Confira os cuidados essenciais com o cabelo no inverno

cabelo no inverno

Ter um cabelo lindo e saudável dá trabalho, certo? Durante todo o ano, precisamos hidratar, nutrir e até reparar danos de processos químicos. Mas você sabia que no frio o cuidado precisa ser ainda maior? Por isso mesmo, é necessário seguir algumas práticas essenciais. Descubra quais são elas e veja como criar uma rotina para manter a vida dos fios no inverno! Boa leitura!

Fios lindos: cuidados o ano todo 

No decorrer do ano, a cabeleira exige dedicação especial. É o sol que queima as pontas, a água do mar que resseca os fios e até aquela coloração que você sempre sonhou… Não tem jeito. O cabelo fica tão exposto a fatores internos e externos que uma manutenção capilar é um requisito básico. 

No inverno, não seria diferente. Essa época costuma ser seca, e a falta de umidade ataca diretamente os fios, deixando-os opacos e desidratados. Já nos dias chuvosos, o cabelo pode ficar chapado ou com frizz. Complicado, não é? Por isso, é tão importante manter os esforços sempre.  

Como cuidar do cabelo no inverno

Se você quer um cabelo bonito e saudável na estação mais fria do ano, é fundamental adotar alguns hábitos.

Evite água quente

A gente sabe que tomar banho de água fria no inverno é quase impossível, mas você pode optar pela temperatura morna. Assim, os fios não ficarão ressecados, e você também evita aquele efeito rebote da oleosidade, ou seja, quando a água quente tira todo o óleo natural das madeixas, fazendo com que o couro cabeludo o produza ainda mais.

Mantenha a hidratação

A boa e velha hidratação é essencial para os fios nos tempos mais frios. Não importa se ela é feita com um produto hidratante ou algo natural, como a argila. O que interessa é fazê-la constantemente.

Aliás, esse tratamento é importante para quem realiza processos químicos ou tem cabelos crespos ou cacheados, que tendem a ficar mais ressecados por causa da estrutura dos fios. 

Use protetor térmico

Ficar longe do secador e da chapinha no inverno pode ser difícil, já que eles ajudam a manter o cabelo seco e modelado. Mas o calor dos aparelhos também resseca os fios e podem até causar danos sérios. Para evitar essas situações, basta passar um protetor térmico, que criará uma camada de proteção em suas madeixas. 

Elimine o frizz

O frizz é aquele arrepio no cabelo que deixa o visual desalinhado. Ele surge por diversos fatores, entre eles, dias muito úmidos. Por isso, quando as manhãs já apresentam baixas temperaturas, com chuva e neblina, pode se preparar para combater o frizz. Vale a pena: 

  • usar produtos antifrizz;
  • pentear os fios com pente de madeira;
  • utilizar o jato frio do secador; 
  • evitar gorros e chapéus que possam causar atrito no cabelo. 

Deixe o cabelo seco

Lavar as madeixas com frequência no inverno é indispensável para não ter excesso de oleosidade. Porém, é fundamental secar bem os fios.

Evite ficar com o cabelo molhado e nunca durma com ele úmido. Dessa forma, você previne o desenvolvimento de doenças no couro cabeludo e o surgimento de fungos

A importância da rotina para os cabelos

Manter a cabeleira bonita nos dias frios não é muito difícil, mas exige disciplina. Você pode, por exemplo, optar por um cronograma capilar ou aderir a técnicas como o co-wash.

Independentemente de qual processo você decida adotar, é necessário ter uma rotina. Para saber como criá-la, siga dicas como: 

  • observe o seu dia a dia e a necessidade de lavar as madeixas;
  • conheça o seu tipo de fios; 
  • saiba quando pretende realizar procedimentos químicos;
  • procure utilizar os melhores produtos especializados.

Viu só como é possível cuidar bem do cabelo no inverno? Seguindo práticas saudáveis e evitando algumas outras, você pode ter fios lindos mesmo no frio.

Além disso, manter uma rotina é importante para a cabeleira nessa época de baixas temperaturas e no ano todo, especialmente se você costuma realizar procedimentos químicos. Falando neles, você sabia que a escova progressiva pode deixar o seu cabelo deslumbrante e facilitar os cuidados no dia a dia? Confira tudo sobre ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *