Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Menu

Quem pensa que o ritual de beleza é cuidar apenas da pele e do cabelo está enganado! Mãos, unhas e cutículas também precisam de atenção. Ter unhas quebradiças e com aspecto ressecado, cutículas grossas, propensas a feridas e com peles soltas são comuns em muitas pessoas e, geralmente, o motivo está relacionado à falta de hidratação para as unhas.

Este artigo vai ajudar a você a entender como a hidratação influencia na saúde das unhas, como fazê-la e quais produtos devem ser usados. Confira!

Por que hidratar as unhas?

As unhas se formam entre a cutícula e o primeiro nó dos dedos, em um lugar chamado matriz. A hidratação das cutículas e mãos alcançam essa região fazendo com que as unhas cresçam saudáveis.

Assim, para ter unhas bonitas os cuidados vão muito além da escolha do esmalte, já que as unhas também precisam estar fortes. Sem a hidratação necessária, elas tendem a ficar feias, quebradiças, com ondulações e manchas.

Como hidratar?

Assim como todo nosso organismo, a hidratação para as unhas, cutículas e mãos precisa ser diária. Ela pode ser feita por meio da ingestão de água, uso de cremes ou óleos e bases.

Hidratação das mãos

As mãos ficam ressecadas com facilidade pelo contato direto com agentes químicos, poluição e produtos de limpeza, impactando diretamente na saúde das unhas.

Desse modo, é essencial hidratar as mãos com cremes específicos para essa parte do corpo, e também utilizar luvas quando for manusear substâncias que podem agredir a pele.

Hidratação das cutículas

Assim como os cílios têm a função de proteger os olhos das impurezas, a cutícula é a barreira natural contra os fungos e bactérias. Então, o primeiro cuidado que se deve ter é não retirar a cutícula — elas devem ser hidratadas e empurradas.

Usar produtos específicos, ao menos uma vez ao dia, ajuda a manter as cutículas hidratadas e finas.

Hidratação das unhas

Ter uma boa dieta, apostando em alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, bem como beber bastante água, ajudam na saúde das unhas de dentro para fora. Além disso, deixar a unha sem esmaltação uma vez por semana é como uma hidratação natural para as unhas.

Se for usar esmalte, não deixe de usar uma base antes — de preferências as nutritivas — para proteger as unhas dos corantes, que são um forte fator para causar manchas. Outra boa dica é trocar a acetona por removedor de esmalte, já que é menos agressivo para a unha.

Como manter a hidratação?

O mercado oferece muitas opções de bases, óleos e cremes para hidratar as unhas, mas como saber qual é a melhor opção?

A maioria dos dermatologistas indicam o uso de óleos para hidratá-las, pois eles penetram mais facilmente do que os cremes. Os melhores são os vegetais, como o óleo de amêndoas, de jojoba e de abacate.

O ideal é aplicá-los na área da unha e cutículas à noite, quando a pele está mais propensa a receber os ativos dos produtos. Além disso, outras dicas são importantes:

  • evite agentes abrasivos, como produtos de limpeza. Se não for possível, não esqueça das luvas quando for manuseá-los;

  • dê atenção ao tipo de sabonete que você usa. Prefira aqueles que são específicos para o seu tipo de pele;

  • aposte em um bom creme para as mãos e reaplique ao longo do dia.

Como você pode ver, a hidratação para as unhas é fundamental para a sua saúde e beleza. Portanto, não deixe de tomar os cuidados necessários e evitar a utilização de agentes químicos e outros produtos que podem ressecá-la!

Gostou das nossas dicas? Então siga nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este. Estamos no Facebook e Instagram. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *