas têm, ao mesmo tempo, a raiz oleosa e as pontas mais ressecadas. Por esse motivo, o melhor shampoo é o detox, que proporciona o efeito de purificação no couro cabelo e hidratação no restante dos fios. E, para aprimorar o resultado ainda mais, o ideal é não aplicar condicionador na área da raiz.

Necessidades dos fios

Ademais dos tipos de cabelo, os fios podem ter diversas necessidades conforme inúmeros fatores, como alimentação, estação do ano etc. Em vista disso, ter atenção ao que suas mechas pedem é fundamental para que elas apresentem um aspecto bonito, e o uso do shampoo é essencial para auxiliar em todo o tratamento.

Hidratação

Hidratar faz parte da rotina de beleza de muita gente e é um procedimento bem comum. A técnica serve para repor a água da cabeleira e os nutrientes que, normalmente, são perdidos. Portanto, ela devolve a umidade e evita o ressecamento, deixando as madeixas saudáveis.

Nutrição

Diferentemente da hidratação, a nutrição é feita para repor os lipídios dos fios, que são as gorduras que as glândulas sebáceas capilares produzem. Desse modo, ela serve como uma camada protetora do cabelo, o que o deixa mais leve, macio e brilhante, pois fecha as cutículas.

Reconstrução

As madeixas porosas são ocasionadas principalmente pelo uso de químicas e, para melhorar a saúde dos fios, é necessário fazer uma reconstrução da fibra capilar. Assim, um elemento essencial é a queratina, que repõe a proteína e a massa das mechas, ajudando para que elas fiquem menos elásticas.

Frequência de lavagem

Um cabelo mais fino ficará mais fragilizado se for lavado todos os dias. Portanto, saber a regularidade da limpeza é outro ponto importante na escolha do shampoo.

Em lugares mais quentes ou nas pessoas que praticam atividade física e transpiram, a necessidade de lavar as madeixas é maior.

Agora que você já pode optar pelo melhor shampoo, saiba que a LMGomes Cosméticos oferece diversos produtos que atendem a qualquer necessidade da sua cabeleira! Portanto, veja o que seus fios pedem e adquira os itens corretos.

Conheça mais produtos especializados em nossa loja e fique com os cabelos lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *