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Sala de espera: 6 dicas para entreter suas clientes no salão

Fazer a administração de um salão de beleza requer um bom planejamento e perspicácia para lidar com as mais diversas situações, afinal, para fidelizar seu público e aumentar os lucros é preciso proporcionar algo que os agrade, e por isso eu te pergunto, você já parou para pensar na sala de espera do seu salão?

É sempre importante ficar de olho nas tendências e nas novidades que surgem no mundo da estética e beleza e, hoje em dia, não basta apenas gerenciar o negócio, é necessário coordenar a equipe, atender melhor os clientes, entre outros fatores.

Aliás, por falar em atendimento eficiente, o que muitos proprietários se perguntam é como entreter os clientes na sala de espera? Por isso, preparamos 6 dicas para você tirar esse assunto de letra, pois isso será fundamental para estimular a fidelização da clientela. Confira!

1. Repense a decoração do salão

A identidade visual do seu estabelecimento é um fator essencial para atrair mais pessoas, isso porque é muito difícil alguém agendar horário em um salão que tenha uma aparência ruim e pouco convidativa, certo?

Sendo assim, vale a pena investir em uma pintura estilizada, quadros, espelhos e cadeiras que estão de acordo com os padrões estipulados para o seu negócio, uma dica é usar as cores que são escolhidas como tendência em cada estação pela escala Pantone.

Além disso, para reduzir bem os custos, pode-se colocar móveis usados, mas em bom estado de conservação, para dar uma mudada no lugar. Inclusive, dependendo da mobília que escolher, é possível proporcionar um estilo mais retrô e estilizado.

2. Coloque músicas no ambiente

Essa é uma ótima estratégia que pode ser implantada dentro do salão de beleza, pois a música tem um poder incrível na vida e no humor das pessoas, principalmente, para aguentar a espera para ser feito o atendimento ou aguardando o efeito da progressiva, por exemplo.

Antes de mais nada é primordial conhecer o público que lida diariamente no salão, pois quem vai lhe dar o retorno se o playlist escolhido é agradável ou não são eles, por isso, é importante ter conhecimento dos seus gostos e saber conquistá-los.

Em cada horário é interessante colocar um estilo de música diferente, deixar as mais calmas logo no começo do dia e, durante as demais horas, músicas mais animadas e que também mantenham os cabeleireiros no pique para fazer um ótimo serviço.

3. Disponibilize a senha do Wi-Fi

Segundo dados coletados pelo IBGE, mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e, tendo em vista a alta conectividade das pessoas, proporcionar para os frequentadores do salão um momento de usar os smartphones, sem se preocupar em gastar os dados da operadora é uma boa estratégia de fidelização.

Você pode liberar o acesso a partir de um prévio cadastro na rede e que será de extrema utilidade para saber um pouco melhor sobre seus clientes, utilizando essas informações para envio de códigos promocionais e ofertas de serviços e/ou produtos.

Outra situação que pode ser explorada é o recurso de check-in do Facebook, pois cadastrando seu salão no sistema de localização da rede social, seus clientes conseguem logar no Wi-Fi assim que marcam o estabelecimento em uma postagem, permitindo uma visibilidade maior ao seu negócio.

4. Deixe a TV ligada

Essa é uma estratégia que, se não for bem-feita, pode passar desapercebida e ser uma espécie de entretenimento entediante para quem frequenta o seu salão de beleza, assim como acontece com as velhas revistas que ficam jogadas pelos cantos.

O interessante não é simplesmente deixar a TV em qualquer canal da programação aberta e esperar que os clientes fiquem entretidos com aquilo e pronto, ao contrário disso, você deve oferecer uma programação que tenha a ver com o seu estabelecimento e com o ambiente em si.

Uma outra dica interessante referente a isso é que se a TV for daquelas que conectam à internet, você pode deixar rolando os vídeos com informações preciosas sobre os serviços oferecidos e dicas para cuidar dos cabelos, unhas, pele etc., principalmente, se o seu salão tiver um canal no Youtube.

5. Ofereça opções de comida e bebida

Aos poucos, no Brasil, o conceito de estabelecimentos que disponibilizam serviços no estilo 2 em 1 vem tomando forma em diversas regiões. Utilizado na Europa e demais lugares no mundo, oferecer bebidas e alguns petiscos para os frequentadores proporciona um ambiente muito mais aconchegante.

O cardápio vai depender muito da proposta que o salão que pretende oferecer à clientela, se tiver um jeito mais refinado, opte por alimentos que tragam uma experiência gourmet, já se for um local que atenda um público mais variado, coloque opções que terão uma aceitação melhor e estabeleça preços aliados aos serviços.

Além do conforto, o período na sala de espera pode passar mais rápido enquanto as pessoas estão degustando bons lanches, tomando um café, um vinho ou até mesmo opções fitness para quem quer manter o corpo saudável.

 

6. Proponha outros serviços

Pode acontecer da pessoa não ter marcado horário previamente, mas está disposta a aguardar ali para ser atendida, o que muitos salões fazem é disponibilizar outros serviços nesse tempo de espera.

Promoções inclusas em dois serviços têm a capacidade de atrair mais frequentadores para o salão de beleza, pois enquanto espera para realizar um procedimento nos cabelos, seja coloração, reconstrução capilar ou hidratação, as clientes podem fazer as unhas ou receber uma limpeza de pele com um preço diferenciado do serviço em si.

Quando os clientes sentem que há uma atenção especial a eles no estabelecimento que frequentam, a tendência é que esse bom atendimento possa ser divulgado entre outras pessoas, sejam amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros.

Portanto, a lição que se pode tirar é que para gerenciar bem um negócio como esse, é necessário inovar e superar as expectativas dos clientes para proporcionar satisfação e conseguir fidelizá-los.

O número de dicas usadas para prender a atenção na sala de espera vai depender das características do seu empreendimento, no entanto, vale a pena testar cada uma delas!

Então, o que achou de todas as informações passadas no texto? Agora que várias ideias estão pipocando em sua mente para deixar o salão cada vez melhor, aproveite e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades do blog! Até a próxima!

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