Aprenda como fazer promoções no salão de beleza em 5 passos.

como fazer promoções no salão de beleza

Quem trabalha no ramo de estética sabe que descontos e benefícios são sempre bem-vindos aos olhos das clientes. Contudo, saber como fazer promoção no salão de beleza merece um cuidado para que elas realmente sejam atrativas, tenham o impacto que você deseja e, é claro, não sejam prejudiciais para o seu negócio.

As promoções de salão de beleza apresentam diversas vantagens. Em alguns meses ou dias da semana, os negócios ficam um pouco mais fracos, não é mesmo? Além disso, elas são perfeitas para angariar novos clientes, garantir com que antigos voltem e fazer o nome do estabelecimento mais conhecido em sua região.

Por isso, neste post vamos dar 5 dicas de como fazer promoções no salão de beleza e obter sucesso. Ficou curioso para ficar por dentro? Confira o conteúdo completo a seguir!

1. Defina um público-alvo

Saber qual o seu público-alvo ou quem deseja atingir é super relevante, pois é ele que definirá a postura dos funcionários em relação aos clientes e a forma como o proprietário estabelecerá as promoções para fidelizar as pessoas.

Por exemplo, salões que atendem o público AA necessitam de tratamento diferenciado, como um café servido em uma máquina mais sofisticada. Outros clientes prezam pelo atendimento mais rápido: nesse caso, deve-se investir na organização do local para que o cliente saia no tempo estipulado e com um serviço de qualidade.

Uma novidade que vem ocorrendo nos últimos tempos são os salões especializados no público adolescente. Esse tipo de segmento oferece tinturas de cores mais variadas, cursos de automaquiagem, dia de beleza com as amigas, entre outras coisas.

2. Determine quais serviços serão oferecidos nas promoções

Uma boa dica é fazer pacotes promocionais, de dois ou três serviços: corte + escova, manicure + pedicure, luzes + hidratação. Uma opção adicional: se o cliente comprar um pacote, ele poderá receber mais um tratamento sem ônus nenhum.

Ofereça sempre alternativas de maior e de menor valor, que atendam a todas clientes e todos os bolsos, além de opções para todos os gostos. Uma boa escolha é dar um cupom para sorteio em compras acima de determinado valor, cujo prêmio será uma cesta de produtos de beleza ou algum serviço muito desejado, por exemplo.

3. Tenha um prazo estabelecido

Lembre-se sempre de que promoções são por tempo limitado. Não adianta ficar aumentando o período, pois isso poderá se tornar rotina e, no final, o local só trabalhará com promoções.

Portanto, estabeleça a duração e, se desejar, dê um prazo para começar uma nova oferta. Contudo, antes de divulgá-la, trabalhe apenas com a primeira para dar uma sensação de urgência, de maneira que o cliente queira ir logo até o salão para aproveitá-la antes que acabe.

4. Esteja com os produtos e equipamentos necessários sempre em dia

Dependendo da promoção oferecida, a demanda pode e deve aumentar bastante. Por isso, atente-se para que nessas épocas o seu estoque de produtos esteja em maior quantidade, eliminando o risco de que falte algo no dia e, com isso, o cliente saia insatisfeito do salão.

Os equipamentos também devem estar com a manutenção em dia para comportar a procura. Dependendo do resultado da promoção, considere contratar funcionários temporários, mas bem-capacitados, para cuidar das novas clientes sem que precisem ficar esperando muito tempo para serem atendidas ou marcar um horário.

5. Agregue promoções e vantagens

Uma excelente opção é estimular a cliente a levar uma amiga para realizar algum procedimento no salão. O brinde disponibilizado pode ser uma hidratação, um desconto em um tratamento mais elaborado ou até uma maquiagem básica que a maioria goste, como um batom. Mas é indispensável que seja para ambas!

Além de fidelizar o público já existente, pode trazer mais clientes para o seu negócio. Dessa forma, a pessoa agrega benefícios para ela e para o seu negócio ao mesmo tempo. Mas muito cuidado! Promoções são chamativas para todas as pessoas, porém, antes de colocar em prática as ideias, estabeleça ofertas que não tragam despesas em vez de lucros.

6. Ofereça brindes para pacotes

Para garantir que as clientes escolham mais tratamentos dentro do seu estabelecimento, você pode optar por oferecer um tratamento gratuito como brinde. Essa é uma forma de chamar atenção e fazer com que se adiantem para realizar serviços que não tinham a intenção de investir naquele momento.

Isso pode ser feito de várias maneiras. Fica a seu critério dar um desconto ou serviços gratuitos acima de determinado valor ou a partir de certa quantidade de tratamentos. Você pode até criar cartões de fidelidade, mas com cuidado para não sair no prejuízo.

7. Dê presentes de aniversário

Muitos estabelecimentos apostam nesse tipo de promoção para atrair clientes em qualquer época do ano. Por exemplo, no caso de um restaurante, o cliente ganha uma sobremesa gratuita após o consumo no local. Sabendo disso, são muito maiores as chances de ele optar pelo lugar e ainda levar os amigos e familiares.

Isso funciona da mesma forma para salões de beleza, especialmente quando a cliente deseja ficar bem arrumada e linda para comemorar esse momento especial com as amigas. Então, vale dar brindes ou descontos para quem fizer aniversário na semana.

8. Faça promoções relacionadas à época do ano

Dia dos namorados, das mães, das mulheres e das crianças, festas de fim de ano… são diversas as épocas do ano e ocasiões especiais que as pessoas gostam de comemorar ao longo do ano.

Para entrar no clima e criar promoções temáticas, você pode se organizar para aproveitar tais datas. Além de serem momentos especiais, a maioria das clientes vê esses momentos como um momento de cuidar de si mesmas, renovar as aparências e sentirem-se maravilhosas. Então nada melhor que contribuir com tudo isso.

Mas tenha muito cuidado, não basta saber como fazer promoções no salão de beleza que chamem muita atenção, porém, que não façam com que as clientes voltem. É indispensável prestar um serviço de qualidade e utilizar produtos bons para que, a partir dessa ida, elas tenham vontade de voltar sempre que precisem de alguém para fazer o cabelo e unhas.

Gostou de descobrir como fazer uma boa promoção que chame a atenção das clientes? Já sabe como vai colocá-la em prática? Compartilhe suas ideias conosco deixando um comentário no post!

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