Fique por dentro dos cuidados indispensáveis com cabelos na praia

cabelos na praia

Não é novidade para ninguém que a exposição dos cabelos na praia pode causar muitos danos, certo? E não é apenas a água do mar que afeta os fios. O sol direto, o vento e outros agentes provocam desde a oxidação até a danificação estrutural nas camadas do cabelo. 

Os cuidados quando as madeixas são expostas na praia devem ser ainda mais intensos. Afinal, ninguém quer estragar a diversão de um dia de praia por receio das possíveis consequências. Então, para curtir sem preocupações de como seu cabelo ficará ao retornar para casa, o mais indicado é tomar precauções para proteger os fios.

Se você está pensando em como fazer isso, confira algumas dicas de cuidados indispensáveis com os cabelos na praia!

Enxágue os fios com água doce

Esse é um cuidado básico e muito simples para se tomar na praia. A alta concentração de sal na água do mar faz com que as cutículas do cabelo se abram, deixando-o mais fracos e perdendo nutrientes. Mas se você enxaguar todo o comprimento com água potável, eliminará o excesso de sal.

Assim, a concentração da matéria e a penetração nos fios é controlada. Portanto, faça isso todas às vezes que entrar no mar e molhar os cabelos.

Mantenha os fios e couro cabeludo sempre limpos

O sol e calor da praia costumam provocar suor, mesmo que esteja ventilado. Mas a combinação de calor, suor e umidade podem acarretar problemas no couro cabeludo, o que, consequentemente, também prejudica os fios. Os mais comuns são caspa e seborreia, mas o ato de coçar pode até mesmo provocar feridas.

Sendo assim, lavar os cabelos com mais frequência e com produtos adequados para seu tipo de cabelo amenizam a possibilidade desses problemas.

Proteja seus cabelos na praia

Use e abuse de chapéu, boné, lenços e outros acessórios que possam ser uma barreira contra a incidência do sol nos fios. A luz solar abre as cutículas e deixam a fibra capilar exposta, o que acelera o processo de desidratação e perda de pigmento, causando a oxidação da cor.

É importante lembrar que presilhas, elásticos e grampos apertados também deixam o cabelo fragilizado, e em conjunto com os fatores externos podem quebrar os fios. 

Use produtos com proteção solar

A ação direta do sol nas madeixas faz tanto mal quanto na pele. Afinal, se você protege sua pele com protetor solar, por que não utilizá-lo também nos cabelos? Produtos com filtro solar como o Itallian Trivitt Sun, que possuem entre seus ativos UVA e UVB, proporcionam não apenas a proteção, mas também deixam os fios maleáveis e hidratados.

Utilizando produtos que protegem dos raios solares, são evitados estragos comuns quando se vai à praia. Entre eles:

  • ressecamento;
  • perda de nutrientes;
  • perda de brilho;
  • desbotamento;
  • baixa porosidade.

Evite usar secador e chapinha

Apesar de querer ter uma boa aparência e deixar os cabelos impecáveis na praia e depois dela, esse ambiente não combina com o uso de aparelhos térmicos. Isso porque os fios já estarão fragilizados, e para preservá-los é melhor deixar que sequem naturalmente.

Para driblar essa série de danos sofridos pelos cabelos na praia, a recomendação é apostar em produtos específicos para protegê-los. No mercado, há muitas pontos especializadas com cosméticos para proteger os fios, inclusive lojas virtuais. Além de viver bons momentos na praia, manter as madeixas saudáveis também deve ser prioridade.

Gostou das dicas? Siga nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *