5 cuidados com o cabelo antes, durante e depois de exercício físico

cuidados com o cabelo

Você já percebeu que, após realizar atividades físicas, seus fios ficam mais opacos e danificados? Isso acontece porque o suor danifica as madeixas, deixando-as mais ressecadas, quebradiças e sem vida. Para evitar esse problema, é importante manter bons cuidados com o cabelo antes, durante e depois das atividades.

Pensando em ajudar você nessa missão, listamos 5 dicas que fazem toda a diferença na saúde e beleza dos fios de quem pratica atividades físicas diariamente. Ficou interessada? Então, continue a leitura.

1. Aplique leave-in ou óleo antes de malhar

Para proteger os fios e minimizar a ação do suor, a dica é aplicar um pouquinho de leave-in ou algumas gotas de óleo vegetal antes da academia. Isso vai fazer com que os fios permaneçam hidratados ao longo da atividade e ainda cria uma camada protetora contra o sal presente no suor. Outra dica é aproveitar o momento para fazer uma umectação, aplicando seu óleo favorito em todo o comprimento e deixando com que ele aja durante a atividade.

2. Não esqueça do protetor solar

Quem realiza exercícios físicos ao ar livre, como corridas e ciclismo, precisa utilizar produtos que contenham proteção UV em suas composições. Isso porque os raios solares danificam a fibra capilar, deixando os cabelos com aspecto envelhecido e opaco.

3. Aposte no shampoo a seco

Nos dias que você não vai poder lavar os fios, a dica é apostar no shampoo a seco antes da atividade. Esse produto vai sugar a oleosidade e o suor que serão produzidos durante a atividade, fazendo com que os fios fiquem um pouco mais bonitos após os exercícios. Contudo, é importante ter em mente que essa é uma medida emergencial, e não deve ser utilizada diariamente para que o produto não acabe ressecando as madeixas.

4. Prenda os fios sem apertar muito

Durante a atividade é fundamental que você prenda os cabelos para que as madeixas não atrapalhem seus movimentos, no entanto, a forma com que você faz isso pode interferir na saúde dos fios. Dê preferência para elásticos com forro de tecido e sem metais, e opte pelas tranças, que não apertam tanto. Outra dica é utilizar uma faixa para controlar os fios que caem no rosto e mantê-los longe do suor.

5. Tenha cuidados com o cabelo na lavagem

Depois da atividade física, é importante lavar os cabelos. Isso porque o contato em excesso com o suor pode danificar não só os fios, mas também o couro cabeludo. Na hora da lavagem, procure produtos com o pH adequado e não esfregue o comprimento e as pontas. Lave os fios delicadamente e siga um cronograma capilar para mantê-los sempre saudáveis.

Depois de uma sessão intensa de exercícios físicos, é comum que seus cabelos pareçam mais danificados e sujos que o normal, por isso, é importante manter uma boa rotina de higienização dos fios. Mantendo esses cuidados com o cabelo e apostando em hidratações constantes, é possível minimizar os impactos causados pelo excesso de suor e oleosidade

Gostou das dicas? Descubra também o que é manutenção capilar e como fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *