Posso fazer progressiva em cabelo loiro? Veja 5 principais cuidados

progressiva em cabelo loiro

Para quem quer um cabelo liso e alinhado, a progressiva é uma ótima solução. Contudo, apesar de eficiente, ela é um processo agressivo que exige mil cuidados. Especialmente a progressiva em cabelo loiro deve receber atenção, pois muitas vezes esse loiro é resultado de mechas e processos de clareamento.

Por isso, juntar os dois na mesma hora não é uma boa ideia. Entretanto, isso não significa que você não possa ser loira e ter o cabelo alisado. Confira no post como esses dois processos devem ser combinados e 5 cuidados para antes e depois da progressiva. 

Fazer progressiva em cabelo loiro estraga os fios? 

Por si só, a progressiva é um procedimento muito forte. Com produtos específicos que basicamente criam uma capa, o cabelo fica mais e mais liso a cada retoque. Para isso, antigamente costumavam conter quantidades de formol — uma substância que causa câncer. Felizmente, agora a concentração permitida é 0,2%, mas é tão pequena que não tem poder de alisar. Por isso, muitos produtos surgem com fórmulas mais saudáveis

Ainda assim, o alisamento continua exigindo uma grande recuperação do cabelo posteriormente. Sendo assim, quem é loira natural precisa estar atenta. Contudo, e quando o cabelo loiro resulta de coloração? Nesse caso, o cuidado é dobrado. Isso porque a progressiva pode interferir no clareamento — especialmente na tonalidade.

Dê um tempo

Devido a isso, muita gente indica fazer a progressiva primeiro e a coloração cerca de um mês depois. Esse tempo serve para o cabelo se recuperar um pouco. Outra recomendação é lembrar de como os dois processos são feitos.

O alisamento fecha a cutícula do cabelo. Assim, você precisa estar com ele saudável para fazer a progressiva em cabelo loiro. Primeiro, para que ele resista. Segundo, porque se estiver danificado, o alisamento vai mascará-lo. Resultado? A descoloração tira desde o pigmento até os nutrientes, e o cabelo, que já está fraco, não aguenta. 

Quais cuidados seguir antes e depois da progressiva? 

Para evitar desastres nos processos, separamos 5 cuidados para você ter no seu dia a dia e manter o loiro liso que sempre sonhou. 

1. Estabeleça uma rotina 

Tanto depois da progressiva como da coloração, é importante fazer uma regeneração capilar. Ela hidrata, nutre e reconstrói os fios. Como você vai passar por retoques, é importante incluir essas práticas em sua rotina — especialmente a hidratação. 

2. Invista na nutrição dos fios 

A nutrição impede que o cabelo fique poroso ou ressecado e com frizz. Ela ajuda a criar a camada protetora do cabelo e repõe o que saiu na química. Por isso, é importante investir na nutrição com bons produtos

3. Faça o cronograma capilar 

O cronograma capilar ajuda você a estabelecer e seguir a sua rotina. Acompanhando os processos do cabelo, você vai saber quando usar determinado produto ou se já está na hora de fazer uma reconstrução. 

4. Use produtos específicos 

Cabelos com progressiva precisam de produtos específicos por causa da química. Além disso, por serem mais claros, os loiros também exigem cuidados. Sendo assim, invista em produtos que ofereçam proteção UV e térmica. 

5. Adote os desamareladores 

O cabelo loiro sempre corre o risco de ir para tons menos desejados, como amarelo limão. Contudo, existem diversos desamareladores — ou matizadores —  que resolvem o problema mantendo a cor que você escolheu por mais tempo. 

O que pode acontecer se o cabelo não for cuidado? 

Se você fizer progressiva em cabelo loiro e achar que está lindo e parar por aí, vai ter sérios problemas. A falta de nutrição, por exemplo, pode deixar o cabelo fraco e fazê-lo cair. Além disso, os danos levam ao famoso corte químico. Sem contar problemas como cabelo elástico e perda ou mudança de tonalidade. 

Já viu que progressiva em cabelo loiro é coisa séria, certo? Entretanto, não é preciso se preocupar. Apesar de incluir vários processos, com um bom cronograma e uma rotina alinhada, você pode tratar o cabelo do jeito certo e estar pronta para o retoque do alisamento ou mais uma camada de cor. 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras loiras a acertar na progressiva! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *