Treinamento de funcionários: por que oferecer no salão de beleza?

treinamento de funcionários

O sucesso de uma empresa é uma soma de fatores. No ambiente interno, ela envolve aspectos como a harmonia do trabalho, o interesse dos profissionais e sua capacitação. Por isso, uma das melhores formas de desenvolvê-los é pelo treinamento de funcionários. 

Confira no artigo a seguir como o treinamento faz a diferença para você ter uma equipe preparada e veja dicas de como criar um treinamento ideal. Boa leitura! 

A importância do treinamento de funcionários em uma empresa 

Com a constante mudança em profissões e a evolução tecnológica, o mundo exige cada vez mais capacitação. Em setores industriais esse é um fator que interfere diretamente na produção de bens. Com os serviços não é diferente. 

No salão de beleza, por exemplo, não basta entender como se faz uma maquiagem esplêndida. É preciso aprender novas técnicas, acompanhar tendências e estar em constante evolução. É necessário saber quais são os penteados de festa da moda ou quais cosméticos usar em um cliente vegano, por exemplo. 

Além disso, cada vez mais as empresas investem em fatores emocionais, como o bem-estar dos funcionários e o trabalho em equipe. Assim, buscam contar com um time unido e motivado que entregará melhores resultados.  

5 razões para treinar os funcionários do seu salão 

Veja, a seguir, alguns dos motivos mais importantes do treinamento de funcionários!

1. Regras do salão 

Qualquer treinamento é uma oportunidade para fixar as regras do salão para os colaboradores. Elas precisam estar claras e serem coerentes com a visão do gestor para que os funcionários possam segui-las. 

2. Postura profissional 

Imagine que uma cabeleireira e uma cliente estão fofocando sobre alguém e, ao lado dela, está uma parente da vítima da conversa. Chato, não é? Pior ainda se a vítima da fofoca também frequentar o seu salão! Esse é um dos pontos principais de uma postura profissional que pode ser ensinada no treinamento. 

Os funcionários podem até ouvir fofocas, mas, profissionalmente, não devem entrar na conversa. Além disso, é importante abordar alguns temas, como evitar discussões de colaboradores e separar o lado profissional do pessoal. 

3. Fidelização da equipe 

Um treinamento também serve para fidelizar a equipe. Ao verem que o salão tem procedimentos claros e apresenta a preocupação de que todos os funcionários estejam em constante crescimento, os colaboradores valorizarão seu ambiente de trabalho. 

4. Capacitação de funcionários 

Cada vez mais se fala em experiência do cliente. Com tantas referências, especialmente de influencers na internet, os clientes buscam ter exatamente o que querem. Por isso, a capacitação de técnicas e novidades é um dos principais motivos para fazer o treinamento de colaboradores. 

5. Relacionamento de colaboradores 

No treinamento é onde acontece a interação de colaboradores. Dessa forma, a própria equipe pode se conhecer melhor e, consequentemente, trabalhar melhor. 

Dicas para criar o treinamento de funcionários ideal 

O treinamento ideal é aquele que cumpre a necessidade que o gestor está buscando. Mas algumas dicas podem ser seguidas para pensar no treinamento adequado no melhor momento. 

Objetivo 

Cada treinamento deve ter um objetivo claro, para que não se perca. Assim, o gestor deve decidir se será um momento para capacitação ou algo de aspecto emocional, por exemplo.

Conteúdo 

Com o objetivo determinado, é importante definir todo o conteúdo e divulgá-lo com antecedência, assim os colaboradores estarão preparados para cada momento.

Ações 

Planejar ações de descontração, como um coffee break, gincanas e sorteios, ajuda a passar conteúdo de forma mais leve, promover a participação dos colaboradores e valorizá-los pelo seu interesse. 

Interação 

Todo treinamento deve ter um momento em que os funcionários possam interagir e conversar. Essa também é uma forma de observar como se relacionam e resolver possíveis problemas de equipe. 

O mundo está em constante evolução, e as empresas devem acompanhá-lo. Com o treinamento de funcionários é possível alcançar diversos objetivos. Desde a capacitação até o próprio relacionamento entre os membros da equipe. Esse é o momento para trabalhar conteúdos e tornar os colaboradores cada vez melhores. Consequentemente, o salão poderá entregar serviços de melhor qualidade para o cliente. 

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