Já conhece os cosméticos orgânicos? Descubra suas vantagens!

cosméticos orgânicos

Pensar com mais consciência na saúde e no meio ambiente tem sido uma preocupação cada dia mais importante para quem cuida da pele. Não é à toa que os cosméticos orgânicos vêm ganhando força no mercado. Mas você sabe quais são os diferenciais desse tipo de produto?

De maneira geral, um cosmético é considerado orgânico quando conta com uma formulação desenvolvida 100% à base de ingredientes naturais e vegetais. Desse total, ao menos 75% dos ativos devem ser certificados como orgânicos. Porém, o que isso significa na prática? Para você entender melhor sobre o assunto, listamos quatro benefícios de investir nesse item. Confira!

Os cosméticos orgânicos tratam a pele com mais eficiência

Os insumos orgânicos são cultivados sem pesticidas, isso quer dizer que as plantas mais vigorosas e fortes são as que sobrevivem. Logo, podemos presumir que os cosméticos produzidos com essa matéria-prima contam com mais nutrientes e são mais eficazes em suas propriedades.

Além disso, os produtos naturais não atuam somente como uma maquiagem, ao contrário, eles tratam a pele, pois não contam com a interferência de componentes sintéticos em sua fórmula.

Oferecem menos riscos de alergias

Outra grande vantagem dos cosméticos orgânicos é a afinidade da pele com as substâncias naturais de sua composição. Ao passo que nosso tecido é formado por vitaminas e sais minerais muito semelhantes aos das formulações orgânicas, o corpo tende a aceitar melhor esse tipo de artigo, o que minimiza as reações indesejadas.

Eles são, portanto, a melhor opção para pessoas com peles sensíveis e reativas. Ademais, suas fórmulas não contam com fragrâncias e corantes artificiais, que podem desencadear, além de alergias, crises respiratórias em pessoas com asma e rinite.

Produzem menos impacto ambiental

Primeiramente, para um artigo ser considerado orgânico, é necessário que ele siga padrões estabelecidos por agências reguladoras, que verificam todas etapas da produção para se certificar de que ela é feita de maneira sustentável, tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades que dependem dos insumos utilizados.

Além disso, as empresas que se preocupam em produzir esses cosméticos costumam implementar outras soluções para valorizar a causa ambiental, como o uso de recipientes recicláveis e a extinção dos testes em animais.

Não utilizam produtos químicos sintéticos

Embora a Anvisa e outros órgãos classifiquem os elementos sintéticos como seguros em pequenas quantidades, a verdade é que não se sabe qual o efeito cumulativo dessas substâncias a longo prazo. A pele é o maior órgão do corpo humano, e parte dos componentes que entram em contato com ela são absorvidos pelo organismo.

O uso indiscriminado de produtos com composições que incluem parabenos, petrolatos, formaldeído e metais pesados, como o chumbo e o mercúrio pode, inclusive, ser associado a um maior potencial cancerígeno. 

Em conclusão, optar por cosméticos orgânicos é uma boa maneira de aproveitar todos os benefícios que os ativos naturais oferecem para a sua pele, sem riscos de alergias e problemas futuros. Na hora da compra, fique atenta aos ingredientes e verifique se o produto conta com algum selo ou certificação.

Quer conhecer as opções que a LM Gomes tem para você? Acesse nossa loja virtual e descubra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *