Tratamento de cabelo: entenda as diferenças de cada método

tratamento de cabelo

Ter madeixas sempre bonitas e fortes é o sonho de toda mulher. No entanto, na hora de cuidar delas, sempre surge a dúvida de qual o tratamento de cabelo mais indicado e quais as diferenças entre eles.

As opções são muitas e existe uma diversidade de ativos, propostas e etapas para seguir em sua rotina de cuidados. Para desmistificar de vez o assunto, listamos tudo o que você precisa saber sobre as principais soluções capilares e como inseri-las em seu cronograma. Quer tirar todas as suas dúvidas? Então, continue a leitura.

Tratamento de cabelo não é tudo igual

Você já entrou em um salão de beleza e se perguntou se, todos aqueles tratamentos, no final, não eram a mesma coisa? Apesar de gerarem dúvidas, os tratamentos para cabelo não são todos iguais, eles são desenvolvidos com tecnologias específicas para tratar cada tipo de problema.

Existem soluções para recuperar o cabelo danificado, melhorar o crescimento, reduzir a oleosidade da raiz, entre outros. O importante, é focar no problema que deve ser tratado e entender qual a melhor opção, aliando as necessidades do fio com os ativos e tecnologias oferecidos.

7 diferentes tipos de tratamento de cabelo

Para ajudar você a entender melhor todas as possibilidades, listamos os diversos tipos de tratamento que você pode optar e quando eles são indicados.

Porém, é preciso ter atenção, alguns dos procedimentos listados abaixo são simples e podem ser realizados em casa, com os produtos certos. Outros, no entanto, devem ser feitos em salão, com um profissional qualificado para garantir um melhor resultado.

1. Botox Capilar

O botox é um procedimento poderoso de reposição de nutrientes que entrega hidratação, maleabilidade e eliminação quase total do frizz, deixando os cabelos saudáveis e com volume reduzido. Porém, é indicado para quem busca fios mais alinhados e precisa recuperar danos na fibra capilar.

É comum que, algumas pessoas, confundam o botox com a progressiva, mas são procedimentos distintos. O botox capilar não apresenta, em sua fórmula, produtos químicos, como o formol, portanto, a técnica não alisa os fios permanentemente, apenas dá essa impressão de mechas mais lisas por conta da redução de frizz e alinhamento proporcionado.

O tratamento dura, em média, de 2 a 3 horas, sendo que, inicialmente, os fios são lavados com um shampoo de limpeza profunda e, em seguida, é aplicado o produto para reposição dos nutrientes. Depois de aguardar o tempo de ação informado pelo fabricante, é necessário enxaguar e utilizar a escova para selar as cutículas, garantindo que os nutrientes fiquem no cabelo por mais tempo.

2. Plástica dos fios

Esse tratamento superpotente ajuda a recuperar e fortalecer os cabelos extremamente danificados por processos químicos, exposição solar sem proteção e uso de aparelhos com altas temperaturas.

Também conhecida como requeratinização ou cauterização, a plástica dos fios repõe a queratina perdida nesses processos, deixando os cabelos regenerados, fortes e brilhantes. O procedimento funciona como um banho de queratina que, combinada com substâncias emolientes, age profundamente na estrutura dos fios.

Esse tratamento também é indicado para quem deseja passar por transformações radicais como colorações, descolorações e alisamentos, mas acredita que os fios não estejam fortes o suficiente.

3. Selagem Térmica

Mais um tratamento voltado para reconstrução capilar, a selagem é indicada para cabelos porosos, elásticos, com frizz ou danificados por processos químicos. A técnica é similar a plástica dos fios, no entanto, após a aplicação da queratina, é preciso selar as cutículas utilizando ferramentas de calor, como o secador e a prancha.

Ao contrário dos procedimentos citados anteriormente, a selagem acaba alisando as madeixas e diminuindo o volume, mesmo sem conter formol, por isso, é importante que pessoas com cabelos cacheados e crespos, pesquisem um pouco sobre o tratamento.

O procedimento dura em torno de 2 a 3 horas e não deve ser realizado com muita frequência para que o excesso de queratina não prejudique as madeixas. Em média, os resultados duram dois meses nos fios e o indicado é não expor os cabelos ao sal, cloro e ferramentas de calor para não diminuir o efeito do tratamento.

4. Umectação

A umectação é uma técnica mais profunda de nutrição capilar, que consiste na aplicação de óleos vegetais puros da raiz às pontas. O tratamento combate ressecamentos, quebra, frizz e porosidade de forma natural e ainda auxilia no crescimento dos fios, com massagens que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Os óleos devem ser 100% vegetais e oferecem ainda, propriedades específicas de acordo com a opção escolhida. A técnica é bastante indicada para cabelos sem brilho e para as curvaturas 3 e 4, por serem, naturalmente, mais ressecadas.

O tratamento atua como um complemento à oleosidade natural das madeixas e pode, inclusive, ser realizado a noite, para aumentar o tempo do produto.

5. Peeling capilar

Quem sofre com oleosidade excessiva na raiz pode apostar nessa técnica para controlar o problema e eliminar impurezas do couro cabeludo. O peeling, nada mais é, do que um esfoliante, que atua removendo as células mortas acumuladas nos folículos capilares e desobstruindo os poros.

Além de regular a produção de óleo, a técnica também previne a queda de cabelo e auxilia no crescimento saudável das madeixas. O procedimento deve ser feito com um produto específico para os cabelos, massageando suavemente com a ponta dos dedos em movimentos curtos e circulares.

Porém, o peeling pode ser utilizado uma vez por mês ou a cada 40 dias para evitar o acúmulo de impurezas e deixar o couro cabeludo mais saudável.

6. Velaterapia

Esse tratamento, que surgiu nos anos 80, recentemente voltou a fazer sucesso nos salões pelo Brasil. Sua proposta é eliminar as pontas duplas e fortalecer os fios com a ajuda de uma vela.

Para realizar o procedimento, o cabeleireiro separa todo o cabelo em mechas e torce cada uma delas. Em seguida, ele aproxima a chama da vela aos fios e queima as pontas duplas e danificadas. Por fim, é realizado o corte bordado, que utiliza uma tesoura especial para retirar as pontas duplas, uma a uma.

O tratamento realmente funciona, mas não tem efeito de selagem, ou seja, com o tempo, as pontas duplas podem voltar a aparecer, por isso, é recomendado realizar a técnica a cada 40 dias.

Apesar de parecer um procedimento simples, a velaterapia deve ser feita sempre com um profissional qualificado e nunca em casa, isso porque, existem riscos de queimaduras no couro cabeludo e no corpo.

7. Laser de baixa potência

A técnica utiliza o laser a frio para ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando a produção de colágeno e proporcionando um melhor crescimento em regiões com cabelos ralos e calvície.

O procedimento é mais longo e demanda sessões semanais de 15 minutos por, pelo menos, três meses. Em casos mais extremos, é importante que o paciente procure o tratamento diretamente com um médico dermatologista.

Fora os tratamentos listados, existem outras diversas técnicas que podem ser encontradas nos salões de beleza. Na hora de descobrir qual a mais indicada, converse com seu cabeleireiro, peça para ele examinar a saúde dos fios e tire todas as suas dúvidas antes de iniciar.

Entenda o que é cronograma capilar

Além dos tratamentos feitos em salão, a forma como você lava seus cabelos e os produtos utilizados também podem influenciar diretamente na saúde e beleza dos fios. Seguindo uma rotina de cuidados, como o cronograma, você pode oferecer todos os tratamentos que seu cabelo precisa e conquistar madeixas mais bonitas.

O cronograma capilar intercala três etapas essenciais, a hidratação, a nutrição e a reconstrução, e pode ser montado de acordo com as necessidades específicas de seus fios. A técnica pode ser realizada por todos os tipos de cabelos e deve ser seguida a risca por, pelo menos, um mês.

A dica para montar o seu, é ficar de olho nos ativos das máscaras de tratamento e ter em casa, pelo menos, uma opção para cada etapa.

Hidratação

A hidratação é a etapa responsável por devolver a água aos fios, deixando seu cabelo macio e retirando o aspecto ressecado e áspero. Essa etapa também garante a elasticidade necessária para que os fios não quebrem facilmente.

Para hidratar o cabelo de forma eficiente, tenha em casa máscaras que contêm ativos como D-pantenol, babosa, jaborandi, mel e glicerina.

Nutrição

Uma das etapas favoritas de quem tem cabelos crespos e cacheados, a nutrição é responsável por devolver aos fios os óleos naturais perdidos, garantindo madeixas mais protegidas, macias, flexíveis e brilhantes.

A etapa é importante, principalmente, para quem está com o cabelo sem brilho e com frizz. Na hora de escolher sua máscara de nutrição, aposte em opções que contenham óleos, como o de argan, coco, abacate, manga e azeite de oliva e as manteigas de karité, cacau, cupuaçu e murumuru.  

Reconstrução

A reconstrução é a etapa responsável por devolver as proteínas ao fio, repondo a massa perdida em processos químicos, como alisamentos, colorações, descolorações e outras agressões, como a exposição solar e as altas temperaturas provocadas pelas ferramentas de calor.

A etapa deixa os cabelos mais encorpados e fortes, resistindo a quebras, e tirando o aspecto ralo e poroso. No entanto, deve ser feita com base nas necessidades do fio, isso porque, o excesso de queratina e outras proteínas podem deixar o cabelo rígido.

Para fazer a reconstrução, busque por máscaras que contenham ativos como queratina, colágeno, creatina, arginina, cisteína e ceramidas.

Veja como aliar o tratamento de cabelo com o cronograma capilar

Agora que você já conhece as etapas do cronograma, é importante entender quais as necessidades do seu cabelo para aliar os tratamentos e montar sua própria tabela. Para isso, você pode fazer alguns testes, como o teste de porosidade, que é feito com um copo d’água.

Para isso, coloque um pouco de água em um copo e adicione um fio de cabelo dentro da água. Se o fio boiar, ele precisa de hidratação, se não afundar nem boiar, necessita de nutrição e, caso afunde, é importante focar na reconstrução.

Esse é apenas um dos testes que podem ser realizados, no entanto, é importante observar seus fios diariamente e notar quais os problemas mais corriqueiros. Fios que embaraçam com facilidade e têm muito frizz e, por exemplo, precisam de mais nutrição. Já se você realizou químicas agressivas recentemente, é fundamental focar em um cronograma de reconstrução.

Para ajudar você a montar o seu, listamos a seguir, três opções de cronograma para as principais reclamações, confira.

Cronograma para cabelos opacos

No caso de cabelos sem brilho, a dica é seguir um cronograma mais focado em hidratação. É importante manter um intervalo de, pelo menos, 48 horas entre cada tratamento.

Cronograma para cabelos ressecados

Cabelos que embaraçam com facilidade, ficam sem definição e com muito frizz, devem investir em um cronograma mais focado em nutrição.

Cronograma para cabelos danificados

Cabelos com luzes, colorações e alisamentos são os que precisam de maior reposição de massa, por isso, exigem um cronograma com mais etapas de reconstrução.

Depois de seguir o cronograma por um mês, é preciso avaliar os resultados e perceber se existem novas necessidades a serem tratadas. Além disso, durante o cronograma, você pode substituir algumas etapas por tratamentos mais profundos, por exemplo, uma vez ao mês, realize uma umectação na etapa de nutrição ou faça um botox na etapa de reconstrução.

Investir em uma rotina de cuidados e procurar o melhor tipo de tratamento de cabelo para você é uma boa forma de garantir a saúde e beleza dos fios. Além de utilizar bons produtos, visite um profissional regularmente para realizar tratamentos mais potentes e conquistar os melhores resultados.

Você sofre com excesso de volume, frizz e danos causados pelas agressões externas? Nós temos a dica certa para resolver seus problemas.

Natumaxx Xtended Botoxx Free Hair Therapy conta com uma composição rica em óleo de coco e aminoácidos para selar as cutículas e restaurar o brilho e a maciez dos fios, deixando-os mais lisos e hidratados. Gostou da proposta? Conheça mais sobre o produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *