Quando optar pela coloração sem amônia?

coloração sem amônia

Você já ouviu falar sobre coloração sem amônia? Apesar de contar com uma duração e cobertura um pouco menos intensa do que as tradicionais, esse tipo de tintura é a melhor opção para quem quer mudar o visual sem danificar os fios.

Quer entender melhor porque você deve abandonar a amônia e investir nos tonalizantes? Neste post, explicamos um pouco mais sobre os danos causados por esse componente e quais os benefícios de fazer a substituição. Confira a seguir.

O que é a amônia e como ela atua nas colorações?

A amônia é um agente químico alcalino, ou seja, com pH alto, que atua abrindo as escamas da cutícula e expondo o córtex do fio. Essa abertura permite a entrada de agentes como pigmentos, alisantes e água oxigenada, responsáveis por alterar a estrutura capilar.

A amônia está presente, portanto, nas químicas permanentes, por exemplo, tinturas que não precisam de retoque e não desbotam com o tempo, sendo necessário, apenas colorir a raiz conforme o crescimento.

A amônia danifica os fios?

Apesar de ser um composto eficiente para colorir os fios, a amônia é uma química agressiva e pode causar danos aos cabelos. Com a abertura da cutícula, ocorrem também reações na parte interna, que enfraquecem suas estruturas e deixam os cabelos danificados mesmo após o selamento.

Além disso, a amônia não apresenta compatibilidade com diversas químicas, oferecendo riscos de corte químico, elasticidade e emborrachamento se associada a outros procedimentos como alisamentos e relaxamentos.

Por que optar por uma coloração sem amônia?

Para quem não deseja trocar a cor dos cabelos permanentemente ou teme os danos que esse agente pode causar, a solução é optar pela coloração sem amônia, também conhecido como tonalizante. Essa tintura é semipermanente e age como uma maquiagem para os fios, concentrando-se apenas na parte externa, sem realizar nenhuma alteração na estrutura capilar.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens desse tipo de coloração.

Agride menos os fios

Por não abrir a cutícula do fio e atuar apenas externamente, sem modificar as estruturas capilares, a coloração sem amônia é bem menos agressiva para os fios do que uma tintura tradicional. Além disso, ela pode ser utilizada como um banho de brilho, deixando os cabelos com um aspecto espelhado incrível.

É indicada para todos os tipos de cabelos

Outra vantagem é que esse tipo de coloração é bem versátil e pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, desde os crespos e cacheados, até cabelos danificados por químicas e agentes externos.

É compatível com outras químicas

Por fim, a coloração sem amônia é uma boa opção para quem passou por químicas como alisamentos, relaxamentos e progressivas e pode ser utilizada sem medo de reações ou incompatibilidades.

A coloração sem amônia conta com uma duração e cobertura um pouco menos intensa do que as tintas tradicionais, no entanto, ela confere ótimos resultados na cor e é a melhor opção para manter os fios saudáveis. Independentemente do tipo de tinta escolhida, é importante realizar a manutenção da cor e optar sempre por produtos específicos para cabelos coloridos.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *