Óleo de argan: quais seus maiores benefícios para cabelo e pele?

óleo de argan

Conhecido como ouro marroquino, o óleo de argan é um extrato retirado da planta Argania spinosa, que é encontrada somente no Marrocos. O ativo é rico em nutrientes e, por isso, muito utilizado em rituais de beleza para a pele e os cabelos.

Seu uso proporciona diversos benefícios e pode ser feito de formas variadas para alcançar os melhores resultados. Quer conhecer mais sobre esse óleo poderoso? Então confira, a seguir, as principais funções e como utilizar o óleo para cada objetivo.

Promove a nutrição capilar

O óleo de argan conta com uma poderosa ação nutritiva, que devolve aos cabelos a gordura necessária para mantê-los hidratados e saudáveis. Além disso, esse óleo encapa os fios, diminuindo o atrito e, assim, reduzindo o frizz e as pontas duplas.

A aplicação do produto pode ser feita de várias formas, por exemplo:

  • pré-shampoo, antes da lavagem;
  • umectação noturna;
  • leave-in;
  • reparador de pontas;
  • potencializador, pingando algumas gotas do óleo nas máscaras de tratamento.

Combate a queda de cabelo

O óleo de argan também tem a capacidade de desacelerar a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios. Por ser um ativo rico em nutrientes, o produto é muito benéfico para o couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar e sendo tão eficaz quanto produtos industrializados.

Para reduzir a queda, basta aplicar algumas gotas nas pontas dos dedos e massagear o couro cabeludo com movimentos circulares por, aproximadamente, 15 minutos, até que o óleo penetre. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

O óleo de argan tem ação antioxidante

Por ser extremamente rico em vitamina E ,que conta com ação antioxidante, o óleo de argan minimiza o envelhecimento precoce e a oxidação das células. Provocando, assim, um efeito positivo, tanto para a pele, quanto para os cabelos.

Nos fios, a ação antioxidante ajuda a manter a cor das madeixas pintadas por mais tempo, diminuindo o desbotamento e a necessidade de retoques. Além disso, promove o rejuvenescimento dos fios e protege os folículos capilares. Para a pele, essa ação é responsável pela prevenção do envelhecimento precoce.

Previne o envelhecimento da pele

Devido a sua alta ação antioxidante, o óleo de argan estimula a regeneração celular e atua na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Além disso, também melhora a cicatrização, regula a oleosidade da pele e proporciona hidratação profunda.

O ideal é utilizar poucas gotas e aplicar diretamente na pele, massageando até a total absorção. O óleo puro deve ser usado apenas a cada dois ou três dias, no entanto, cremes que contenham o ativo em sua composição podem ter seu uso diário.

O óleo de argan é um ativo poderoso e traz diversos benefícios para a pele e os cabelos. Na hora de utilizar, é importante ficar atento a algumas recomendações para aproveitar os melhores resultados, como utilizar pequenas quantidades para evitar o aumento da oleosidade natural.

Além disso, quando utilizar o produto puro, evite a exposição solar e as ferramentas de calor, como secador e chapinha. Nesses casos, prefira optar por blends e produtos que contem com proteção térmica.

Para garantir produtos de boa procedência, é importante adquiri-los sempre em lojas confiáveis. A LMGomes conta com um catálogo completo de produtos para cabelos que atende a todas as necessidades. Acesse nossa loja virtual e confira!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *