Descubra agora o que é manutenção capilar e como fazer!

manutenção capilar

Estar com os cabelos sempre bonitos e brilhantes é o sonho de toda mulher. Para alcançar esse resultado, visitar um cabeleireiro de confiança e fazer tratamentos profundos é fundamental. Mas você sabia que a manutenção capilar também é necessária para manter os fios bem tratados até a próxima visita ao profissional?

Vamos explicar para você qual a importância de utilizar produtos de manutenção e como ela deve ser feita para garantir que os resultados de salão durem mais tempo. Quer conferir todas as dicas? Então continue a leitura.

O que é manutenção capilar?

A manutenção capilar é a utilização em casa de produtos que mantenham os fios saudáveis até o próximo tratamento. Ela é importante para todos os tipos de cabelo e deve ser específica para cada necessidade.

Por exemplo, pessoas que passaram por progressivas devem utilizar produtos de manutenção do liso e opções para cabelos quimicamente danificados. Já nos casos de cabelos coloridos ou descoloridos, matizadores e banhos de brilho são boas opções para manter a cor nos intervalos entre as colorações.

Diferentemente das linhas de tratamento, que são potentes e possuem muitos ativos para dar nutrição e reparação profunda, as linhas de manutenção são mais leves, com menos ativos, garantem para que os cabelos não percam os nutrientes adquiridos.

Elas são importantes, pois o excesso de proteínas e óleos, quando o cabelo já está saudável, pode fazer com que ele fique pesado e quebradiço. Sendo assim,  as linhas de tratamento profundo não devem ser utilizadas diariamente, e você precisa intercalar o uso com produtos de manutenção.

Quando a manutenção deve ser feita?

As linhas de manutenção são recomendadas após os tratamentos, quando seus cabelos já estão saudáveis e apresentam um bom caimento e brilho, não demonstrando danos como ressecamentos, frizz e porosidade.

Nesses casos, a utilização dos produtos de manutenção em casa proporcionará os ativos necessários para manter o tratamento nos fios e deixá-los bonitos por mais tempo.

No entanto, se você não utiliza produtos de tratamento com regularidade e não fornece todos os nutrientes que o seu cabelo precisa, as linhas de manutenção não serão suficientes para suprir as necessidades do fio. 

Como fazer a manutenção em casa?

Para realizar a manutenção em casa, é fundamental que você conte com produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Shampoos e condicionadores para cabelos coloridos, por exemplo, atuarão impedindo a oxidação e desbotamento da cor, enquanto as linhas pós-progressiva auxiliarão na reestruturação da fibra capilar.

Além do shampoo e condicionador, utilize uma máscara, pelo menos, uma vez por semana. Ela garantirá a hidratação necessária para os seus fios, devolvendo a leveza e vitalidade e auxiliando no combate dos ressecamentos causados por agentes externos.

Quem tem cabelos descoloridos ou coloridos pode optar por matizadores e banhos de brilho para manter a cor mais vibrante ou, no caso das loiras, impedir que os fios fiquem amarelados e com aparência envelhecida.

Já quem não dispensa o secador e chapinha precisa de um protetor térmico, isso porque as altas temperaturas danificam a fibra capilar, favorecendo o frizz e deixando os fios opacos e sem vida. Os leave-ins e finalizadores também são importantes, pois atuam como uma barreira, impedindo que os nutrientes sejam perdidos ao longo do dia e protegendo as madeixas.

A manutenção capilar é muito importante nos cuidados com os cabelos em casa. Para que ela seja efetiva, e os fios fiquem bonitos e saudáveis até o próximo tratamento, é essencial que você busque produtos de qualidade.

A LM Gomes tem todos os produtos que você precisa para conquistar as madeixas dos sonhos. Quer conhecer nosso catálogo? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *