Guia prático de como cuidar do seu cabelo

Mulher de costas com as mãos nos cabelos preocupada sobre como cuidar dos cabelos

1. Introdução

Por mais que seja básico cuidar do cabelo ainda existem muitas dúvidas a respeito de como fazer.

Por exemplo: como passar o shampoo adequadamente? Como pentear? Qual a melhor finalização? Onde encontrar os melhores produtos? E por aí vai…

Dessa forma, para ajudar você nessa missão, criamos esse guia prático de como cuidar do seu cabelo! Vamos mostrar como cuidar das necessidades básicas dos fios e como evitar erros comuns que cometemos no dia a dia sem perceber.

2. Cuidados diários

Os cuidados diários são importantíssimos para todos os tipos de cabelo, tanto para homens quanto para mulheres. Eles são pequenos hábitos que podem salvar os nossos fios durante a correria do dia.

Não prender o cabelo muito forte

Muitas pessoas cometem o erro de prender o cabelo muito forte. Isso é extremamente prejudicial para os fios: quando o elástico está muito apertado ele faz pressão e acaba quebrando os fios.

Mas não para por aí!

Sempre prender muito apertado, puxando a raiz, pode causar a queda por tração. O ideal é sempre intercalar dias de cabelo solto e dias de cabelo amarrado. (E claro, prender com mais sutileza para não sofrer esses problemas e cuidar melhor dos seus cabelos)

PS: também vale tomar cuidado com o prendedor que você usa! Evite os de silicone e aposte nos de tecidos ou grampos (no caso de coques), assim seus fios não ficarão enroscando nos elásticos.

Evitar ficar passando a mão

Se você tem o costume de ficar passando as mãos pelas madeixas várias vezes ao longo do dia, saiba que esse é um hábito nem um pouco indicado e contra indicado se você se preocupa em como cuidar do seu cabelo.

Usar a ponta dos dedos para ajeitar os fios é muito útil, mas ficar mexendo o tempo todo, não. Ao fazer isso, além de passar sujeira para os fios, contribui com a quebra e a perda de nutrientes de forma constante.

Usar produtos adequados para seu tipo de cabelo

Você sabia que cada tipo de cabelo pede um cuidado diferente? Isso porque eles têm características diferentes. Por exemplo, os naturalmente lisos costumam ter a raiz oleosa, os descoloridos e alisados precisam de produtos mais potentes, já os cacheados recebem bem cosméticos que pesariam em outros. 

Por isso é essencial optar por produtos que sejam adequados ao tipo de cabelo que você tem. Existem, sim, produtos que servem para todas as variações de fios, como algumas máscaras de tratamento, mas o ideal é conferir essas informações na hora da compra.

3. Lavagem

A lavagem é um dos momentos que mais merecem atenção no nosso dia.

É nessa hora que mexemos com o cabelo, aplicamos vários produtos, esfregamos, lavamos o couro cabeludo etc. Não saber como fazer cada uma dessas etapas pode resultar em madeixas fragilizadas.

Cuidado com a temperatura

Na hora do banho a temperatura não deve ser muito alta. Quanto maior a temperatura mais o seu cabelo será danificado e perderá nutrientes.

Por isso é importante optar por utilizar água morna sempre que possível para evitar a perda de nutrientes e cuidar melhor do seu cabelo, isso também fará diferença para a sua pele.

Siga o passo a passo ideal da lavagem

lavagem deve seguir uma ordem para que cada produto possa agir de acordo com sua função.

O primeiro passo é molhar os fios e aplicar o shampoo de uma a duas vezes. Isso vai limpar toda a sujeira e gordura, além de deixar o cabelo pronto para receber um tratamento.

O segundo passo é aplicar uma máscara de tratamento, seguindo as instruções da embalagem. Caso não vá utilizar uma máscara de tratamento, só pular para o último passo.

O último passo é aplicar um condicionador para selar os fios, protegendo-os novamente e assim cuidar dos seus cabelos. Lembre-se sempre de enxaguar bem para não deixar resíduos!

Passe o shampoo corretamente

O shampoo serve para remover a gordura e a sujeira que estão acumuladas no couro cabeludo. Por isso o correto é espalhá-lo apenas na raiz e massagear bem todas as regiões da cabeça (nuca, laterais e parte superior) em movimentos circulares até produzir espuma.

Aplicar o shampoo diretamente no comprimento e esfregar danificará significativamente os seus fios, pois acabará retirando mais gordura que o ideal. Após aplicar na raiz você pode deixar a espuma escorrer pelas pontas, essa espuma que escorre já é o suficiente para a limpeza dos fios.

Outra ponto importante é sobre o famoso shampoo antirresíduos. Ele é um produto bastante agressivo e que não deve ser sempre utilizado. O ideal é evitar aplicá-lo em cabelos danificados e no máximo uma vez por mês.

Aplique corretamente o condicionador

Agora que você já sabe como utilizar o shampoo de forma adequada deve imaginar que o condicionador funciona da mesma maneira.

Nada disso! Ele deve ser aplicado de maneira inversa.

O condicionador tem a função contrária à do shampoo: ele fecha as cutículas e devolve um pouco da hidratação e oleosidade natural dos fios. Só que como o couro cabeludo precisa “respirar”, e já tem certa quantidade de sebo, ele pode ser prejudicado com o excesso desse produto.

Portanto, ao aplicar o condicionador, lembre-se de não deixar que ele chegue muito perto da raiz para não prejudicar o crescimento dos fios e evitar o excesso de oleosidade. Prefira aplicar e massagear somente no comprimento e pontas para protegê-las.

Utilize máscaras de tratamento

Não basta apenas aplicar de maneira correta o shampoo e o condicionador, você também precisa repor através uso de máscaras de tratamento os diversos nutrientes que os fios perdem no dia a dia.

As máscaras de tratamento possuem o poder de hidratar, reconstruir e nutrir os fios. O ideal é aplicá-las semanalmente, intercalando produtos de efeito rápido (de 3 a 4 minutos), para os dias mais corridos, com os de ação prolongada (15 a 30 minutos), essenciais para os momentos que suas madeixas necessitarem de uma atenção maior.

As máscaras de tratamento ajudam bastante os fios naturais mas são ainda mais importantes para cabelos tratados quimicamente. Cabelos tratados quimicamente precisam de mais cuidados para que repor a água, vitaminas e os aminoácidos perdidos durante a aplicação da química.

4. Escovação e finalização

A finalização do cabelo contribui muito para a beleza das madeixas, uma vez que pode deixar os fios com menos frizz e mais definidos. Contudo, como você já percebeu, todas as etapas de cuidados são importantes para manter o cabelo sempre bonito e sedoso, e não seria diferente com a escovação e finalização.

Escovação

Pentear é um cuidado super básico, certo? O problema é que muitas vezes não temos a atenção e delicadeza necessárias nessa etapa. Sabemos que o cabelo, especialmente quando já está danificado, tende a embaraçar facilmente. Para pentear sem danificar os cabelos utilize um pente com dentes largos ou uma escova com bom espaçamento.

A dica é nunca fazer força para soltar os nós, pois os fios podem se quebrar. Ao invés, penteie começando pelas pontas e vá subindo com o pente ou a escova conforme desembaraça a parte inferior. Assim, a escovação será suave e sem prejuízos.

O ideal é fazer esse processo com o cabelo ainda úmido. No caso das cacheadas, vale usar um creme de pentear para facilitar o processo e definir os fios, além de evitar desembaraçá-los quando estiverem secos.

Produtos para finalizar

Finalizar o cabelo é sempre importante para proteger o comprimento e as pontas de ações que podem danificá-los facilmente com o tempo, como por exemplo o sol, vento, chapinha, secador, poluição, etc. Sem falar que essa etapa também ajuda a definir o formato das madeixas.

Caso você tenha o costume de usar o secador ou a chapinha, o indicado é sempre aplicar um produto com proteção térmica assim que sair do banho, como um óleo reparador de pontas ou leave-in, .

Caso você não utilize o secador ou a chapinha, experimente usar como finalização um reparador de pontas com proteção UV no cabelo seco ou úmido. Lembrando que as cacheadas podem fazer uso de creme para pentear também!

Secador e chapinha

Com o cabelo protegido pelo leave-in com proteção térmica, você já pode usar a chapinha e o secador. A chapinha é ótima para alisar e fazer pequenas ondas. Já o secador pode ser utilizado com o difusor para os cachos ou com bico comum para secar e fazer uma escova. 

No caso do secador, não é indicado utilizar uma temperatura muito alta para não estragar os fios. Já com a chapinha, não tem como diminuir a temperatura, use com muito cuidado e moderação!

PS: Nada de passar a chapinha todos os dias! Se for necessário, prefira um alisamento ou uma selagem para diminuir o volume.

5. Bons produtos

Após aprender todas as dicas e procedimentos para cuidar dos seus cabelos é importante investir em bons produtos.

Além de agirem mais rapidamente e com mais eficácia, ajudam a reduzir o frizz, quebras, pontas duplas e espigadas, e muitos outros problemas que atrapalham a saúde dos fios.

Como escolher um produto?

Do shampoo ao reparador de pontas, todos os produtos devem ser escolhidos a dedo: eles serão os responsáveis pelo seu sucesso ou falha ao cuidar dos seus cabelos!

Apresentamos a seguir alguns critérios a levar em consideração:

Marca

Já reparou que a marca de um produto diz muito sobre seus efeitos e qualidade? Existem nomes que só de olhar na prateleira já sabemos que podemos confiar,pPortanto é importantíssimo ter atenção nessa hora.

O ideal é escolher boas marcas, que sejam de confiança, com efeitos profissionais e que tenham a ver com você. Por exemplo, existem marcas veganas, voltadas para mulheres, específicas para cacheadas e por aí vai.

Nutrientes

Não adianta ter diversas máscaras de tratamento com apenas um nutriente. Você pode investir em vários produtos ótimos, mas se eles forem apenas focados em hidratação o seu cabelo não receberá um tratamento completo, com todos os nutrientes que necessita.

Para não sofrer com esse problema, a nossa dica é sempre procurar produtos que contenham propriedades diferentes. Por exemplo, ter uma máscara com aloe vera e vitaminas, outra com óleo de abacate e mais uma com queratina. Assim, a variedade de nutrientes será muito maior e os cuidados com as madeixas mais amplos!

Necessidades dos fios

O último detalhe para a escolha dos produtos é analisar as necessidades das suas madeixas. Enquanto uma pessoa que usa secador e chapinha precisa de um leave-in com proteção térmica, outra que tinge os fios necessita de uma linha de produtos específica para não desbotar a cor.

As loiras podem optar por shampoos matizadores para manter a cor dos fios sempre renovada. Já as cacheadas devem optar por cremes ativadores de cachos para realçar o formato e não sofrer com o “day after” — o dia seguinte após a lavagem. Analise sua rotina e necessidades a fim de descobrir o que é essencial para você.

Onde adquirir os produtos de cabelo?

As lojas online são uma ótima opção, pois apresentam variedade de produtos e grande facilidade para a compra. Ao optar por uma que seja especializada em cosméticos e produtos para cabelo fica ainda mais fácil encontrar tudo o que você precisa em um só lugar, sem ter que abrir mão da qualidade e do preço justo.

Nós, da LMGomes, temos produtos profissionais para você usar em casa e se sentir incrível. Além disso, oferecemos em nossa loja virtual um atendimento personalizado (WhatsApp) para ajudar você a encontrar exatamente o que precisa para deixar seus fios saudáveis!

6. Conclusão

Para ter o cabelo saudável, com brilho e força, é indispensável cuidar dos seus cabelos. São os detalhes da rotina e os produtos escolhidos que fazem toda a diferença no resultado que você obtém. 

De início pode parecer que são muitas dicas para aprender e colocar em prática, mas você pode aplicá-las gradativamente, até que se tornem parte do seu dia a dia e não representem mais um grande esforço. Dessa forma, esses detalhes logo se tornarão um costume e você terá os resultados sem precisar se preocupar tanto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *