Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Menu

Penteados de festa: o que você precisa saber!

Penteados de festa

Você foi convidada para aquele evento incrível e já tem a roupa e a maquiagem ideais, mas, durante os preparativos, surgiu a dúvida do que fazer com os cabelos? Saiba que escolher o penteado certo é fundamental para compor um look memorável e valorizar os seus traços fortes.

Na hora de se preparar, é preciso selecionar referências, levar em consideração a roupa que vai utilizar e ter os produtos certos à mão. Para ajudar você nessa missão, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre penteados de festa e quais as maiores tendências para esse tipo de evento. Confira.

Como bons penteados podem dar destaque em uma festa?

Muitas pessoas acreditam que o que realmente importa em um evento são as roupas, no entanto, a maquiagem e o penteado são itens fundamentais para compor um look completo. Esses detalhes funcionam como um complemento estético e são capazes de dar ao visual uma personalidade própria.

Por meio de uma maquiagem perfeita e de um cabelo bem arrumado, você pode deixar seu look, por exemplo, mais jovial ou clássico. Além disso, o penteado atua como uma moldura do rosto, dando destaque e valorizando ainda mais o visual.

Quais os principais tipos de penteados de festa?

Escolher o melhor penteado para um evento importante pode ser uma tarefa complicada, por isso, é válido buscar referências e considerar o comprimento e o seu tipo de cabelo. Você pode se arrumar no salão, com um profissional de sua confiança, ou mesmo se arriscar e fazer tudo em casa, seguindo tutoriais.

Algumas tendências nunca saem de moda, enquanto outras ficam para trás e acabam sendo esquecidas. Quer conferir algumas referências? A seguir, listamos opções de penteados de festa arrasadores para você se inspirar.

Coques

Os coques são penteados clássicos, glamourosos e atemporais. Eles ficam bem em todos os tipos de cabelo e valorizam muito o rosto e o colo. São ótimas opções para dias quentes e garantem que os fios permaneçam alinhados durante todo o evento.

São também bastante versáteis, e você pode escolher entre opções totalmente alinhadas, como o coque alto feito com uma espuma em formato de rosquinha e bastante fixador, ou penteados mais despojados, como os coques baixos, soltinhos e trançados.

Procure maquiar a pele com perfeição e invista em brincos grandes e bonitos para valorizar ainda mais o look.

Ondulado e solto

Quem tem cabelos mais longos pode apostar em um visual solto e ondulado para um look mais sofisticado. Para as donas de madeixas mais lisas, o ideal é alisar o cabelo com uma escova e, em seguida, utilizar o babyliss antes de começar o penteado.

O tamanho dos cachos fica à sua escolha. Uma dica para um look mais comportado é apostar no clássico risco lateral com ondas bem marcadas. Já quem busca um visual mais despretensioso pode optar pelos semipresos, prendendo somente a parte da frente para dar mais volume.

Topete

Para quem não tem medo de ousar, os topetes são ótimos para deixar o visual mais elegante. Eles podem ser adicionados a vários tipos de penteados, como tranças, coques, rabo de cavalo e até nos fios semipresos.

O truque é desfiar os fios com um pente fino para criar volume no topo da cabeça e utilizar bastante spray fixador para garantir que o penteado não desmanche ao longo da festa.

Tranças

Outra tendência para eventos são as tranças. Elas são muito versáteis e dão um ar moderno e despojado. São ideais para todas as ocasiões, combinam tanto com eventos diurnos quanto com os noturnos e ficam lindas em todos os tipos de cabelo.

Existem inúmeros tipos de trança, e você pode escolher qual combina mais com o seu estilo. As opções mais pedidas são a espinha de peixe e a trança lateral. Para quem tem franja e não quer que ela fique caindo no rosto durante o evento, essa também é uma boa forma para prendê-la, deixando o penteado bonito.

Efeito molhado

Outro penteado que está em alta, inclusive nos tapetes vermelhos, é o efeito molhado. Também conhecido como wet hair, essa tendência pode ser usada tanto nos cabelos longos quanto nos mais curtos e deixa o visual muito mais sofisticado e moderno.

Mas não basta apenas molhar os fios. O segredo desse penteado é apostar nos finalizadores, como pomadas, leave-ins, gelatinas capilares e géis para cabelo. Busque por produtos que dão fixação sem deixar os fios duros, para conquistar um efeito mais natural.

Coroa de tranças

Quer um visual mais romântico? Então, aposte nas coroas de tranças que são supersimples de fazer e ficam muito charmosas. Você pode fazer uma tiara fina com uma mecha de, aproximadamente, três centímetros e deixar o restante dos fios solto.

Se quiser um resultado mais despojado, é possível optar por uma coroa mais grossa e bagunçada, com alguns fios soltos. Por fim, a trança cascata também fica com um aspecto de coroa e deixa um visual muito apaixonante. Apesar de parecer mais complexa, o passo a passo é simples e é possível fazer em casa.

Outros penteados

Além dos penteados citados, existem inúmeras outras opções que combinam com festas e eventos. Os rabos de cavalo volumosos, por exemplo, são fáceis de fazer e dão um ar mais vintage. Outra opção são os penteados torcidinhos, que seguem em alta e também podem ser feitos em casa, possibilitando muitas versões, dependendo da textura dos fios.

Independentemente do penteado escolhido, é importante fazer testes e programar-se para não deixar a arrumação para a última hora. Se quiser um look mais marcante, aposte em acessórios para compor os fios, como tiaras e presilhas com pedrarias.

Quais produtos capilares podem ajudar?

Depois de escolher o penteado, é preciso entender qual o resultado desejado para ter em mãos os produtos que poderão garanti-lo. Alguns itens, como os protetores térmicos e as máscaras, são importantes para manter os cabelos saudáveis e deixá-los com um aspecto bonito.

No entanto, os principais produtos necessários são os de fixação. São eles que garantirão que o penteado permaneça intacto durante toda a festa, sem despencar. Quer entender melhor para que serve cada um e como utilizar? Nós explicamos para você!

Spray de fixação

Os sprays de fixação são, com certeza, os produtos mais conhecidos para a construção de penteados. Eles são divididos em dois tipos: spray de baixa fixação e spray de alta fixação.

A opção de baixa fixação deve ser utilizada na preparação do penteado. Esse produto é mais leve e não deixa resíduos, apresentando um efeito memória que aumenta a durabilidade do penteado, e algumas versões contam, ainda, com termoproteção. A dica é borrifar o produto em cada mecha antes de modelar os fios.

Já o spray de alta fixação atua como um finalizador e deve sempre ser utilizado depois que o penteado já está pronto. Escolha sempre opções que ofereçam um efeito maleável, assim, você garante a estruturação dos fios sem deixá-los colados e duros.

Gel

Quem deseja investir em penteados clássicos ou bem colados, como o wet hair e os coques altos, precisa de um bom gel para cabelos. Ele é ideal para dar esse efeito impecável, sem nenhum fio fora do lugar.

Quem tem os cabelos mais ressecados deve dar preferência para as opções sem álcool. A dica para um efeito molhado é misturar o equivalente a uma moeda de 50 centavos de gel com um pouco de leave-in e aplicar nos fios úmidos.

Pomada ou pasta modeladora

Ideais para garantir disciplina e estrutura aos penteados, as pomadas e pastas criam texturas sem deixar um aspecto molhado e permitindo bastante maleabilidade. São uma boa opção para dar mais volume aos fios curtinhos e deixar as onduladas com ondas mais marcadas e soltas. 

Mousse

Quem gosta de madeixas muito volumosas e sem frizz deve aderir ao mousse. Ele deve ser utilizado nos fios ainda molhados, antes de iniciar o penteado. Encha a mão com o produto e espalhe desde a raiz até as pontas. Em seguida, seque os cabelos com uma escova ou difusor e garanta um visual poderoso.

Pó texturizador

É uma boa escolha para quem tem fios ralos e sem nenhum volume. O pó texturizador deve ser pulverizado sob as mechas para dar mais estrutura à raiz e aumentar o volume dos fios. Ele também ajuda a eliminar o brilho e a controlar a oleosidade dos fios durante o evento.

Qual a importância de bons produtos?

Contar com bons produtos de estilização é fundamental para deixar seu penteado com um visual profissional, garantir os resultados desejados e assegurar que o cabelo permaneça intacto durante todo o evento.

Ao escolher seus produtos, procure por marcas conceituadas na área de estilo e leia atentamente as embalagens para entender qual a proposta de cada item. Assim, você não corre o risco de conseguir um efeito diferente do desejado ou de o penteado não durar o tempo necessário.

Como escolher bons penteados?

Você já selecionou referências e já adquiriu os principais produtos necessários para testar os penteados em casa. Mas como saber se esse é o melhor estilo para você? A forma como seu cabelo está arrumado tem influência total no resultado final do look, por isso, é preciso levar em consideração alguns fatores antes de tomar a sua decisão.

Foque o decote

O penteado deve compor o look junto ao vestido, por isso, é importante que os dois aspectos não briguem entre si. Quando o vestido conta com um destaque detalhado, o ideal é manter os fios afastados para que não ofusquem o detalhe.

Vestidos com as costas decotadas, por exemplo, combinam com coques e rabos de cavalo altos. Se você é mais discreta, pode aliar o decote nas costas a um cabelo solto e ondulado, para deixar a silhueta mais sutil.

Já os decotes na parte da frente pedem por penteados posicionados na parte de trás da cabeça, como as tranças e o wet hair, que deixam o visual mais glamouroso e moderno.

Busque por equilíbrio

A palavra-chave para harmonizar o look é sempre o equilíbrio. Vestidos que deixam apenas um ombro à mostra, por exemplo, combinam bem com penteados laterais, que cubram apenas a região oposta à roupa.

Caso o vestido seja muito detalhado e chamativo, com paetês e glitter, aposte em cabelos mais clássicos, como o coque rosquinha ou um efeito superliso. Já no caso de roupas discretas, a dica é investir em penteados mais elaborados e que sejam o foco visual do look.

Considere o horário e a formalidade do evento

Além da roupa, outros fatores são importantes para a escolha do penteado ideal. Levar em consideração o horário e a formalidade do evento, por exemplo, é muito importante para que você crie um look harmonioso.

Festas durante a manhã ou tarde combinam com penteados românticos, semipresos, mais soltos e despojados. Já os eventos noturnos pedem cabelos mais glamourosos e trabalhados. 

Leve em conta o formato do rosto

Outro segredo para encontrar um penteado que harmonize bem é levar em conta o formato do seu rosto para buscar opções com combinem proporcionalmente com ele. Por exemplo:

  • rostos ovais pedem por penteados mais clássicos e arrumados, como coques, rabos de cavalo e tranças;
  • rostos redondos combinam com penteados soltos com volume lateral, semipresos, topetes e moicanos;
  • rostos quadrados adquirem a profundidade ideal quando utilizam cabelos soltos e ondulados marcados pela divisão em linha reta no centro da cabeça;
  • rostos triangulares ficam ótimos com penteados despojados e desconstruídos com volume no topo da cabeça ou nas laterais;
  • rostos retangulares devem escolher penteados com ondas e volume para harmonizar as laterais da face. 

Arrumar-se para eventos é uma excelente forma de trabalhar a autoestima e sentir-se bonita. Para criar um look harmonioso, é importante pesquisar referências de penteados de festa e encontrar opções que componham com o seu vestido e a formalidade do evento, no entanto, mais do que isso, é essencial utilizar um estilo que combine com você e faça você se sentir bem.

Busque sempre utilizar produtos de estilização de qualidade para garantir que o penteado dure toda a festa e você não sofra com imprevistos e, nos dias seguintes, utilize máscaras e produtos focados em hidratar o cabelo, para não sofrer com ressecamentos.

A LM Gomes conta com uma gama completa de produtos para estilização e pode ajudar você a criar os mais variados penteados. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos auxiliar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *