Por que é importante o uso do protetor solar no inverno?

protetor solar no inverno

Quando chega a época do frio, nossa tendência é agasalhar o corpo e se esquecer do sol. Afinal, tem dias que ele quase desaparece, não é? Mas essa prática é perigosa porque, mesmo que a gente não veja, ele segue no céu.

Sendo assim, ainda é extremamente necessário o cuidado com a pele e o uso do protetor solar no inverno. Confira, a seguir, por que você precisa dele e o que fazer para a pele ficar saudável no frio. Boa leitura! 

Como a radiação solar afeta a pele no frio? 

Você já deve ter ouvido falar que a radiação solar faz mal, não é? Isso ocorre porque ela é composta pelos famosos raios ultravioletas.

As radiações UVA, com alta penetração na pele, possibilitam o envelhecimento celular. Já as UVB não chegam tão longe, mas também fazem estragos, pois favorecem não só as manchas como o câncer de pele. Por isso, evitar a exposição em horários perigosos — das 10h às 16h — e se proteger é a melhor forma de não ter que enfrentar problemas de saúde por causa do sol. 

Protetor solar no inverno

Todos esses cuidados devem durar o ano todo. Mesmo que a incidência solar diminua bastante quando está frio, os perigos são os mesmos. Isso quer dizer que é importante cuidar da pele e aplicar o protetor solar inclusive no inverno. 

Você deve usar o produto todos os dias e escolher o fator ideal para o seu tipo de pele. Outro ponto fundamental é nunca se esquecer de reaplicá-lo, já que sua eficiência pode diminuir com a luz, a poluição e o suor. Na dúvida, confira a indicação na embalagem do artigo e reutilize quantas vezes forem necessárias.

De quais outros cuidados a pele precisa?

Se até o cabelo e os lábios necessitam de hidratação no frio, imagine o maior órgão do corpo humano! Além do uso do protetor solar, a pele precisa de outros cuidados, já que o inverno tende a ressecá-la. Veja, a seguir, algumas dicas para deixá-la saudável e bonita. 

Água quente

Evite de todo jeito. Além de fazer mal para o cabelo, a água muito quente descama a pele e a resseca. Diante disso, a tendência é que as glândulas sebáceas produzam mais óleo para compensar o desequilíbrio. Resultado? Você vai ficar com o rosto e até o cabelo mais oleosos. Por isso, tente sempre se banhar à temperatura morna. 

Luz artificial

O frio já favorece a desidratação e a perda de elasticidade da pele. Se você somá-las à ação do sol e das luzes artificiais, o envelhecimento celular pode ser muito mais acelerado, proporcionando rugas e manchas. Em vista disso, busque evitar a radiação com o protetor solar e produtos com colágeno.

Hidratação

Manter a pele hidratada é uma forma de evitar as rachaduras, rugas e manchas, além de torná-la saudável. Para isso, existem diversos cremes, mas é importante escolher um produto adequado ao perfil de sua cútis. Outra opção é usar água termal, que contém minerais que podem contribuir para uma aparência mais bonita.

Respiração

A pele precisa respirar, só que no frio isso não acontece muito. A consequência pode ser doenças como micose ou frieira. Horrível, não é? Portanto, seque bastante bem o seu corpo — especialmente em torno das unhas e entre os dedos — e deixe o pé tomar um ar quando você vai trocar de roupa, por exemplo. 

Usar o protetor solar no inverno é essencial para proteger a pele. Isso porque, mesmo com o céu encoberto, o sol e os raios UV ainda estão lá e conseguem ser prejudiciais.

Além do protetor, nossa epiderme carece de várias responsabilidades. Dessa forma, hidratá-la e seguir práticas que a deixam saudável e bonita durante todo o inverno é fundamental.

Não só a pele necessita de precauções, mas todo nosso corpo, não é mesmo? Confira, então, os cuidados básicos de uma rotina de beleza para você se sentir bonita e bem consigo mesma sempre! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *