4 truques para hidratar o cabelo em casa

hidratar o cabelo em casa

A falta de uma boa hidratação é perceptível: fios ressecados e sem vida são o resultado desse descuido. E não tem desculpa para justificar o maltrato com o cabelo, viu? Hoje em dia, hidratar o cabelo em casa é ainda mais fácil e, dependendo da forma escolhida, mostra efeitos imediatos.

Seja para potencializar o tratamento de salão ou fortalecer a saúde dos fios, existem alguns truques que podem ajudar nessa tarefa. Com um bom custo-benefício, os resultados são promissores e fazem frente a procedimentos realizados por profissionais.

Então, aprenda agora mesmo o que fazer para garantir madeixas saudáveis e brilhantes!

1. Escolha o creme adequado para o seu tipo de cabelo

Engana-se quem pensa que cabelos oleosos não precisam de hidratação. Todos os tipos de fios necessitam de cuidados para manter o equilíbrio entre água e nutrientes. Por isso, existem máscaras específicas para cada um.

Então, pesquise bem não só a marca como também para qual tipo de cabelo o creme é indicado. Isso pode fazer toda diferença no resultado final da hidratação.

Antes de aplicar a máscara de hidratação, use um shampoo antirresíduos, que vai limpar profundamente os fios removendo as impurezas acumuladas e restinhos de produtos que podem dar um aspecto pesado aos fios. Além disso, esse tipo de shampoo abre as escamas, fazendo com que a absorção dos ativos da máscara seja maior.

Após a lavagem, retire o excesso de umidade e, então, passe o creme com a técnica de enluvamento. Ela consiste em dividir o cabelo mecha a mecha e massagear algumas vezes antes de passar para a próxima.

Normalmente, o indicado é deixar a máscara agir por 30 minutos antes de enxaguar, mas sempre consulte as indicações da própria embalagem, pois essa informação pode variar. Vale ressaltar que o ideal é evitar a raiz do cabelo, começando da orelha para baixo.

2. Aposte em ampolas

Até as pessoas que sofrem com a rotina corrida podem hidratar o cabelo em casa sem perder muito tempo. As ampolas causam desconfiança pela rapidez, mas são capazes de repor nutrientes perdidos por causa da química e hidratar, recuperando os fios de danos externos em poucos minutos. Isso acontece devido à fórmula mais concentrada com substâncias específicas.

Sua aplicação é semelhante à da máscara, que explicamos acima, porém, com tempo de ação reduzido. Depois, você pode finalizar com um pouco de condicionador para selar as cutículas.

3. Use uma touca

A touca também ajuda na hidratação. Ela simula o vapor úmido que um vaporizador de salão produziria, acelerando as reações químicas. Esse calor abre as cutículas e permite que os princípios ativos penetrem nos fios com mais facilidade.

As mais utilizadas e fáceis de encontrar são as feitas com isopor, plástico e alumínio. As de plástico são as mais baratas e estão disponíveis em qualquer farmácia. As de alumínio, no entanto, funcionam como um isolante, retendo melhor o calor.

Por fim, temos a de isopor, que gira em torno de R$ 8,00. Ela pode ser feita de plástico e isopor ou alumínio com isopor, mas a função e o resultado são os mesmos.

4. Enxágue com água fria

Seja você do time das ampolas ou dos cremes, o enxágue deve ser feito com água fria ou, no máximo, morna. Porque assim ela fecha as escamas dos fios, potencializando o tratamento e deixando o cabelo mais brilhante.

Uma solução para quem não suporta a água gelada, principalmente quando o tempo está frio e chuvoso, é utilizar uma garrafa de água mineral para o enxágue.

Hidratar o cabelo em casa pode ser bem prático e, ainda assim, ter resultados excelentes. Isso é possível ao aplicar os truques que ensinamos independentemente do produto escolhido.

Para acompanhar conteúdos como este e ficar por dentro das melhores dicas de beleza, assine a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *