Você alguma vez já sentiu que o seu cabelo estava sem vida e precisando de um brilho? Se sim, saiba que, no mercado, já existem produtos que ajudam a realçar a cor dos fios, diminuindo a opacidade e deixando-os muito mais bonitos. Porém saber como usar tonalizante é essencial para chegar ao efeito desejado.

Esse tipo de produto é altamente recomendado para homens e mulheres insatisfeitos com a atual situação dos fios e que desejem torná-los mais esteticamente agradáveis. Apesar do que muitos podem acreditar, ele também apresenta diversas diferenças em relação a tinturas permanentes.

Visto isso, preparamos um conteúdo completo sobre aplicação e característica desse produto para você não ficar com dúvidas. Ficou interessado? Então vamos lá!

O que é o tonalizante?

É uma opção bem prática de cosmético para quem deseja realçar a cor natural dos fios ou até mesmo proporcionar uma leve escurecida neles. Uma das maiores vantagens desse produto está no fato de ele ser pouco agressivo para as madeixas, sendo uma boa alternativa para quem não está a fim de ter muito trabalho cuidando dos cabelos tingidos. Sem falar na possibilidade de utilizar tonalizante em casa.

Contudo, é importante lembrar que se trata de uma tintura semipermanente. Isso significa que ele não gruda tanto e que desbota gradualmente a cada lavagem, tendo a necessidade de um retoque a cada vez para manter a tonalidade desejada. Além disso, nem sempre é possível cobrir com eficácia os fios brancos indesejados.

Qual as diferenças entre esse tipo de produto e a tinturas?

Os tonalizantes são produtos mais leves em comparação com as tinturas permanentes. A diferença está na fórmula, uma vez que a segunda opção apresenta, em sua composição, substâncias como amônia e deve ser misturada com água oxigenada para que tenha efeito e maior duração.

Além disso, as tinturas têm o poder de clarear os fios (enquanto o tonalizante só mantém ou escurece o tom), mexem com a estrutura deles e também acabam trazendo certa fragilidade com o uso prolongado.

Já os tonalizantes servem para dar brilho e agem mais superficialmente, sem causar ressecamentos. Por isso, eles não costumam ser indicados para quem deseja uma cor totalmente nova ou mudança mais radical.

Quais as vantagens de utilizar o tonalizante?

Por ser um produto livre de componentes fortes, como a amônia e metais pesados, ele pode ser utilizado por pessoas que já têm (ou pretendem ter) outros tipos de química nos cabelos, como alisamentos, sem medo de que a mistura cause um corte químico.

Além disso, não deixa os cabelos secos e danificados — uma característica muito importante para quem deseja deixar as madeixas mais bonitas. Afinal, ele dará um aspecto de “banho de brilho” que não deve aumentar o ressecamento, quebras e fragilidade dos fios.

Em alguns casos, os tonalizantes também podem ser utilizados por grávidas, mas com o cuidado de não deixar que a mistura entre em contato com a raiz e de aplicá-lo no tempo certo de gestação. Entretanto vale conversar com médico antes da aplicação de qualquer produto para garantir a segurança do uso.

Como usar tonalizante em casa?

Apesar de cada produto ter um passo a passo diferente, existem alguns cuidados e dicas gerais para garantir que você saiba como usar tonalizante em casa. No entanto, nunca deixe de ler as instruções de uso do produto escolhido, certo? Então vamos aos cuidados básicos:

  • certifique-se de que seu cabelo esteja livre de resíduos de produtos, como finalizadores;
  • passe um creme na pele próxima ao couro cabeludo para evitar que fique manchada, caso o tonalizante entre em contato com ela;
  • umedeça o cabelo levemente;
  • penteie os fios e divida-os em quatro partes com ajuda de prendedores;
  • coloque sempre as luvas para passar o produto sem risco de manchar as mãos;
  • misture os fracos em um pote de plástico com auxílio de uma pincel adequado;
  • aplique o produto mecha por mecha, massageando bem cada uma delas antes de prosseguir para a próxima;
  • espere o produto agir durante o tempo indicado na embalagem;
  • enxágue muito bem com água até que ela saia limpa;
  •  finalize como preferir.

Qual o tempo de duração do tonalizante?

Enquanto as tinturas desbotam com o tempo, mas nunca chegam a sair completamente dos fios, sendo necessário esperar o cabelo crescer e cortar para que saiam completamente, os tonalizantes tem uma duração reduzida.

Eles costumam durar cerca de dois meses, mantendo o brilho e cor mais viva nos primeiros quinze dias. Porém, o produto sai aos poucos, o que faz com que ele desbote ao longo das lavagens, contato com sol e vento.

Isso acontece até que o produto tenha saído completamente. Em alguns casos podem sobrar resíduos do tonalizante, mas nada que deixe os fios muito diferentes da tonalidade natural deles. Para que ele não saia antes da hora vale usar shampoos mais suaves, utilizar finalizadores, fazer boas hidratações e evitar entrar no mar e piscina com frequência.

Devo aplicá-lo no cabelo seco ou úmido?

Como visto, o tonalizante é um produto mais leve e menos agressivo. A falta de substâncias mais fortes na composição faz com que a aplicação dele exija alguns cuidados a mais para que tenha uma boa fixação e alcance o resultado esperado.

Entre essas precauções está a necessidade de aplicá-lo nos cabelos limpos e úmidos. Veja bem, como esse produto age depositando pigmentos dentro dos fios e formando uma película por fora, caso as madeixas não estejam úmidas e contenham resíduos de finalizadores, gel e outros itens o processo acaba sendo prejudicado.

Por isso, vale lavar os fios com shampoo antes da aplicação do tonalizantes. Depois disso é só retirar a umidade com uma toalha, uma vez que o excesso de água também pode atrapalhar na aplicação e prejudicar a fixação. Caso seu cabelo já esteja limpo e seco, vale apostar em um borrifador para umedecê-lo.

Como escolher o tonalizante ideal?

Não basta entender como usar tonalizante se não souber escolher qual produto utilizar. Para isso, existem dois cuidados muito importantes. O primeiro deles é descobrir a cor ideal para o seu cabelo. Ela não pode ser mais clara que o tom original.

Sem falar que, se você procura um tonalizante apenas para garantir um banho de brilho, ela também não pode ser muito mais escura. Na dúvida peça ajuda a um vendedor ou converse com um profissional para auxiliar você na decisão.

O segundo ponto para não errar na escolha é comprar o cosmético em lojas especializadas e de marcas que seja de qualidade e confiança para garantir que você terá um bom resultado e ficará satisfeito com a compra.

Agora que você sabe como usar tonalizante, não se esqueça de ficar sempre atento ao tipo de produto que você usa em seu cabelo. É indispensável apostar em marcas de qualidade e certificadas, para evitar danificar os fios ou ter alergias na pele. Se você deseja segurança, o site da LM Gomes é uma opção confiável para garantir que você alcance os resultados desejados!

Este conteúdo ajudou você a tirar suas dúvidas sobre como utilizar esse produto? Então não deixe de conhecer nosso site para conferir as opções que nós da LM Gomes temos para você!

2 respostas

    1. Olá Maria, tudo bem?

      Depende do resultado que você quer chegar. O tonalizante pode ser usado com ox de 10 volumes ou com ox de 20 volumes.
      O melhor a fazer é entrar em contato com o seu cabeleireiro e verificar qual seria a melhor ox para usar com o tonalizante no seu cabelo.

      Acesse nossa loja: http://www.lmgomes.com.br
      Telefone: (11) 2268-4484
      WhatsApp: (11) 97708-4617

      Qualquer dúvida é só perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *