Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Menu

Por que criar um programa de fidelidade para o salão de beleza?

Contar com bons profissionais e oferecer serviços de qualidade não são mais as únicas formas de atração da clientela de um salão. Por causa da acirrada concorrência no setor de beleza, as pessoas buscam cada vez mais por benefícios e exclusividade, por isso criar um programa de fidelidade para os clientes é a palavra de ordem de qualquer negócio atualmente.

Valorizar o relacionamento com a sua clientela pode ser a solução para uma agenda cheia durante a semana e o aumento gradativo da sua cartela de clientes. Descubra agora 3 motivos fundamentais para começar um programa de fidelização e garantir o sucesso do seu salão.

fidelizar clientes

Motivos para criar um programa de fidelidade

1. Diminuir a concorrência com outros salões

Se o seu salão tem qualidade e mesmo assim os clientes continuam procurando a concorrência, pensar em um programa de fidelização é mais do que necessário: é vital para o seu negócio. Nenhum salão se sustenta por muito tempo criando promoções relâmpago diariamente (ou quase) para fechar a agenda semanal.

Lembre-se de que descontos e promoções são encontrados em todos os negócios, inclusive em sites e aplicativos de compras coletivas. Se a ideia é criar uma disputa por valores mais baixos, seu estabelecimento pode acabar afugentando a clientela que costuma ficar desconfiada do “barato demais” — além de acabar minando toda a sua margem de lucro.

Ao criar um programa de fidelidade você mostra ao seu cliente que ele é especial para o estabelecimento e não mais um “peixe no cardume”. Guarde os descontos e as promoções para a clientela fiel do seu salão e afaste de vez a concorrência.

2. Aumentar o ticket médio

É comum encontrar clientes que frequentam o salão para realizar apenas algum serviço específico como corte, manicure ou escova. Em vez de investir tempo e dinheiro tentando atrair mais clientes, invista naqueles que você já conquistou ampliando o consumo de serviços deles.

Crie combos especiais para clientes VIPs, ofereça um serviço gratuito para quem adquirir pacotes do tipo “faça cinco esmaltações e ganhe a sexta” ou o resgate de pontos, que podem ser trocados por serviços de beleza que seu cliente não costuma comprar. Assim você acaba incentivando a aquisição de mais serviços pelos mesmos clientes.

3. Fidelizar clientes junto ao salão e não ao profissional

É comum os salões perderem clientes quando um profissional deixa de trabalhar no estabelecimento. Por isso, é importante construir um relacionamento direto entre o salão e a sua clientela. Se os benefícios vão além de um serviço de qualidade, não há motivos para a evasão do salão.

 

Como criar um programa de fidelidade

1. Trabalhe com pontuações

Estipule pontos para cada serviço oferecido pelo seu estabelecimento e crie um programa de recompensas. Você pode estipular uma pontuação para cada real gasto, por exemplo, influenciando no aumento do ticket médio de cada cliente. Dê pontos a:

  • clientes que marcam horário com antecedência;

  • indicações de novos clientes;

  • pagamentos em espécie;

  • clientes que interagem e compartilham suas postagens nas redes sociais.

2. Recompense rapidamente

Não adianta nada criar um programa de fidelidade em que seus clientes levarão meses para conseguir uma recompensa. Por isso, procure recompensá-los logo de início, estimulando-os a realizar mais tratamentos de beleza para serem beneficiados.

Pense ainda em um prazo para a expiração dos pontos adquiridos. Definir uma data limite para usar esses pontos faz com que os clientes não demorem tanto a marcar novos atendimentos.

3. Ofereça exclusividade

Faça com que seu programa de fidelidade seja objeto de desejo dos seus clientes. Crie cursos exclusivos para os participantes, tornando-os clientes VIP — como um curso de maquiagem para a noite ou penteados da estação.

Agora que você já sabe como realizar um programa de fidelidade eficiente para o seu negócio, saiba que existem softwares pagos e gratuitos que podem ajudar na implementação do seu programa.

Tão importante quanto fidelizar os clientes é manter o relacionamento com eles fora do seu salão. Para isso, utilizar estratégias de e-mail marketing são fundamentais. Conheça 5 dicas infalíveis que separamos para o seu salão e continue aprendendo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *