Confira quais cuidados tomar com a descoloração do cabelo em casa

descolorir o cabelo em casa

Desbotar as madeixas por conta própria pode ser a solução ideal para quem não tem tempo ou recursos para ir ao salão. Porém, descolorir o cabelo em casa é um procedimento que exige muita atenção e pesquisa. Afinal, se algo sair errado, os efeitos podem ser bem ruins e seus fios podem ficar comprometidos. Sendo assim, antes de pegar o pó descolorante, vale a pena aprender sobre o processo.

Confira no post como descolorir o cabelo em casa com segurança e as dicas pré e pós descoloração para você ter fios lindos. Boa leitura!

Como descolorir o cabelo em casa com segurança

Se você está considerando desbotar sua cabeleira em casa, é indispensável conhecer alguns cuidados do processo. Para começar, entenda bem como ele funciona.

De maneira geral, a descoloração usa um pó descolorante e um oxidante — a água oxigenada. Ela faz com que as cutículas do cabelo se abram para que o pó aja, removendo os pigmentos de tonalidade. Todo esse procedimento é bastante agressivo e pode deixar os fios quebradiços e ressecados.

Outro problema é que as madeixas podem ficar elásticas e você até pode enfrentar irritações no couro cabeludo. Para evitar isso, é fundamental ter uma imensa cautela com os produtos que vai usar. Além do volume certo, eles precisam ter qualidade para garantir segurança.

Depois de todas essas precauções, é hora de descolorir! Agora, basta seguir o passo a passo:

descoloração do cabelo

  • pegue o pó descolorante e a água oxigenada e misture conforme o rótulo;
  • aplique nos fios secos e livres de produtos;
  • verifique a ação a cada 5 ou 10 minutos;
  • quando chegar na cor ideal, lave o cabelo.

Dicas para descolorir o cabelo em casa

No processo de descoloração, você pode seguir dicas bem legais para garantir a segurança e qualidade de seu novo visual.

Faça um pré-tratamento

Um cabelo danificado pode ficar pior com a descoloração. Por isso, é importante analisar seu fio. Se ele está muito poroso ou pouco resistente, invista em uma hidratação ou reconstrução dias ou até um mês antes do procedimento desejado.

Teste a mecha

O teste de mecha é importante para detectar alergias, saber se seu cabelo chega no tom esperado e se vai resistir. Ademais, a descoloração pode ser incompatível com certas químicas, então é bom checar se haverá algum resultado.

Para fazer a avaliação, misture uma pequena quantidade dos cosméticos, separe uma mecha escondida e aplique o creme por toda a extensão. O ideal é fazer isso cerca de 48 horas antes de descolorir o cabelo em casa.

Observe o tempo

Você deve sempre ter atenção à ação do descolorante. Do contrário, você pode ficar com um tom indesejado. Para evitar isso, fique atenta durante o teste de mecha quanto tempo leva para alcançar a cor que você busca. Em geral, o período não deve ultrapassar 40 minutos.

Lave o cabelo

Lavar as madeixas é uma dica essencial para a descoloração dar certo. Procure limpá-las na véspera. Assim, os fios não correm o risco de mancharem.

Invista no cronograma

Como o cabelo fica mais exposto e prejudicado depois do procedimento, é recomendável cumprir um cronograma capilar. Com ele, você pode fazer a nutrição, reconstrução e hidratação, conforme necessário, e recuperar os fios rapidamente.

Cuidados com a pós-descoloração que você precisa seguir

Após a sonhada descoloração, chega uma das partes mais importantes para a saúde da sua cabeleira: os cuidados pós-descoloração.

Fazer hidratações semanais

As hidratações são indispensáveis para qualquer cabelo, mas se tornam ainda mais essenciais para nos descoloridos. Aposte em uma máscara de tratamento profunda que contenha vitaminas, água, aloe vera, entre outros nutrientes na composição.

Além disso, tenha algumas ampolas de efeito rápido para intercalar com a hidratação profunda, especialmente para os dias que estiver sem muito tempo para fazer as lavagens. Isso facilitará sua vida sem ter que abrir mão de mechas saudáveis.

Evitar água quente na hora da lavagem

Assim que seus fios forem descoloridos, você deve lembrar que eles estão danificados, pois foram modificados profundamente, perderam massa e nutrientes durante o processo. Isso significa que você precisará ter cuidados em dobro até que eles se recuperem. Uma das precauções mais significativas é evitar o banho com água quente, para não correr o risco do aspecto elástico.

Não usar secador quente próximo ao fio

Outro cuidado importantíssimo é evitar a utilização do secador quente próximo ao cabelo. Afinal, o calor desse aparelho, assim como o da água, resseca as madeixas loiras ainda mais. Você pode fazer uso do ar frio sem problemas ou optar por ele morno e a uma distância segura.

Antes de qualquer coisa, não se esqueça de aplicar um protetor térmico para proteção contra o calor. E nada de usar chapinha, principalmente nas primeiras semanas após a descoloração.

Usar produtos específicos

Assim como as cabeleiras tingidas, é ideal usar cosméticos específicos nas descoloridas. Os matizadores, por exemplo, evitam os tons desbotados ou cores diferentes. Assim, vale a pena aderir ao shampoo e condicionador com esse item na composição, bem como a máscara.

Realizar uma reconstrução

Para finalizar todas as precauções pós-descoloração que o seu cabelo necessita, indicamos fazer reconstrução com queratina. Ela ajuda a repor a massa dos seus fios, deixando-os mais fortes novamente.

Recomenda-se começar com duas aplicações de uma máscara de tratamento reconstrutora no primeiro mês e passar para apenas uma no seguinte. Atente-se também para os sinais de que o cuidado está sendo eficaz. Além disso, não exagere na frequência para não acabar com um aspecto duro das madeixas.

Caso os seus fios já estejam com coloração ou alisamento, é preciso ter atenção extra na descoloração por conta própria. Nessas situações, peça para que um profissional avalie e faça o processo no salão. Dessa forma, você consegue evitar complicações, como um corte químico, ademais de garantir que suas mechas se mantenham fortes e saudáveis.

Ir ao salão nem sempre é possível por diversos motivos. Em vista disso, muitas pessoas optam por descolorir o cabelo em casa. No entanto, você deve seguir vários cuidados, como o teste de mechas.

Com nossas dicas práticas e bastante cautela na pós-coloração, mesmo que você não tenha experiência no processo, poderá atingir um excelente resultado!

Vai entrar nessa e quer seguir com outros procedimentos químicos? Confira o próximo artigo para descobrir se você pode fazer progressiva no cabelo loiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *