Veja como hidratar cabelos oleosos sem deixá-los pesados

cabelos oleosos

O assunto hidratação em cabelos oleosos ainda gera muitas dúvidas. Muita gente acredita que as máscaras e ampolas de hidratação não são necessárias, afinal, o cabelo já produz óleo suficiente, mas não é bem assim que funciona.

Os produtos para hidratação auxiliam na reposição de nutrientes e água perdidos, diminuindo os ressecamentos e tratando os danos causados por químicas e agentes externos, ou seja, a hidratação é necessária para deixar os fios mais maleáveis, brilhantes, fortes e soltinhos.

Mas como fazer essa hidratação? Neste post, ensinamos para você o passo a passo do tratamento e quebramos alguns mitos sobre o assunto. Confira!

Lave bem o cabelo antes da hidratação

Fazer uma boa higienização dos fios antes da hidratação é super importante para que o tratamento penetre melhor na fibra capilar. Na hora da lavagem, deixe a água em uma temperatura que esteja entre morna e fria — a água quente pode aumentar a oleosidade dos cabelos.

Para o cabelo oleoso, os shampoos mais indicados são os de limpeza profunda, que limpam o couro cabeludo intensamente, eliminam as caspas e controlam o excesso de oleosidade. Os shampoos antirresíduos, detox e esfoliantes também são uma boa escolha, pois limpam com eficiência, impedindo que a hidratação deixe os fios pesados.

Aplique a máscara de hidratação

É um mito acreditar que cabelos oleosos não precisam de hidratação. As máscaras de hidratação são responsáveis por repor água nos fios, e não óleo, e esse tipo de cabelo não é imune ao ressecamento.

No entanto é importante fazer a escolha da máscara certa. Produtos muito nutritivos e ricos em óleos, podem, sim, deixar os fios com aspecto pesado. Por isso, prefira fórmulas mais leves ou ampolas.

Na hora da aplicação, a dica é passar a máscara a três dedos da raiz, espalhando somente no comprimento e nas pontas e enluvando mecha a mecha. Assim, você evita o acúmulo de resíduos, que pode aumentar a oleosidade e causar caspa.

Retire todo o produto

Outro ponto de atenção é o enxague. É importante ter certeza de que todo o produto foi retirado dos fios após o tempo de pausa. Isso vai garantir que eles fiquem mais leves e soltos, evitando o aspecto pesado e ensebado.

Enxague as mechas delicadamente com bastante água e finalize com o condicionador para fazer o selamento das cutículas. Muitas pessoas acreditam que o cabelo oleoso não precisa de condicionador, mas isso é um mito.

Assim como em todos os tipos de cabelo, o condicionador é importante para fechar as cutículas do fio, retendo a umidade. Nos fios oleosos, a única ressalva é que você deve escolher um produto específico para o seu tipo de cabelo e aplicar somente no comprimento. Depois, é só enxaguar bem.

Os cabelos oleosos precisam, sim, de hidratação para se manterem bonitos, saudáveis e com brilho, mesmo sofrendo com as agressões diárias. O tratamento deve ser feito a cada 15 dias, e é importante contar com produtos de qualidade.

A LM Gomes apresenta uma gama de máscaras para atender a todos os tipos de cabelo. Confira nossas opções de hidratação para você! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *