Cada fase da vida tem suas especificidades. O avanço do tempo provoca transformações no corpo e organismo, o que também influencia nas mudanças com os cuidados com a pele. Diariamente temos que nos expor a fatores que podem causar danos à pele, como poluição, sol, temperaturas altas ou baixas. Tudo isso afeta a maneira como a cútis funciona, e é preciso deixá-la saudável em todos os períodos da vida.

De uma rotina básica até os cuidados mais profundos de skincare, é necessário adotar medidas de acordo com o seu tipo de pele antes de qualquer coisa. Além de considerar a idade, cada pele pede um tratamento único, dependendo de suas particularidades. A utilização incorreta de cosméticos e produtos podem causar problemas de pele, como deixá-la mais oleosa ou ressaca.

Por isso, aprenda quais são os cuidados que você deve ter em cada fase da vida e como adaptar a sua rotina para inseri-los na sua rotina!

1. Entenda quais são os principais tipos de pele

Criar uma rotina de skincare não é muito difícil, mas o ponto inicial que deve nortear esse início são as características do seu tipo de pele. É possível que com o passar do tempo ocorram algumas alterações e que isso mude um pouco, já que a cútis vai amadurecendo e pede cuidados diferentes.

Além da genética e aspectos biológicos, fatores externos aos quais você se expõe também têm grande influência em como a pele reage. Desde a tendência a acne ou ao aparecimento de linhas finas e rugas, o tipo de pele aponta os cuidados que se deve ter para que ela fique saudável em todos os momentos.

Conheça mais sobre cada tipo de pele e veja quais as características da sua para fazer os cuidados indicados e deixá-la mais equilibrada e com viço!

Pele normal

Esse é o tipo de pele mais balanceado, em que não há excesso de oleosidade nem ressecamento. Com o aspecto aveludado, ela é macia e é o que podemos chamar de “pele de pêssego”, com uma textura limpa e que tem os poros fechados. Dessa forma, a hidratação é balanceada, mas, ainda assim, precisa de cuidados como todas as outras. É necessário limpar, proteger e hidratar para que continue com aparência bonita e equilibrada.

Pele oleosa

Devido o clima mais quente, a pele oleosa (pele lipídica) é uma das mais comuns no país. Ela é caracterizada pela alta produção de sebo, o que deixa o aspecto brilhante e uma sensação pegajosa. Além disso, a oleosidade deixa a cútis mais propensa a ter acne, apresentando cravos e espinhas, com os poros mais dilatados e irregulares.

Pele seca

Diferentemente da pele oleosa, a pele seca não produz tanto sebo e sofre com a deficiência de água, o que a deixa mais propensa a ter sensibilidade. Com isso, ela fica mais irritada, vermelha e pode descamar com mais facilidade. A melhor maneira de evitar esses problemas indesejáveis é caprichar na hidratação e demais cuidados.

Pele mista

A pele mista apresenta dois tipos de pele em diferentes partes do rosto: na zona T (testa, nariz e queixo) a cútis é oleosa, mas ao redor da boca, olhos e bochechas ela é seca. Por isso, a rotina de beleza deve ser direcionada para atender a essa particularidade, uma vez que ela pode apresentar acne e, em outra área, estar seca e precisar de uma hidratação mais profunda.

2. Principais demandas de cada pele

Os tipos de pele apresentam características bem diferentes umas das outras e, além disso, precisarem de cuidados diversos dependendo da faixa etária. Conhecer o que a sua pele precisa é fundamental para montar uma rotina de skincare que seja efetiva e produza resultados mais positivos.

A pele normal, como já é mais balanceada, pode seguir uma rotina mais básica com limpeza e hidratação somente para retirar a oleosidade e repor a água necessária. A pele seca, além de também precisar ser limpa para retirada de impurezas, precisa de mais cuidados, pois é mais sensível. Os produtos devem compensar a falta de água para hidratar de forma mais intensa. Enquanto isso, a pele mista pede produtos equilibrados que, ao mesmo tempo, hidratem as áreas secas e removam o excesso de óleo de outras. Assim, adstringentes são ótimas soluções para limpar e hidratar.

No entanto, há cuidados gerais para todos os tipos de pele. A limpeza e a hidratação são alguns deles, pois a retirada de sujeira, poluição e outros agentes do dia a dia precisam ser removidos completamente. Caso a cútis não seja limpa da maneira adequada, podem surgir espinhas e cravos e até mesmo contribuir para o envelhecimento precoce.

Considere o tipo de pele e em conjunto com isso, saiba qual o melhor tratamento de acordo com a sua idade. A cútis vai mudando de características ao longo dos anos, e pode ser preciso alterar a rotina que você se habituou a fazer, uma vez que os produtos já não fazem mais o mesmo efeito.

3. Arsenal básico para uma rotina diária de cuidados com a pele

QUER TER PRODUTOS PARA UMA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE?
CHAME A GENTE AQUI

Existe uma série de fatores que precisam ser considerados para adaptar o tratamento que você precisa dar para sua pele. Apesar do tipo de pele e de cada período da vida precisar de determinados cuidados, observar outros aspectos também fundamental. Entre eles estão os cuidados com a pele no frio, a pele no verão e muitos outros detalhes que podem alterar o funcionamento da cútis, o que também deve mudar os produtos que serão aplicados.

Por isso, dependendo do clima da região e outros elementos, é essencial ter uma maior diversidade de produtos para aplicar. Veja os principais que não podem ficar de fora da sua rotina de skincare!

Limpeza

Antes da aplicação de qualquer produto de cuidados com a pele, saiba que tudo começa pela limpeza. É ela que tirará as impurezas, retirando suor, células mortas e a sujeira acumulada durante o dia. Assim, a limpeza de pele facial permitirá que a cútis esteja preparada para receber os demais cuidados.

Os produtos podem ser neutros ou você pode escolher fórmulas específicas, como com ácido salicílico se você tem a pele oleosa, por exemplo.

Esfoliação

PARA SABER MAIS, CHAME A GENTE AQUI

A esfoliação é um processo que faz uma limpeza mais profunda, promovendo a retirada de células mortas e ajudando na renovação celular da pele, deixando-a mais lisa. O recomendável é que seja feita de uma a duas vezes por semana, pois a pele precisa de alguns dias para se recuperar.

Demaquilante

Deixar a maquiagem na pele por um longo período ou, pior ainda, dormir de maquiagem, são atitudes que devem ser evitadas ao máximo. Contudo, ao maquiar a pele, lembre-se de usar um demaquilante próprio para retirar totalmente qualquer resquício de produtos. Para maquiagem à prova d’água ou se você tem a pele seca, prefira aqueles com fórmula bifásica ou que tenham óleos.

Tonificante

Tonificar a pele é outro processo essencial, porque é a tonificação que equilibrará o pH da cútis, aumentam o tônus muscular e reduzem os poros abertos. No caso da pele oleosa, os adstringentes são os mais recomendados. Os tônicos auxiliam a microcirculação na região e preparam a pele para receber a hidratação, o que potencializa os resultados, além de acalmar e refrescar a pele.

Antioxidante

Esse tipo de produto serve para combater radicais livres que danificam as fibras de colágeno da pele. Com isso, eles evitam a flacidez e ajudam para deixar a pele mais clara e eliminar manchas, deixando-a mais uniforme e sedosa. Os principais oxidantes são as vitaminas C, E e o ácido ferúlico, que podem ser encontrados como séruns para usar após a limpeza.

Hidratação

QUER TER UMA PELE HIDRATADA?
ENTÃO CHAMA A GENTE AQUI

Não há nenhum tipo de pele que não precise de hidratação, até mesmo quem tem a pele oleosa precisa hidratar, para evitar a alta produção de sebo. No entanto, deve-se optar por produtos que não sejam comedogênicos, ou seja, que obstruem os poros e deixem a pele respirar.

Outro ponto essencial é proporcionar hidratação adequada para cada parte do rosto. A área dos olhos, por exemplo, é mais sensível e precisa de produtos específicos para essa região, bem como os lábios.

Proteção solar

PROTETOR SOLAR CHRONOS PARA PELE OLEOSA
CLIQUE AQUI, E CHAME A GENTE PARA SABER MAIS

Essa é ponto é indispensável e deve estar na rotina de skincare de todo mundo! Seja nos dias quentes e ensolarados ou quando o sol nem aparece entre as nuvens, passar protetor solar é essencial para proteger a pele de raios UVA e UVB, evitando manchas, doenças dermatológicas e até mesmo o tão temido câncer de pele.

4. Cuidados específicos com a pele para cada fase da vida

Como já apontado anteriormente, a pele passa por transformações no decorrer dos anos. O maior órgão do corpo humano acompanha as mudanças no organismo, em que estão incluídas questões hormonais e outras particularidades. Mesmo com os cuidados básicos para o seu tipo de pele, o skincare precisa ser alterado de tempos em tempos para de adaptar a nova pele que surge.

A ação do tempo começa a entregar sinais de envelhecimento, o que é muito natural, mas é possível retardar alguns sinais para deixar a pele mais viçosa e saudável. Por isso, confira quais cuidados se deve ter em cada fase da vida para avançar nos anos e ter a cútis mais preservada e saudável.

Na adolescência

Quando começam as mudanças hormonais, é na pele que começa a aparecer os sinais dessa transformação. A tendência de ter problemas com acne são bem maiores, o que faz com que comece a busca por tratamentos para remediar os cravos e espinhas. Assim, se busca o controle da oleosidade para que a cútis fique mais equilibrada.

Nem todos os casos conseguem ser controlados apenas com dermocosméticos, alguns casos precisam de um tratamento mais agressivo com medicação específica. No entanto, não são somente pessoas com acne que podem começar os cuidados, quanto antes se começa uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação, melhores serão os resultados a longo prazo.

A partir dos 20 anos

Como a pele jovem ainda não apresenta sinais fortes de envelhecimento, nessa fase o mais importante é fazer a prevenção. Para evitar a flacidez e retardar as primeiras linhas de expressão, é preciso começar a fazer a reposição dos nutrientes que são perdidos — pois, a partir dos 25 anos, o organismo começa a reduzir a produção de colágeno do corpo. Nesse sentido, além da skincare habitual, já se pode incluir cremes preventivos e antioxidantes.

A partir dos 30 anos

As manchas e flacidez começam a se mostrar mais a partir dos 30 anos, em que a aparência cansada e as primeiras linhas finas começam a dar as caras. Por isso, investir em produtos que recuperam a energia e trazem mais viço são os ideais. O antissinais já começam a ser seu melhor amigo, com fórmulas que ajudam na renovação celular, deixando a pele mais firme.

A partir dos 45 anos

PARA SABER MAIS, CHAME A GENTE AQUI

A pele mais madura mostra os sinais mais aparentes de envelhecimento, uma vez que a perda elasticidade e firmeza é maior. Nesse sentido, é preciso apostar em dermocosméticos que contenham aminoácidos, ácido hialurônico, que estimulem a produção de colágeno e as fibras de elastina e também antioxidante com vitaminas.

A partir dos 60 anos

Por volta dos 60 anos, as rugas já ficam mais evidentes e, devido a fatores hormonais, a pele fica mais frágil e ressecada. Portanto, uma hidratação mais intensiva em conjunto com produtos que proporcionam sustentação e preenchimento facial são os ideais. O uso de ácidos acelera a renovação celular e deixam um aspecto mais jovial, como ácido hialurônico e oligossacarídeos, que sustentam o tecido.

Restaurar e fazer com que o sistema de defesa da pele seja fortalecido estimulam a hidratação natural e melhoram a espessura da cútis. Entretanto, para que os produtos entreguem os efeitos esperados, é preciso aplicá-los conforme a indicação dos fabricantes. Somente assim eles entregarão os resultados prometidos e serão absorvidos da maneira certa.

Os cuidados com a pele devem fazer parte da rotina em todas as fases da vida. A rotina de beleza faz bem para a autoestima e ainda é uma maneira de proteger o organismo de fatores externos. Portanto, não deixe de investir nos produtos certos para que sua pele fique impecável a cada ano.

Gostou de aprender mais sobre os cuidados com a pele durante as fases da vida? Compartilhe o post nas suas redes sociais para mostrar a importância de ter skincare em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *