Entenda por que você deve lavar seu pincel de maquiagem

pincel de maquiagem

Quem ama maquiagem sabe que o pincel é uma ferramenta essencial na hora de se maquiar, pois, além do bom acabamento, ele é o responsável por vários efeitos que fazem a diferença em uma boa produção.

No entanto, para deixar a maquiagem sempre impecável, inclusive, a pele, é preciso cuidar desse acessório, lavando o pincel de maquiagem com frequência.

Nesse contexto, então, a pergunta que fica no ar é: por onde começar?

Não se preocupe!A seguir, compartilhamos algumas dicas e informações para que você entenda o porquê de lavar os seus pincéis, adotando uma rotina de cuidados para arrasar nas makes e no autocuidado. Acompanhe!

Entenda o porquê de lavar o pincel de maquiagem

Assim como outros itens de uso pessoal, o pincel precisa ser lavado para manter a qualidade dos produtos usados e, principalmente, a sua segurança

Além disso, com o passar do tempo e uso, poeira, sujeira ou restos de produtos acumulam nas cerdas. O que pode causar danos sobre a pele, desencadeando alergias, acnes, dermatites e irritações. Um verdadeiro pesadelo hein?

Desse modo, o ideal é que todos os itens que compõem o seu kit de maquiagem sejam lavados com frequência. Por meio da higienização as impurezas são retiradas e os pincéis e acessórios ficam prontos para o próximo uso.

Mas não se esqueça que, ao lavar os pincéis de maquiagem, você deve lavar apenas as cerdas, e não o objeto integral. Essa recomendação é importante porque higienizar todo o pincel pode levar à inutilização desse item.

Estabeleça um período mínimo

Embora não existam regras específicas quanto ao tempo, é importante determinar um período mínimo para a limpeza. Para isso, considere:

  • as características do pincel;
  • a sua rotina de maquiagem;
  • as particularidades da sua pele;
  • a necessidade notória de lavagem;
  • entre outros.

Em geral, para o pincel aplicador de produtos líquidos, o período para a lavagem deve ser mais constante e regular. Afinal, a umidade desses cosméticos pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

Já os pincéis utilizados para produtos secos, podem passar por uma higienização mais simples e mais espaçada. Inclusive, com o uso de produtos demaquilantes, por exemplo.

A dica de ouro, então, é estabelecer um cronograma de lavagem, priorizando a sua proteção e segurança. Certo?

Invista em bons produtos

Para fazer a higienização não basta utilizar somente água. Muitos cosméticos, contém em sua fórmula outras substâncias que ficam presas nas cerdas e não saem com tanta facilidade.

Do mesmo modo, não é recomendado usar produtos comuns do dia a dia, como detergentes de louças ou sabonetes comuns.

As cerdas do pincel de maquiagem, sejam elas naturais ou sintéticas, são bem delicadas e precisam de cuidados específicos.

Logo, para priorizar o custo-benefício desse processo, listamos alguns produtos e formas simples que vão auxiliar o seu caminho nessa jornada rumo à higienização eficaz, segurança e preservação dos seus pincéis, então, confira!

Shampoo neutro

Os shampoos neutros são os queridinhos. Sobretudo, por terem a acidez balanceada e não conterem álcool em sua fórmula, agindo delicadamente para limpar e conservar as cerdas do pincel.

Aqui, o ideal é que ele seja lavado em água corrente morna. Assim, coloque o shampoo e esfregue suavemente na palma da mão até a retirada das impurezas.

Sabão demaquilante em barra

O sabão demaquilante em barra também caiu no gosto das consumidoras, sendo uma excelente opção, inclusive, para a limpeza das esponjas.

Mas, no caso dos pincéis, por ser um produto denso, eles devem ser manuseados com cuidado. Por isso, abuse da delicadeza e do enxágue.

Higienizador de pincel

Para aquelas que preferem uma forma prática de realizar a limpeza, o indicado é usar um higienizador específico.

O objetivo desse produto é limpar as cerdas sem encharcar, com o auxílio de um lenço ou toalha. Esse item pode ser ideal para facilitar o uso de um único pincel de maquiagem na aplicação de pós compactos. Que tal a dica?

Pronto! Agora você sabe o porquê de lavar seu pincel de maquiagem. Portanto, sigas as nossas dicas, defina as melhores opções e adapte a sua rotina aos cuidados com seus pincéis de maquiagem e, principalmente, com você!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais e oriente outras pessoas também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *