Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Menu

A make é uma ótima ferramenta para diversas situações, serve para valorizar traços do rosto, elevar a autoestima, dar aquele toque para uma ocasião especial ou para o simples prazer de se arrumar. Independentemente da finalidade, saber como fazer uma maquiagem perfeita é essencial para conseguir o resultado que deseja, bem como uma boa duração.

Quando falamos de maquiagem, ela pode ser constituída por um simples batom e rímel ou mais complexa, levando base, primer, iluminador, contorno e diversos outros itens. Cada um deles envolve truques e maneiras mais adequadas de serem aplicados.

Por isso, se você está começando a investir mais em maquiagens, o ideal é conhecer os principais produtos para torná-la incrível e com aspecto profissional. Quer saber como fazer isso e muito mais? Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Conheça os produtos mais básicos

Produtos mais básicos de maquiagem

Para quem deseja conseguir uma maquiagem incrível, existem alguns produtos básicos nos quais investir e ter sempre na necessaire. Cada um deles tem uma função na make e, em conjunto, eles deixam o resultado harmonioso. Confira!

Base

A base, como o nome já diz, é essencial para os itens seguintes a serem utilizados, pois é a fundação. Ela prepara a pele, dando um aspecto uniforme e escondendo pequenas imperfeições, como manchas leves e mudanças de tom. Mas se atente ao tipo: prefira makes à prova d’água.

Corretivo

Corretivo

Para quem sofre com olheiras escurecidas, manchas de espinhas e vermelhidões, o corretivo é valioso. O importante é que ele seja usado em um tom adequado para cada uma dessas situações a fim de que seja capaz de cobri-las.

O pó compacto não se faz essencial sempre, especialmente em casos de bases matte. Porém, ele é ótimo para assentar a pele já pronta com a base, dando um acabamento matificado, ideal para quem sofre com oleosidade.

Bronzer

Se você gosta de uma aparência mais bronzeada de quem acaba de voltar das férias de verão, o bronzer é uma ótima pedida. Mas seu uso varia de acordo com o gosto de cada um e não é obrigatório para deixar a make incrível.

Iluminador

Após utilizar base e pó, é interessante devolver ao rosto um pouco de sua iluminação. Além de pontos de luz que afinam o rosto e arqueiam a sobrancelha. Tudo isso é feito com uma boa aplicação do iluminador acima dos olhos, após as “maçãs” do rosto, no nariz e testa.

Blush

O blush é um item que tem estado muito em alta atualmente. A sua tonalidade levemente rosa confere ao rosto uma aparência de saúde e juventude, quando utilizado de forma correta.

Contorno

O contorno funciona assim como o iluminador: é preciso criar pontos mais escurecidos no rosto após deixá-lo uniforme com a base e corretivo para dar uma impressão mais harmônica.

Paleta de sombras

Se não quiser investir tanto em várias sombras diferentes, é possível apostar em uma paleta que contenha diversos tons mais neutros e fáceis de serem utilizados. Recomendamos que ela tenha pelo menos um tom de marrom para fazer o côncavo dos olhos e ao menos uma cor com brilho para iluminar o centro deles.

Tendo essas duas opções, você já consegue criar uma combinação incrível de maquiagem que acenderá seu olhar. Já se quiser variar mais nos tons, compre pelo menos duas opções de paletas com diferentes tonalidades, dando sempre preferência aos mais neutros para criar misturas para qualquer ocasião.

Máscara para cílios

A máscara para cílios faz toda a diferença no acabamento dos olhos. Quando passamos apenas a sombra, parece faltar algo para marcar mais essa região e valorizar o olhar. Por isso, aposte em uma de acordo com a sua preferência. Pode ser para alongar os cílios, dar volume ou apenas para marcar essa região.

Delineador

O delineador é um toque especial para a maquiagem, mas dispensável caso não faça o seu estilo. Ele pode ser utilizado apenas para dar um contorno leve aos olhos, possibilitando um acabamento profissional.

Mas também é muito empregado para conferir uma impressão mais feminina, ao realizar o delineado de gatinho. Nesse tipo, o traço vai um pouco além do final dos olhos, sendo levemente puxado para cima.

Lápis de olho

Não existe cosmético mais clássico que o lápis de olho, não é mesmo? Ele dificilmente fica em falta em uma necessaire, afinal, é o básico para quem gosta desse assunto. Muitas mulheres preferem ficar no preto que tanto usamos e amamos, contudo, você já consegue encontrar alternativas mais ousadas, coloridas e brilhantes.

Uma dica é saber bem onde utilizar esse item, pois, caso ele seja aplicado dentro da linha d’água, proporcionará um efeito de diminuição dos olhos. Se quiser uma impressão contrária, aplique um preto abaixo dessa região e um lápis branco dentro dessa linha. Assim, você aumentará seus olhos.

Batom

Já percebeu que uma maquiagem sem batom dá impressão de incompleta? Esse item faz total diferença na finalização. Ele pode ser tanto um tom neutro para não brigar com a sombra, quanto um mais marcante para ousar junto a um olho mais simples. Se gostar, vale finalizar com um bom gloss. E nada de usar aquele cosmético velho!

Saiba qual a ordem correta de aplicação de cada item

O ideal é sempre aplicar os itens mais fluidos para os mais cremosos. Mas isso depende muito dos produtos utilizados. Por isso, recomendamos começar o processo com um hidratante, passar para o protetor solar, para, em seguida, usar um primer. A aplicação da maquiagem varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, muitas mulheres preferem fazer a área dos olhos antes de preparar a pele, porque, caso a sombra velha esfarele e caia no rosto, não deixará manchas.

Nesse caso, recomendamos fazer a região dos olhos usando corretivo e base, se desejar. Aplique a sombra, delineador, lápis, máscara de cílios e cílios postiços. Caso não vá usar algum desses itens, apenas os elimine da lista, mas continue seguindo a ordem. Após isso, é hora de fazer a pele. Comece aplicando base e, em seguida, um corretivo nas olheiras, espinhas e outras marcas. Se for usar contorno, iluminador, blush e bronzer líquido ou em creme, eles devem ser usados antes do pó compacto ou translúcido.

Caso algum desses itens seja em pó, é preferível fazer a aplicação dele apenas após o pó compacto para que não se apaguem. Porém, a ordem mais indicada entre eles é: contorno, blush e, por fim, iluminador. Por último, passe um batom ou gloss e finalize com um spray fixador de maquiagem.

Escolha produtos de qualidade e ideais para o seu tipo de pele

Cada pessoa tem um tipo de pele diferente e a maquiagem deve se adequar a ela. Apesar de a maioria dos brasileiros ter um rosto oleoso devido ao clima, também é comum encontrar pessoas que sofrem de derme ressecada ou mista, ou seja, com partes secas e oleosas misturadas. Usar um tipo de maquiagem apropriado para a textura da sua derme faz toda diferença no resultado. Por exemplo, uma pele oleosa com cosméticos para uma superfície seca pode acabar com um excesso de luminosidade, sem falar naquele aspecto de make derretida.

O ideal é cuidar da pele, bem como usar um primer e base hidratante no caso das secas para que ela não resseque e craquele. Já no caso das oleosas, é interessante empregar produtos com acabamento matte para evitar luminosidade excessiva, para isso, escolha os em pó.

No caso das mistas, procure cosméticos específicos para esse tipo de cútis. Caso tenha dificuldade de encontrá-los, recomendamos hidratar muito as áreas ressecadas e apostar em produtos que não sejam nem tão matte nem tão hidratante, busque por um meio termo. E não se esqueça de sempre apostar em marcas de qualidade e confiança.

Descubra as cores ideais para combinar com o seu tom de pele

Quando falamos de tonalidades na maquiagem, não basta apenas encontrar o tom e subtom da sua pele para a base certa. As cores das sombras, blush e batom também são importantíssimas para combinar com você. É claro que a escolha depende dos seus gostos e de seu guarda-roupa. Porém, se você tem dificuldades nessa hora, existem tons que sempre combinam com determinado tipo de pele. Conhecê-los pode ajudar muito nesses momentos.

Peles brancas

Cores claras (como azul e coral) ficam muito bem como sombras para makes mais neutras durante o dia — seja no trabalho, seja em um passeio. Já para a noite, um marrom nos olhos cai muito bem, mas na pele é preciso tomar cuidado. No caso do blush, o pêssego fica bem a qualquer hora. Evite aplicar o lápis muito marcado na linha d’água para não escurecer e afundar essa região. Ademais, aposte em tons dos neutros aos vibrantes. Cores frias, como o marrom, sempre caem muito bem.

Peles negras

Para o blush em mulheres negras, o ideal é apostar em tons puxados levemente para o laranja ou rosa queimado. Nos olhos, ficam muito bem o dourado, tons de marrom e laranja, preto bem esfumado a qualquer hora do dia. Já para a boca, é possível tanto apostar em cores mais escuras (vinho, vermelho, café…) quanto às puxadas para um nude. O importante é lembrar que tons quentes ficam sempre muito bem, além de evitar o cinza, especialmente no caso de negras retintas.

Tenha conhecimento de colorimetria para combinar os tons da make

Quando falamos de combinar cores — seja na maquiagem, seja na roupa — é possível fazer uso de uma ferramenta para facilitar nas escolhas. Estamos falando do círculo cromático, um grande aliado de quem sente dificuldades em decidir os tons que utilizará em um look para que fiquem harmoniosos entre si.

Para isso, existem algumas regrinhas principais. É claro que é possível criar combinações incríveis sem fazer uso delas, especialmente em opções mais ousadas. Mas, para facilitar as escolhas do dia a dia e torná-las certeiras, essa ferramenta é indispensável. Trata-se de um círculo que contém todas as cores em diversas tonalidades. Elas ficam dispostas de maneira que as mudanças são gradativas. Tê-lo impresso ou em uma foto no celular na hora de criar aquela make é um ótimo truque, só é preciso ter conhecimento das regras. Confira!

Tríade

A tríade consiste em escolher três cores dentro do círculo cromático que juntas formam um triângulo, sendo cada uma em uma ponta. Você pode posicionar esse triângulo imaginário da maneira que preferir, desde que sempre escolha os tons que estão nos ângulos dele.

Tom sobre tom

Essa é uma combinação clássica: escolher apenas uma cor e utilizar diversos tons dela. Por exemplo: usar o côncavo do olho com rosa mais vibrante e o restante mais claro. Nessa maquiagem você pode apostar em um batom nude que com certeza combinará também.

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão em posições opostas no círculo cromático, como do azul e laranja. Elas combinam bastante entre si, porém, caso não goste dessa mistura, você pode utilizar essa regra para disfarçar imperfeições, uma vez que uma anula a outra quando sobrepostas. Por exemplo, tons de amarelo cobrem olheiras arroxeadas.

Cores análogas

As cores análogas são aquelas que ficam lado a lado no círculo. Para fazer uma combinação de sombra com o batom ou, ainda, da make com a roupa, você pode escolher três tons, desde que elas estejam juntas. Se tiver medo de ousar, prefira sempre os mais neutros que não terá erro!

Aposte em alguns truques para fazer a maquiagem durar mais

A preparação do rosto é a parte que mais influencia a duração e resultado da make. Por isso, é importante que antes de tudo você realize uma limpeza da pele com um sabonete apropriado, de preferência esfoliante, aplique um creme de hidratação e faça o uso de um primer próprio para manter a duração dos produtos.

Com esses cuidados, a sua make terá um acabamento mais profissional e lisinho. Então, assim que a pele absorver todos os produtos, é só começar a aplicação da base. Assim que pôr os itens, é só finalizar com um bom fixador de maquiagem. Não se esqueça também de que a qualidade e marca do produto influenciam muito a duração e o resultado. O ideal é sempre investir em linhas de confiança. Caso tenha dificuldades nisso, é possível adquirir maquiagens de qualidade pela internet.

Saber como fazer uma maquiagem perfeita não é nada difícil. Exige apenas um pouco de prática e pesquisa sobre o assunto, mas, assim que você começar a pegar o jeito, isso se tornará muito mais simples e logo será capaz de alcançar um resultado profissional com combinações incríveis.

Gostou de conhecer mais sobre os itens de maquiagem e suas aplicações? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber conteúdos incríveis sobre estética assim como este!

[rock-convert-cta id=”3228″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *